Entenda o que é automação comercial

Você sabe o que é automação comercial? Consegue definir por que a automação comercial é tão importante para o dia a dia da sua empresa?

Os processos diários do seu negócio, sejam eles operacionais ou gerenciais, cujas rotinas são a base para cada atividade da loja, geram uma enormidade de dados. Por isso, a automação comercial é tão importante para os varejistas, pois é ela a responsável por automatizar e otimizar esses processos, gerando informações que podem aumentar a produtividade e o resultado da sua empresa.

O que é automação comercial?

Mas afinal, o que é automação comercial?

Podemos definir que automação comercial é a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatizar atividades do dia a dia da loja. Uma empresa automatizada utiliza software (sistemas) e hardware (equipamentos) para dar suporte aos procedimentos operacionais e com isso gerar informações para tomadas de decisão, bem como automatizar processos operacionais, como, por exemplo, o atendimento ao cliente.

Sem a automação comercial, todos os processos têm que ser realizados manualmente, o que abre margem para erros e para a lentidão na execução dos processos. Portanto, a automação comercial vem para padronizar, automatizar, otimizar e agilizar as rotinas necessárias para a operação e gestão de um negócio.

Um conceito bastante comum limita a automação comercial às rotinas que atendem ao processo de venda das lojas, nos balcões e nos autosserviços, tais como supermercados e padarias, vinculando aos equipamentos do PDV (Ponto De Venda), tais como impressoras, gavetas, leitores de código de barras e balanças. Entretanto, preferimos uma abordagem mais ampla, na qual se inclui sistemas de gestão (ERP) com todas as rotinas da empresa, que buscam em sua operação a melhoria do resultado da empresa.

Conheça mais sobre o que é um ERP nesse artigo.

Alguns processos que são otimizados por meio da automação comercial:

Veja alguns exemplos de processos que com a ajuda da automação comercial têm seus resultados melhorados:

Controle de estoque:

O controle de estoque é um dos principais desafios dos varejistas, principalmente os gestores de supermercados que contam com grande quantidade de itens de alta rotatividade. Contar com um sistema de gestão para controlar todas as movimentações de mercadorias (entradas, saídas, devoluções e transferências) é a solução para deixar o estoque sempre correto e atualizado, garantindo que sua loja não sofra com perdas, rupturas e demais problemas. Acrescente-se que nesse processo, são geradas, automaticamente, todas as informações fiscais (SPED).

Venda e emissão de documento fiscal:

Talvez o processo mais sensível de todo empresário do varejo seja a venda ao consumidor final. A automação comercial causa um impacto positivo ao proporcionar atendimento ao cliente de forma ágil, emitindo o documento fiscal, seja ele o cupom fiscal (emitido pelo ECF), o cupom fiscal eletrônico (emitido pelo SAT) ou a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Mas as vantagens vão muito além. Com a operação, todas as informações geradas serão a base para uma série de atividades, dentre elas: fechamento de caixa, controle de vendas por cartão de crédito/débito, além da baixa de estoque, giro de mercadoria e informações fiscais.

Conclusão

Com uma infraestrutura adequada e um bom software de gestão, conquista-se maior produtividade e melhor atendimento ao cliente. Podemos enxergar a automação comercial como o meio através do qual todos os setores da loja se integram e proporcionam maior eficiência operacional, objetivando a melhoria do resultado da empresa.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é automação comercial? Escreva para contato@infovarejo.com.br

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo