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O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

Escrito por Paulo Nani | 23/03/2017
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Você sabe por que é importante adotar o pedido de compra na sua loja?

O varejo de alimentos, principalmente supermercados, é diferente de outros setores do mercado por diversos fatores, entre eles destacamos o alto giro dos produtos, que obriga o varejo a realizar compras com uma frequência alta e de vários fornecedores ao mesmo tempo.

O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

Ao longo dos anos, os empreendedores que tiveram êxito em negociar com fornecedores, viram seu negócio crescer. Para comprar bem, é preciso saber negociar, e isso é fundamental para o sucesso de qualquer varejista.

Normalmente, no início da loja, essa era a função do dono do comércio, que usando suas habilidades e intuição ao negociar, conseguia ver grandes oportunidades de compra de produtos.

O problema acontece quando é preciso delegar a função de realizar as compras da sua empresa para os funcionários.

Estabelecer o processo de fazer um pedido de compra, ajudar muito na profissionalização do departamento de compra do seu supermercado.

O que é o pedido de compra?

O pedido de compra é um processo que ajuda o comprador do supermercado a fazer o melhor negócio, tanto escolhendo os produtos certos, quanto conseguindo o melhor preço possível.

Essa prática fornecerá informações importantes para que se possa realizar uma boa negociação e em seguida o controle do que será entregue para sua loja.

Na prática, o pedido de compra é um documento que formaliza quais foram os produtos, quantidades, preços e condições de prazo e pagamento acordados com o fornecedor.

Portanto, o pedido é o primeiro passo do processo de venda e deve estar integrado aos outros procedimentos da sua loja.

São dois os grandes benefícios de se adotar o pedido de compras na sua loja. Detalharemos a seguir cada um deles:

Controle: evitando prejuízos

Verificação do que está recebendo

O pedido de compra será o documento para que seja conferido o pedido da sua loja e o que o fornecedor está entregando.

É esse pedido que deve ser confrontado com o arquivo XML, que servirá de base para examinar se a entrega está equivalente ao que foi solicitado pela equipe de compras.

Nesse ponto é importante destacar que ao adotar o processo de controle de recebimento de mercadorias baseado no pedido de compra, você conseguirá eliminar a possibilidade do fornecedor te “empurrar uma mercadoria”, seja por data de validade que se aproxima ou pelo fato do produto estar agarrado no seu estoque.

Validação

É prática comum, solicitar a assinatura do representante do fornecedor, para finalizar o pedido. Dessa maneira, está formalizado o compromisso do fornecedor em cumprir prazo, condições, preço e quantidades acordados.

Data de entrega

O controle sobre a data que será recebido o produto também é algo que essa prática vai oferecer.

Atrasos na entrega de mercadoria significam perda de vendas o que afeta totalmente os lucros de uma empresa.

Negociação: comprando melhor

O fator mais importante que você deve considerar para adotar o pedido de compra é o poder de negociação que ela vai gerar.

Com informações precisas em mãos, seu comprador conseguirá realizar uma boa negociação com o fornecedor presente.

Histórico de compras e outras informações: valor, quantidade e a data que a mercadoria chegou na sua loja, são informações que vão oferecer a você maior controle durante as negociações junto ao fornecedor.

Para utilizar o pedido de compra como uma ferramenta de negociação, é fundamental ter um software de gestão preparado para essa atividade. O seu poder de negociação está diretamente ligado à ferramenta que você tem em mãos para trabalhar.

Software

Usando uma prática estabelecida de pedido de compra (sobretudo com a ajuda de um sistema), você evita que sejam necessários papéis com anotações diversas, e várias planilhas diferentes para saber a hora de realizar uma compra.

Quer comprar melhor? Saiba a importância de usar um software na hora do pedido de compra.

Conclusão

Sabedoria popular, quem vende bem é quem compra bem.

O lucro está na compra!

Por isso, adote uma boa ferramenta e utilize o pedido de compra da maneira mais eficiente possível. Treine seus compradores e acompanhe a operação.


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