3 dicas para o controle financeiro da empresa

O controle financeiro da empresa é um dos processos essenciais para a gestão do seu negócio. Realizar a gestão das finanças é crucial para manter bons resultados, evitar prejuízos e garantir que investimentos sejam realizados de forma correta e com eficiência necessária.

Além disso, o controle financeiro da empresa é fundamental para garantir a saúde de toda operação. A importância da gestão financeira da empresa é tanta que ela acompanha todos os processos de um negócio, começando no planejamento antes de realizar o pedido de compras, até o momento da conferência das vendas, onde o varejista deve certificar que recebe tudo que vende.

Mas você sabe como realizar um controle financeiro da empresa de forma eficiente? Vamos passar 3 dicas importantes para executar essa atividade e garantir uma boa gestão das finanças da sua organização.

3 dicas para o controle financeiro da empresa

Controle financeiro da empresa: 3 dicas essenciais

Dica número 1: Realize conferências diárias

Há uma série de conferências que obrigatoriamente precisam ser realizadas diariamente para que a empresa tenha certeza sobre o andamento financeiro. Realizar esse tipo de acompanhamento com essa frequência permite que erros não sejam acumulados e que oportunidades não sejam perdidas.

Veja quais conferências devem ser realizadas diariamente:

Conferência bancária: esse acompanhamento é responsável por conferir como anda a as transações da conta bancária da empresa e, em situações que envolvem venda com cartões, as adquirentes. Por meio da conciliação bancária é possível acompanhar a saúde financeira da empresa.

Fluxo de caixa: realizar uma análise detalhada da movimentação do caixa é uma obrigação para o gestor da empresa. Acompanhando esse fluxo é possível entender todas as variáveis que cercam a venda de produtos, capital de giro, contas a pagar, débitos de fornecedores, são exemplos de eventos que estarão presentes nessa conferência.

Contas a pagar e a receber: pagamentos e recebimentos fazem parte do cotidiano de qualquer empresa, dessa forma é preciso estabelecer um processo de acompanhamento de controle da quantia que entra e sai todos os dias. Esse controle garante que você pague suas contas em dia, evitando juros e outros problemas, e assegura também que você receba as faturas pendentes.

Recebíveis de cartões: essa conferência hoje em dia é extremamente importante. Grande parte das vendas de uma empresa é realizada por meio de cartões, isso quer dizer que para garantir o recebimento correto dos valores é preciso que você faça um controle minucioso da quantia que a adquirente deverá repassar para você, calculando as taxas e serviços que são cobrados.

Quer escolher um sistema de conciliação de vendas em cartões. Veja este artigo. 

3 dicas para o controle financeiro da empresa

 

Dica número 2: Tenha processos e ferramentas definidos

Hoje em dia, com toda tecnologia disponível para a execução de atividades é impossível pensar em um controle financeiro que seja realizado em planilhas ou de forma manual. São várias ferramentas disponíveis para auxiliar gestores na hora de acompanhar, analisar e gerir a economia de uma empresa.

Você ainda faz o controle financeiro de forma manual na sua empresa? Então confira 3 ferramentas fundamentais para esse processo:

Software de gestão: esse sistema é responsável por automatizar a maioria dos processos de uma empresa, incluindo as vendas, o controle de estoque e as atividades financeiras. No módulo financeiro do sistema de gestão é possível realizar acompanhamentos em tempo real ou acessar relatórios gerenciais dos resultados da empresa.

Plano de contas: com o software de gestão implantado, um dos principais relatórios é o plano de contas. Planos de contas são modelos estruturais de agrupamentos das contas da empresa, com o objetivo de classificar e estabelecer um padrão para análise desses lançamentos. Confira neste artigo, o que é um plano de contas e sua importância.

Conciliador de cartão: como falamos uma das conferências diárias que o varejista precisa fazer é o acompanhamento dos recebíveis de cartões. Um sistema de conciliar as vendas de cartões serve para realizar toda essa conferência automaticamente, conseguindo obter resultados confiáveis e com isso reduzindo o aparecimento de fraudes que podem acontecer nessas vendas.

Dica número 3: Tenha cuidado ao escolher a adquirente

Para garantir um bom controle financeiro para sua empresa é fundamental que você tenha cuidado ao escolher a adquirente que irá ser responsável por cuidar das transações de cartões.

Esse meio de pagamento é cercado algumas particularidades que devem ser observadas pelo varejista. Começando pelo momento da contratação é indispensável que você exija um contrato de prestação de serviços que contenha todas as cláusulas do que será cobrado pela adquirente.

Precisamente para o controle financeiro da empresa você deve contar com uma adquirente que seja transparente da transmissão dos dados. Muitas empresas criam burocracias para passar os arquivos que são usados no controle (algumas até cobram por esse serviço), o que faz com que seja impossível controlar os recebíveis com exatidão.

Não entendeu direito a gravidade da situação? No mercado, principalmente no varejo, é possível encontrar casos de varejistas que estavam recebendo valores menores do que deviam, e ao solicitar os arquivos para analisar, o pedido foi negado pela adquirente.

Portanto não tenha dúvidas, estabeleça prazos e condições para a entrega dos arquivos financeiros das movimentações realizadas em cartões.

Conheça neste artigo algumas fraudes que são evitadas com o uso de uma ferramenta de conciliação. 

Controle financeiro da empresa não é brincadeira

O controle financeiro da empresa não é uma atividade que deva ser executada de qualquer forma pelo varejista, é preciso implantar processos seguros e eficientes e contar com ferramentas capacitadas que dão segurança durante a execução.

Seguindo essas 3 dicas será possível implantar um controle financeiro eficiente em sua empresa, garantindo uma gestão correta das finanças do seu negócio, evitando que você tome prejuízos, não recebendo o que é de direito por exemplo, e conquiste bons resultados, controlando despesas e analisando investimentos.

Como falamos o sistema de conciliação é fundamental para o controle financeiro da empresa. Baixe gratuitamente nosso e-book sobre esse processo e saiba exatamente como funciona a conciliação de cartões.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida sobre as dicas para o controle financeiro da empresa? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo