O que é ERP? Tudo que você precisa saber sobre esse sistema

Hoje em dia a operação de uma empresa está cercada por softwares que automatizam e otimizam atividades rotineiras, com o objetivo de melhorar a produtividade. Com a crescente oferta de ferramentas para os varejistas, contar com um sistema para gerir toda essa gama de aplicações é fundamental para garantir o sucesso de cada uma. Portanto saber o que é ERP é essencial, pois é esse o software que centraliza todas as operações da empresa.

O que é ERP? Tudo que você precisa saber sobre esse sistema.

Nesse artigo vamos explicar o que é ERP e como esse software é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas da sua loja.

O que é ERP?

A sigla ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que quando traduzida para o português resulta em Planejamento dos Recursos da Empresa. No Brasil, quando falamos em ERP estamos falando sobre um Sistema de Gestão Empresarial.

Sendo assim, o ERP é um software de gestão que funciona como um integrador entre todos os sistemas da empresa. Esse programa é um centralizador de informações, fornecendo dados para a operação de diversos setores de uma loja: como controle de estoque, finanças, vendas e fiscal, por exemplo.

Para que serve o ERP?

A automação comercial oferece às empresas a oportunidade de fazer com que os processos diários sejam realizados com uma intervenção tecnológica, isso quer dizer, há a possibilidade de usar softwares e programas para auxiliar em atividades rotineiras do varejo, de forma automatizada.

O controle de estoque e o processo de venda, são exemplos clássicos disso. Com a ajuda de um programa, a gestão dos produtos estocados e a baixa das mercadorias à medida que são vendidas, são realizadas de forma precisa e automatizada, diferente se esses processos fossem realizados manualmente.

Um ERP serve como o centralizador da gestão de todas as rotinas. Nesse software serão integrados todos os sistemas e as informações serão compartilhadas entre eles em tempo real e de forma assertiva. Por meio de um ERP a comunicação entre o sistema de controle de estoque e o sistema do PDV de vendas acontecerá em tempo real, proporcionando informações instantâneas para os decisores da empresa.

É importante ressaltar que no Brasil, pela intensidade das obrigações fiscais, o ERP também serve como ferramenta para o cumprimento dessas obrigações, auxiliando na emissão de notas e fornecendo informações para a transmissão ao Fisco.

Como funciona o ERP?

Normalmente um software ERP é dividido em módulos, que possuem funcionalidades diferentes e estão capacitados cada um para atender uma demanda da empresa. Para o segmento varejista, alguns módulos são essenciais e devem ser verificados durante a contratação de um sistema.

Funcionalidades como a gestão de estoque, o cadastro de produtos com os campos obrigatórios, o frente de caixa com integração com a retaguarda, a emissão de notas fiscais, um módulo de compras com relatórios inteligentes e o controle financeiro, são exemplos de módulos que devem estar presentes em um ERP para que o software atenda às demandas de uma empresa do varejo.

Além disso é indispensável contar com o sistema de gestão que ofereça relatórios atualizados sobre o resultado da operação. Esses números serão usados pelos varejistas para o acompanhamento, definição de novas metas, tomada de decisões de investimentos e controle de custos, despesas e perdas.

Vantagens do ERP

Agora que já sabemos o que é ERP e como funciona esse software, vamos apresentar algumas vantagens de usar esse sistema em sua loja:

  1. Redução de erros, operacionais e estratégicos.
  2. Redução de fraudes em setores como vendas e compras.
  3. Aumento da produtividade dos setores.
  4. Segurança das informações transmitidas entre os setores.
  5. Organização da equipe e dos processos.
  6. Atendimento eficiente e rápido aos clientes.
  7. Controle de estoque certo e atualizado.
  8. Controle financeiro correto.
  9. Certeza do cumprimento das obrigações fiscais.
  10. Segurança em momentos de tomada de decisão.

 

Essas vantagens foram retiradas do artigo: 10 motivos para usar um sistema de gestão em sua loja, onde destrinchamos essas vantagens. Confira o artigo na íntegra clicando nesse link.

Problemas de gestão que o ERP ajuda a resolver

Ao longo da operação de uma empresa do varejo, alguns problemas de gestão podem aparecer, complicar definitivamente a vida do varejista e influenciar negativamente nos resultados.

Um ERP tem a função de contribuir para ajudar na operação e evitar que os seguintes problemas apareçam na loja:

  1. Dificuldade em vender e atender o cliente com rapidez e segurança.
  2. Problemas com a legislação, principalmente no ponto de venda.
  3. Controle de estoque errado.
  4. Decisões erradas, estratégicas e operacionais.

Fizemos um artigo analisando com detalhes esses problemas e apresentando as soluções encontradas dentro de um ERP. Confira o artigo.

6 dicas para escolher o melhor ERP para sua loja

Com todas essas informações sobre o que é ERP, a importância desse sistema para uma empresa e as vantagens de usar um em seu negócio, é de imaginar que você esteja se perguntando como escolher o melhor software para utilizar aí na sua loja.

Preparamos 6 dicas básicas para ajudar você nesse momento:

  1. Avalie as necessidades da sua empresa.
  2. Considere as regras de negócios e as particularidades do seu tipo de empresa.
  3. Pense na estrutura que será necessária para a utilização do ERP.
  4. Escolha um ERP que atenda à legislação do seu segmento.
  5. Analise como será a implantação do ERP.
  6. Veja se a software house responsável pelo ERP oferece suporte qualificado.

Gostou das dicas? Temos um artigo explicando com detalhes cada uma, confira.

Conclusão

Saber o que é ERP é essencial para todo o varejista que deseja melhorar a gestão dos processos em sua empresa e para aqueles que desejam contar com um software que integre todas as áreas de sua loja.

Quer saber mais sobre ERP? Preparamos um material, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui: Guia do Sistema de Gestão.

Hoje em dia o mercado exige que as empresas contem com operações eficientes, visando evitar perdas, reduzir despesas e custos desnecessários, contar com excelência na tomada de decisões e oferecer ao cliente o melhor atendimento durante a sua experiência de compra. Um sistema de gestão é a ferramenta que proporciona todas essas vantagens.

Se você é varejista e não sabia o que é ERP agora você sabe o quão importante é contar com um sistema de gestão na empresa e colher os benefícios oferecidos por ele.

Fale com um consultor do InfoVarejo e tire suas dúvidas sobre software de gestão. Clique aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é ERP? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo