O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

Recentemente em uma pesquisa realizada nos maiores supermercados do país foi registrado um índice de perdas no varejo de 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo.

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?
É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente está caracterizado uma perda, que certamente resultará em prejuízos.

Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque. 

Partindo do básico, o que são perdas?

Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentando no sistema e o que realmente está no estoque físico da loja.

As perdas podem ocorrer no processo de recebimento de produtos, manuseio, armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa. A grande quantidade de produtos, o MIX variado, e a velocidade em que os produtos são movimentados diariamente (alto giro) são as principais causas desses transtornos em seu estoque.

As perdas podem ocorrer em qualquer local da loja, desde o depósito até no momento do consumidor pegar o produto.

Portanto é importante entender os tipos de perdas e evitar que aconteçam em sua loja.

Tipos de perdas em supermercados

Para facilitar o processo de identificação das perdas, separamos em dois grandes grupos, as conhecidas e as não identificadas. Vamos explicar um pouco cada grupo e suas divisões:

1. Perdas conhecidas

Essas perdas também são conhecidas como operacionais, pois derivam de erros em processos do dia a dia da loja.

a) Dano causado pela manipulação (quebras) – É gerada no momento que algum produto, durante a sua movimentação dentro da loja, sofre alguma avaria de forma que impossibilite a comercialização desse produto.

b) Produto vencido – Produto que não é vendido e perde a validade também gera perda, afinal o varejista pagou por ele e não vai conseguir mais vender, resultado: prejuízo.

c) Deterioração de perecíveis – No varejo muitos produtos são perecíveis, portanto deve existir um controle sistemático de todas as varáveis que podem afetar a qualidade do produto. O controle de pragas e insetos, a qualidade do local onde o produto está armazenado e exposto, e o controle da equipe que manuseia os produtos são processos que devem ser executados para evitar que um produto estrague em seu estoque.

2. Perdas não identificadas

Esse grupo de perdas é caracterizado por danos ao estoque que não podem ser previstos, pois ocorrem casualmente.

a) Furtos – Infelizmente, furtos de produtos acontecem, tanto por parte de funcionários mal-intencionados, quanto por supostos clientes.

As perdas não identificadas só são apuradas e descobertas por meio de inventários.

Esse tipo de perda tem relação com as rupturas. Saiba mais sobre rupturas nesse artigo.

Por que é importante evitar perdas?

O processo de prevenção e redução de perdas deve fazer parte da rotina de todas as empresas, pois aplicar processos que diminuam a ocorrência, sai mais barato do que lidar com as consequências desses transtornos em seu estoque e o mais importante: em seu faturamento.

Principais formas de evitar

A prevenção de perdas deve contar com o envolvimento de todas as equipes, então é importante que todos tenham consciência de seu papel nesse processo.

Vamos listar 3 dicas essenciais para a prevenção:

1. Realizar inventário

O principal método de controlar as perdas é realizando inventários em seu estoque, ele será a base de dados para a tomada de decisões, como a implementação de uma equipe de segurança ou a mudança da forma como são movimentados os produtos em sua loja.

Veja esse artigo sobre a importância de realizar um inventário de estoque periódico em sua loja.

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

2. Usar um software adequado 

Usando um software que permita o acesso as informações do estoque você evita que algumas perdas aconteçam em seu estoque. O pedido de compra é um processo que deve ser automatizado ou realizado com apoio do seu software de gestão, pois ele fornecerá dados para estimar a demanda dos produtos, estoque atual, estoque de produtos similares, ajudando para que não sejam comprados produtos acima do necessário.

Entenda, nesse artigo, como um software pode ajudar na realização do pedido de compra. 

3. Treinamento dos funcionários 

Investir em treinamento para os seus funcionários é essencial para controlar as perdas, seja a equipe de segurança, a equipe de vendas, os repositores e os responsáveis por realizar o controle de estoque, todos precisam de treinamento para que possam realizar o melhor trabalho.

O controle de estoque é um problema para sua loja? Entenda como fazer o básico bem feito nessa operação.

Conclusão:

O inventário é sem dúvida o principal aliado do varejista na hora de controlar o estoque,  evitar as perdas e controlar as rupturas. Realizar um processo de contagem periódico evita que os incidentes ocorridos no estoque afetem os processos fundamentais, como compra e venda de produtos.

É importante também ter processos automatizados bem definidos e eficientes, um bom software ERP, que ofereça integração entre seus sistemas evitando que problemas operacionais aconteçam.

Outro ponto é treinar sua equipe, com informações sobre a ocorrência de baixas de estoque, ela será capaz de evitar.

Estoque é dinheiro! O controle do estoque é fundamental para o sucesso da sua loja. Realize inventários e invista em um processo de prevenção de perdas, só assim você evitará furos no seu faturamento no final do mês.

Veja nesse artigo os 4 motivos para você fazer um inventário de estoque na sua loja.

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Ficou com alguma dúvida sobre perdas? Escreva para contato@infovarejo.com.br

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