Computador para caixa de supermercado, o que precisa ter?

Você sabe o que precisa ter em um computador para caixa de supermercado? Como saber se o PC escolhido para registrar as informações no frente de caixa da sua loja é o adequado? Ao longo desse artigo vamos apresentar algumas informações importantes para esclarecer o que é necessário em uma máquina para o seu negócio.

Computador para caixa de supermercado, o que precisa ter?

Computador para caixa: um investimento necessário

O ponto de venda é o local sagrado para qualquer varejista, é nesse espaço que é concretizada a venda, dando sentido a todo esforço empregado para conseguir que o cliente encontre o produto e realize a compra.

Assim, a automação no frente de caixa é indispensável para garantir a utilização dos sistemas e a integração de todos os programas que cercam a operação de uma loja. Por isso, são duas as principais razões que mostram a importância de saber o que precisa ter um computador para caixa:

1. É um investimento em um equipamento que o varejista precisa ter em sua loja, tanto para abrigar sistemas de gestão e de operação, quanto para realizar o cumprimento de obrigações fiscais, como a emissão de notas fiscais.

2. O computador faz parte de uma operação crítica do negócio: a venda. Qualquer problema em seu funcionamento afeta diretamente a satisfação do cliente com a sua loja, e sabemos bem que atritos durante a compra podem causar perda de vendas.

Dessa forma é fundamental pensar sempre em um equipamento que proporcione segurança e agilidade ao ponto de venda.

Computador para caixa de supermercado, o que precisa ter?

O que um computador para caixa precisa ter para atender bem a sua loja:

Vamos dividir em alguns pontos importantes que devem ser observados, um computador para caixa de uma loja deve ter essas características para que consiga desenvolver suas funções com agilidade e segurança.

Capacidade de processamento

O processador é o componente responsável por dar potência ao computador, isso quer dizer que é esta a característica que deve ser observada para saber se a máquina escolhida será capaz de realizar os procedimentos com agilidade.

O cliente deseja sempre ser atendido de forma rápida e eficiente, um computador para caixa rápido é um dos principais envolvidos nessa operação. Na hora de escolher entre os modelos para sua loja, prefira um PC que seja dual-core (dois núcleos) ou quad-core (quatro núcleos), pois são esses processadores que proporcionam melhores desempenhos.

Capacidade de armazenamento

Um computador para caixa de uma loja precisa contar com uma capacidade de armazenamento suficiente para guardar os arquivos da operação. Por se tratar de uma máquina com uso exclusivo no PDV, o volume de arquivos não é tão grande, mesmo assim é preciso garantir que suporte o arquivamento de alguns documentos, quando necessário.

Normalmente, uma máquina que tenha 100 Gb de espaço livre já possui armazenamento suficiente para suprir as necessidades do ponto de venda.

Memória

A memória é o componente responsável por garantir a operação de todos os programas necessários em um PC.

Atualmente, devido a automação comercial, temos muitos sistemas que realizam atividades diferentes (e se integram por meio de um software de gestão). É a capacidade de memória do computador a responsável por garantir que todos os programas consigam ser executados e instalados.

No geral, a recomendação técnica é que para a execução dos processos no ponto de venda, um computador deve ter no mínimo 4 Gb de memória RAM.

Saídas/Entradas

A comunicação com outros periféricos é uma característica marcante de um computador para caixa de um negócio. Normalmente esse equipamento precisa se comunicar com balanças, impressoras, leitor de código de barras, etc.

Então é preciso observar se equipamento escolhido possui o número de saídas e entradas necessárias para a operação do PDV da sua loja. Atualmente a maioria dos periféricos apresentam conexões USB, mas há ainda aparelhos com saída serial ou ethernet.

Plataforma

O sistema operacional do computador também precisa ser observado. Nesse momento é preciso que o varejista tenha atenção com a licença de uso necessária para a utilização.

O Windows é o sistema operacional mais utilizado, porém a utilização sem a licença pode fazer com que o computador pare de funcionar ou ainda gerar problemas em uma fiscalização. Por isso é indicado que o varejista consulte a opção do uso de software livre ou procure uma licença do sistema.

Fizemos um artigo explicando as vantagens em usar um software livre. Confira.

Manutenção

Por último, é preciso avaliar o custo e os serviços de manutenção oferecidos pela empresa que fornecerá a máquina.

Um computador para caixa que possua uma garantia rápida e eficiente, com peças fáceis de serem encontradas e uma empresa que proporcione um serviço de suporte qualificado, sempre deve ter a preferência do varejista.

Os equipamento eletrônicos constantemente precisam passar por manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento e resguardar a vida útil. Contar com uma empresa especializada em manutenção de computadores para empresas do varejo é assegurar o investimento do varejista.

Conclusão

Saber o que precisa ter em um computador para caixa da loja é fundamental para o varejista ter conhecimento no momento de escolher o melhor PC. É importante ressaltar que como esse equipamento é uma peça fundamental dentro do processo de venda, um problema afeta diretamente as vendas da loja.

Além da perda de vendas e da insatisfação do cliente em uma fila de caixa, outros problemas e custos são causados por lentidão e falha de um computador para caixa: perda de mercadorias que não são devolvidas às prateleiras, rupturas nas gôndolas e a necessidade de deslocar um funcionário para reorganizar a loja, atrapalhando a produtividade da equipe.

Por isso, muita atenção na hora de pesquisar qual o melhor computador para caixa da sua loja.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre o que precisa ter um computador para caixa? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo