InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

3 motivos para conciliar vendas em cartão

Escrito por Marcos Tadeu | 16/07/2018
  • 398 visualizações
  • 91 compartilhamentos

Você sabe por que é importante conciliar vendas em cartão em sua loja? Sabia que realizando esse processo é possível reduzir gastos e otimizar resultados?

É isso mesmo, a conciliação das vendas realizadas com cartões é uma das principais formas de evitar fraudes e prejuízos que podem aparecer nessas operações. Hoje em dia o número de consumidores que escolhem essa forma de pagamento é muito grande, não controlar e ter certeza dos valores que a sua empresa recebe da adquirente representa um risco alto, pois permite possível cobranças de taxas indevidas ou mesmo o repasse de valores incorretos.

Em um mercado tão competitivo reduzir o risco de perdas é fundamental para fazer que o seu negócio feche o mês com saldo positivo. Já falamos aqui no InfoVarejo sobre como impedir a perda de produtos e agora vamos apresentar os motivos para conciliar as vendas em cartão e assim evitar perdas financeiras.

3 motivos para conciliar vendas em cartão

 

Conheça os 3 motivos para conciliar vendas em cartão

1. Conferir se o que foi acordado com a operadora está sendo acordado.

A única forma de assegurar que a operadora de cartões está cumprindo com todos os termos acordados no contrato é usando um sistema de conciliar vendas em cartão.

Para ter certeza sobre os valores das taxas e sobre a quantia repassada é preciso contar com uma conferência automática. No dia a dia de um estabelecimento do varejo muitos elementos fazem parte de um controle financeiro, a conciliação das vendas dos cartões ajuda a assegurar que a gestão de recebíveis desse meio de pagamento seja correta.

Algumas conferências que um conciliador de cartões executa:

  • Valor da máquina;
  • Taxas cobradas sobre as vendas;
  • Taxa de antecipação;
  • Conferência do período do depósito;

 

Além dessas conferências, o principal motivo para conciliar vendas em cartão é a garantia que você irá receber tudo que vende no seu ponto de venda, pois o sistema atua em integração com o software de gestão do seu negócio, realizando também um controle a partir das informações do PDV.

2. Evitar fraudes

Algumas fraudes cercam o meio de pagamentos em cartão (já falamos sobre eles nesse artigo, confira). Assim como o varejista toma precauções para evitar problemas envolvendo o dinheiro que entra no seu caixa, ele precisa cuidar para que nada prejudique o recebimento de cartões.

Conciliar vendas em cartão é a forma mais eficiente de evitar que fraudes aconteçam. Tanto para as fraudes externas, quanto para as internas essa é a melhor solução para evitar que problemas causem prejuízo para o varejista, pois o sistema age diariamente, conferindo todas as vendas e garantindo que as taxas e recebíveis estejam corretos.

3 motivos para conciliar vendas em cartão

 

3. Melhorar a gestão do processo de vendas

Sabemos que o pagamento em cartão representa boa parte das vendas de uma empresa, dessa forma não é possível ignorar a relevância desse meio para o processo de vendas. Conciliar vendas em cartão é o caminho para conseguir gerir as vendas de acordo com valores pagos para vender em cartão.

Vamos usar de exemplo dois processos muito importantes para o varejista, a precificação e identificação da margem de um produto. No varejo, um centavo faz muita diferença na hora de precificar um produto, ter um processo de conciliação é a forma de saber se o preço do produto conseguirá ser mantido mesmo nas vendas em cartões, afinal essa ferramenta mostra com clareza todas as taxas e tarifas desse processo.

Assim como a precificação, a definição de margem também depende de uma boa gestão das vendas com cartões. Muitos varejistas vendem parcelado ou fazem promoção sem conferir as taxas cobradas pelas operadoras em cada venda ou antecipação. Como garantir que a margem será mantida?

Preparamos um material com as informações mais importantes do processo de conciliação de cartões. Baixe gratuitamente.

Conciliar as vendas em cartão é ter controle dessa operação

Adotar um processo de conciliação de vendas em cartão é garantir que o controle da operação fique por conta da empresa. Além de administrar todos os pontos acordados em contrato, garantir o recebimento dos valores vendidos, evitar fraudes e melhorar a gestão, essa ferramenta também dá poder ao varejista, pois oferece a ele o conhecimento da transação.

Quer saber como escolher o melhor sistema de conciliação para sua empresa? Veja nesse artigo.

Usando um sistema que permita conciliar vendas em cartão é possível acompanhar em tempo real as vendas dessa forma de pagamento, resultando em maior clareza na identificação de eventuais perdas e proporcionando segurança para o controle financeiro.

 

Quer saber quais são os reais custos de conciliar as vendas em cartão manualmente? O InfoVarejo preparou uma planilha para você calcular isso! Confira! 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos do varejo.

Ficou com alguma dúvida sobre os motivos de conciliar vendas em cartão? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Patrocinado: