Equipamentos

Cofre inteligente, entenda o que é

Escrito por Equipe InfoVarejo | 28/11/2019
  • 547 visualizações
  • 63 compartilhamentos

Cofre inteligente, você sabe o que é? Essa ferramenta foi desenvolvida para facilitar os processos e a gestão do varejista. Prejuízos derivados de roubos e assaltos e tempo excessivo gasto com a contagem do dinheiro ao final do dia são processos que sofrem melhorias com o uso desse equipamento.

cofre-inteligente-entenda-o-que-e

Os cofres inteligentes são ferramentas que prometem otimizar a gestão financeira da sua empresa. Garantindo, assim, a sua segurança, dos seus funcionários e clientes.

Essa ferramenta faz parte dos mercados há alguns anos. Principalmente nos Estados Unidos, onde muitos postos de gasolina e supermercados viram, no cofre, uma forma de melhorar e otimizar alguns processos. 

Listamos, a seguir, 5 dos processos mais benéficos para a sua empresa:

  • Acompanhamento de todas as movimentações feitas no cofre, 24h por dia;
  • Valores segurados a partir do depósito no cofre;
  • Eliminação do processo de contagem e recontagem de dinheiro no fechamento de caixa;
  • Eliminação do risco de fraude interna; 
  • Possibilidade de crédito em conta mesmo antes do dia da coleta.

O que é um cofre inteligente?

Em síntese, um cofre inteligente é, basicamente, um cofre comum, mas com alguns adendos. Acoplado ao cofre, há uma espécie de contador, onde você colocará as notas para contagem e recolhimento. Além disso, ele também possui uma espécie de computador, onde você deve digitar a senha para fazer o procedimento. 

Você não precisa separar as notas para fazer o depósito, já que os cofres inteligentes conseguem distinguir as notas e fazer a contagem correta. Após o dinheiro depositado, a máquina irá gerar um comprovante com o total do dinheiro e quantas notas de cada valor foram depositadas.

O cofre elimina a contagem e recontagem de dinheiro, ou seja, otimização do tempo destinado ao fechamento de caixa. Com ele, você também terá a certeza que o numerário da sua empresa estará seguro. 

Ao comparar o custo operacional do cofre com os custos de pagamento utilizando cartões de crédito e débito, é visível o quanto o custo do primeiro é inferior ao segundo. 

Com o aplicativo da empresa de cofres inteligentes, você pode acompanhar as movimentações 24 horas. 

A partir do momento que você deposita o dinheiro no cofre, a empresa garante a cobertura securitária do dinheiro. Isso significa segurança para funcionários, clientes e empresa.

Como o cofre inteligente pode ajudar no dia a dia do varejista?

Os cofres inteligentes trazem diversas vantagens para os processos no varejo. A segurança é um dos principais. O dinheiro fica armazenado em cofres altamente resistentes. O controle do movimento é feito em todas as etapas e você consegue acompanhar, em tempo real, todos os processos. 

A circulação de dinheiro na mão de várias pessoas não acontece. Dessa forma, com o dinheiro passando em menos mãos, você consegue resolver e até sanar problemas que envolvam fraudes. 

Através de senhas, o sistema identifica quando e quem fez cada depósito na ferramenta. 

Uma dica é colocar o cofre em um lugar visível. Ao ver que o estabelecimento possui essa ferramenta os assaltantes desistirão de efetuar a ação. 

O cofre, por ser muito resistente e seguro, inibe a ação dos bandidos. Como os assaltantes sabem que empresas com cofre inteligente não deixam uma quantia de dinheiro significativa no caixa, eles não efetuarão a ação. 

Além disso, a solução também oferece o serviço de crédito diário, onde os valores depositados no cofre são transferidos para sua conta diariamente, antes mesmo da coleta pelo carro forte. 

O dinheiro é creditado na sua conta no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo da sua agência bancária. Dessa forma, você terá o dinheiro livre para operações diárias, como efetuar pagamentos, e até mesmo para investimentos. 

Outra vantagem em utilizar essa ferramenta é em relação a possíveis roubos. O dinheiro, assim que depositado no cofre, se torna responsabilidade da empresa contratada. 

O que isso significa? Caso alguém consiga arrombar o cofre e levar o dinheiro, a empresa fornecedora do cofre se responsabilizará por todo o dinheiro levado.

Vantagens em contar com um cofre inteligente

  • Segurança

Algumas empresas oferecem a ampla cobertura securitária dos valores depositados no cofre. Nas melhores empresas, o desenvolvimento e serviços prestados na ferramenta são feitos somente pela empresa contratada. Além disso, o material com que o cofre é feito também é um quesito que oferece segurança; 

  • Gestão

Ao contratar esse serviço a gestão da empresa também passará por melhorias. Através do sistema, o gestor consegue ter total controle das vendas realizadas em dinheiro. 

Com a utilização dessa ferramenta é possível integralizar o sistema do cofre com o sistema de gestão da loja. Desse modo, o controle da gestão financeira da loja também terá melhorias;

  • Otimização

Essa ferramenta elimina a necessidade de contagem e recontagem de dinheiro, dado que essas ações são feitas pelo próprio cofre. Portanto, com a utilização dos cofres o tempo do gerente responsável pelo fechamento de caixa é otimizado.

Curiosidades do cofre inteligente

  • Identificar notas supostamente falsas

Os cofres possuem uma tecnologia chamada “Validadora de cédulas”, permitindo, dessa maneira, que notas supostamente falsas sejam identificadas e impedindo o depósito das mesmas. 

Caso a validadora aceite uma nota supostamente falsa, a empresa contratada arca com o valor aceito indevidamente;

  • Cofre resistente

O cofre fornecido por algumas empresas é feito com material altamente resistente. Podendo, ainda, receber uma proteção química, que impede, por exemplo, o corte com maçarico.

Fora a proteção química, os cofres são fixados com concreto, dificultando, ainda mais, a ação dos bandidos. Os cofres, ainda, possuem alarmes sonoros acoplados ao sistema; 

  • Acesso às informações em tempo real

O cofre permite que o varejista tenha acesso às informações do cofre em tempo real. O sistema pode ser ligado ao celular do responsável. Dessa forma, ele saberá o valor presente nos cofres e o responsável pela operação; 

  • Crédito em conta no mesmo dia

As empresas oferecem um serviço chamado D+0, que permitindo, assim, que o dinheiro caia na conta da empresa antes da coleta pelo serviço de transporte de valores.

Como escolher o cofre inteligente?

  • Leitora de cédulas

As leitoras de cédulas podem variar entre 1 e 10 cédulas por segundo. Há, ainda a possibilidade de colocar duas leitoras de cédulas no mesmo cofre, agilizando o processo de contagem.

Em um posto de gasolina, uma leitora de uma cédula por segundo não atenderia as necessidades. Já em uma farmácia de pequeno porte uma leitora de 10 cédulas por segundo é desnecessária.

A melhor opção para o seu negócio dependerá da sua necessidade.

  • Maço

Alguns cofres inteligentes aceitam maços de até 200 notas por vez, outros aceitam 30 notas. Dependendo da demanda da sua empresa essa funcionalidade é fundamental para a otimização do tempo do gerente.

  • Capacidade de suporte

Podendo variar 3.000 e 10.000 cédulas por coleta, a capacidade de suporte é um ponto que pode interferir no rendimento do produto. 

Então, em um hipermercado, por exemplo, o ideal é um cofre maior, com capacidade de 10.000 cédulas por coleta.

O serviço de transporte de valores é feito, normalmente, uma vez por semana. Você pode escolher um cofre maior ou contratar esse serviço mais vezes por semana.

  • Capacidade de valor

A capacidade varia entre 50.000 e 300.000 reais, o valor máximo é proporcional ao tamanho do cofre. Um cofre com suporte para 10.000 cédulas, suportará até 300.000 reais entre as coletas.

  • Tamanho do cofre

Quanto maior a capacidade do cofre, maior é o seu tamanho. O tamanho também irá interferir no espaço ocupado pelo cofre no estabelecimento. 

Os cofres maiores e mais robustos exigem um espaço maior. Já os de menor capacidade são projetados para ficar embaixo de uma mesa. 

Qual é a empresa ideal de cofres inteligentes?

Antes de escolher o cofre é indispensável que você avalie a empresa por trás da ferramenta. 

Avalie os benefícios fornecidos e os processos de funcionamento do cofre.

Lembre-se que essa empresa ficará responsável pelo transporte do dinheiro da empresa. Portanto, a confiança é indispensável nessa trajetória.

Por que utilizar a mesma empresa para cofres inteligentes e transporte de valores?

Há empresas que oferecem apenas o serviço do cofre e outras oferecem esse serviço com o transporte de valores. Existem duas possibilidades para o caso da sua empresa optar pela primeira opção.

A primeira é o próprio varejista coletar o dinheiro do cofre e levá-lo até o banco para fazer o depósito. A segunda opção é sua empresa contratar o transporte de valores por fora.

Nas duas opções, a empresa de cofres inteligentes não se responsabiliza por valores contidos no cofre ou danos no trajeto. Embora pareça que isso não possa trazer prejuízos, essa seria uma escolha equivocada. Ou seja, caso o cofre sofra algum dano e seja arrombado, a empresa não arcará com o prejuízo.

Conclusão

Pense bem, você terá acesso ao dinheiro depositado diariamente, possibilitando, portanto, a utilização desse montante para investimentos ou possíveis emergências. Além disso, o cliente conta com um seguro que garante o ressarcimento do valor depositado no cofre, dentre outros inúmeros benefícios já citados.

Afinal, acredito que soluções para os processamentos da sua loja sejam do seu interesse. Por isso, contratar o serviço de cofre inteligente é a escolha certa se você quer melhorias nos processos de gestão e financeiros da sua empresa.

Na sua empresa, como funciona o processo de contagem e separação do dinheiro?

Você sofre muito com as perdas que envolvem os furtos desse dinheiro?

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum Infovarejo!

Patrocinado: