Vale a pena criar uma área de prevenção de perdas na minha loja?

As perdas que acontecem no dia a dia da operação do varejista podem representar mais de 2% do faturamento de uma loja. Como a margem no varejo é bem apertada, cada decimal é fundamental para conseguir fechar o mês no azul, por isso a prevenção de perdas é uma área que, cada vez mais, ganha mais destaque nos estabelecimentos.

Vale a pena criar uma área de prevenção de perdas na minha loja?

 

O investimento em prevenção de perdas deve fazer parte do dia a dia de todo gestor, pois é reduzindo esses desperdícios que será possível aumentar a lucratividade do negócio, aumentar as vendas e melhorar a produtividade da equipe.

Por que criar uma área de prevenção de perdas em sua loja?

Em uma pesquisa realizada pela ABRAS em 2016, ficou definido que mais de 60% das perdas em um supermercado acontece no setor de perecíveis. Portanto é preciso melhorar os processos que fazem parte do controle de estoque, compras de mercadorias, movimentação de itens e gestão de colaboradores.

Como grande parte desse problema está ligada às rotinas internas da operação, uma área destinada à prevenção de perdas irá ajudar na criação de uma cultura de redução de desperdícios e na elaboração de processos mais cuidadosos, tanto para perdas identificadas, quanto para as não identificadas.

Fizemos um artigo explicando o que são perdas e a diferença entre as identificadas e as não identificadas. Confira neste link.

A responsabilidade do setor de prevenção de perdas

A área de prevenção de perdas será responsável por avaliar os processos e identificar as falhas operacionais que causam esses desperdícios, portanto o ponto principal é criar um setor que tenha autonomia para avaliar cada ponto da operação.

A implantação de uma cultura preventiva contra perdas é, ao lado da avaliação dos processos, uma das tarefas principais desse setor. O treinamento dos colaboradores de todas as áreas da empresa deve passar por essa cultura e é dever da equipe de prevenção de perdas, criar ações para controlar o resultado de todas atividades da operação.

Fizemos um artigo com algumas dicas práticas para evitar perdas de estoque. Veja o post nesse link.

Prevenção de perdas vs. Perdas não identificadas

Os furtos de mercadorias são grandes preocupações dos varejistas, pois acontecem diariamente e muitas vezes são difíceis de serem evitados. Porém com a criação de um setor de prevenção de perdas, além da implantação de uma equipe de segurança, com fiscais, monitoramento por vídeo e alarme – que também são eficientes contra assaltos – , será possível criar ações preventivas para evitar o extravio de mercadorias.

Essas ações devem ser voltadas aos produtos de alto risco, que possuem três características:

1. Produtos pequenos, que possuem embalagens pequenas e assim favorecem o furto.
2. Mercadorias que possuem um alto valor agregado e são sempre visadas por ladrões.
3. Itens que possuem um mercado paralelo fácil, ou seja, após o furto o meliante consegue vender facilmente o produto extraviado.

O setor de prevenção de perdas será responsável por identificar esses produtos de risco e criar ações para evitar essas perdas na loja.

Prevenção de perdas como diferencial competitivo

A prevenção de perdas é um diferencial competitivo, pois ao reduzir e prevenir os desperdícios de mercadorias da loja você consegue aumentar as vendas. Reduzindo o índice de perdas é possível abaixar os preços de produtos sem mexer na margem do varejista, favorecendo um maior número de vendas, além de evitar rupturas.

O principal trabalho do setor de prevenção de perdas está ligado ao trabalho dos colaboradores, a mudança da cultura e da política, criação de programas de desenvolvimento, treinamento e processos cuidadosos, são rotinas fundamentais para o sucesso dessa atividade.

O cadastro de produtos é um elemento importante da gestão de mercadoria, pois fornece informações para todos os sistema. Fizemos um material sobre esse assunto e você pode baixar gratuitamente:

Guia do cadastro de produtos para supermercados.

Gostou do artigo? Compartilhe com sua rede de contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre a área de prevenção de perdas? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}