Softwares

Controle de vendas com cartões: tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

Escrito por Marcos Tadeu | 05/07/2018
  • 729 visualizações
  • 146 compartilhamentos

O controle de vendas com cartões é fundamental para que o varejista consiga administrar os valores que deve receber por essas transações. Hoje em dia, sabemos que algumas fraudes podem acontecer, dessa forma algumas tecnologias são essenciais para as empresas garantirem o sucesso em toda a operação de venda.

Controle de vendas com cartões: tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

 

Por que fazer o controle de vendas com cartões?

Há muito tempo, o pagamento em cartão se tornou uma realidade no varejo, os consumidores adotaram esse meio, justamente por sua segurança, praticidade e múltiplas opções, como parcelamentos.

Para os varejistas, receber esse tipo de pagamento, além de ser importante para acompanhar o movimento dos clientes, é uma oportunidade, pois há uma série de benefícios derivados desse processo. Podemos usar o exemplo da segurança que é contar com menos dinheiro em caixa, evitando prejuízos em casos de roubo ou furto.

Entretanto, ao mesmo tempo que o recebimento de cartões trouxe benefícios, trouxe também algumas atividades que devem ser executadas para que nada saia do caminho normal, ou seja, a venda realizada e o valor chegando à conta da empresa.

O controle de vendas com cartões é o principal desafio para o varejista, pois é sempre necessário melhorar algum processo. Porém não dá para fazer esse controle na mão, com planilhas ou cadernos, é preciso de uma ajuda da tecnologia.

Vamos apresentar quais ferramentas você pode usar para conseguir essa gestão e garantir que receba tudo que vende no caixa da sua loja.

Qual tecnologia usar para fazer o controle de vendas com cartões:

Sistema de gestão:

Essa ferramenta é importante para auxiliar em todo o departamento financeiro da sua loja. Por meio desse software é possível realizar um controle financeiro das transações da sua loja, inclusive as vendas realizadas por meio de cartões.

O sistema de gestão permite a automatização do processo de vendas, possibilitando que o PDV da sua empresa consiga processar dados e realizar as integrações, com outras ferramentas como TEF e Conciliador.

Por ser uma ferramenta centralizadora de informações, o software de gestão é importante para a transmissão de dados das vendas para que o varejista consiga realizar o controle de vendas com cartões. Dessa forma, contar com um software de gestão que tenha a funcionalidade de transmitir dados é um diferencial.

 

Controle de vendas com cartões: tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

 

TEF:

Os dois tipos de equipamentos mais utilizados para receber vendas em cartão são o POS (maquininha) e o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). A segurança que a segunda opção oferece deve ser evidenciada, muitas fraudes podem ser evitadas pelo uso do equipamento que integra ao PDV.

O TEF é um sistema que faz a integração entre as vendas de cartões e a automação comercial do PDV da sua empresa. Ele também é responsável por realizar a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão.

Basicamente o TEF é a ferramenta que possibilita que você tenha uma máquina de cartão ligada ao seu programa de vendas do PDV. Ou seja, isso significa que o valor do cartão de crédito será inserido pelo software do PDV – não há digitação da operadora de caixa.

Conciliador de cartão:

O conciliador de cartões é a tecnologia específica para realizar o controle de vendas com cartões. Esse software é responsável confrontar todas as vendas realizadas e recebidas, analisar as taxas cobradas pela adquirente e validar as operações.

Veja os 3 motivos para conciliar suas vendas de cartão.

Esse sistema funciona em conjunto com o software de gestão, utilizando os dados recebidos para confrontar as informações repassadas pela adquirente. Contar com essa ferramenta faz com que o controle seja mais rápido, eficaz, seguro e mais barato, pois por ser uma ferramenta automatizada, realiza a conferência automaticamente, encontrando os erros.

Em sua empresa, as vendas em cartão são conciliadas manualmente? O InfoVarejo preparou uma planilha para você simular quais são os reais custos dessa operação em sua empresa!

Controle de vendas com cartões: tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

 

Tecnologias são a solução para o controle de vendas com cartões

Na hora de realizar esse tipo de controle é importante que você pense no resultado da ação, ou seja, encontrar os erros que estão prejudicando o faturamento da sua empresa. Sendo assim é importante que você procure ferramentas que apresentam três características essenciais:

  • Independência: a ferramenta precisa funcionar sem nenhum vínculo à empresa ou ao processo de recebimento de cartões, afinal, se o objetivo é descobrir erros não adianta colocar responsáveis pelos erros para encontrá-los.
  • Automática: nenhuma manipulação pode ser permitida no controle de vendas em cartões, uma ferramenta automática garante que os dados serão transmitidos automaticamente sem a possibilidade de uma alteração.
  • Conferência diária: a última característica que deve aparecer em uma ferramenta que faça o controle de vendas com cartões é a periodicidade. Não adianta realizar a conferência apenas no final do mês, é preciso fazê-la diariamente.

 

Veja como escolher o melhor sistema conciliador para sua empresa, clique nesse LINK.

Usando as tecnologias corretas você conseguirá implantar um processo seguro de recebimento de vendas em cartões. Realizando esse controle de forma independente, automática e diariamente será possível ficar tranquilo quanto ao recebimento de todas as transações que acontecem no seu negócio.

Saiba como funciona o processo de conciliação de cartões, baixa GRATUITAMENTE nosso e-book sobre o assunto. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com os responsáveis pelo setor financeiro da sua empresa e não sofra com prejuízos.

Ficou com alguma dúvida sobre as tecnologias para o controle de vendas com cartões? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Patrocinado: