Gaveta de dinheiro, como escolher?

A segurança com o dinheiro recebido nas vendas deve ser uma preocupação de todos os varejistas. Por isso escolher uma gaveta de dinheiro segura é uma forma de garantir que não aconteça nenhum problema com os recebimentos e nem com o processo de venda de um negócio.

Gaveta de dinheiro, como escolher?

A gaveta de dinheiro é um equipamento importante para a operação de venda de uma empresa, além de garantir o armazenamento das moedas e notas, ela é responsável por automatizar e agilizar o processo de venda.

No decorrer desse artigo você vai encontrar algumas informações relevantes sobre esse periférico e ver algumas dicas que vão te ajudar a escolher a melhor gaveta de dinheiro para sua loja.

Como funciona a gaveta de dinheiro?

Esse dispositivo geralmente é conectado à impressora do ponto de venda e funciona em conjunto com todos os sistemas que atuam no caixa no momento de uma transação de venda.

A responsabilidade de uma gaveta de dinheiro é fornecer condições para que o operador possa organizar as cédulas e moedas recebidas, ajudando no momento do fechamento de caixa e resguardando de extravios e roubos.

Como escolher uma gaveta de dinheiro?

No mercado há diversos modelos e tipos de gaveta de dinheiro, que são diferenciados pelo material, fabricante e principalmente pela forma com que o equipamento abre a tampa. Essas diferenciações devem ser analisadas no momento da escolha, veja alguns detalhes importantes:

Abertura da tampa:

É possível encontrar dois tipos de gavetas, cada um possui um tipo de abertura de tampa diferente. A escolha do equipamento deve ser feita com base no espaço físico do ponto de venda da sua loja.

É preciso analisar se o local onde ficará o equipamento comporta um equipamento com abertura vertical ou horizontal.

1. Gaveta de dinheiro com abertura vertical: a tampa abre para cima.
2. Gaveta de dinheiro com abertura horizontal: a tampa abre horizontalmente.

Com relação à qualidade, os dois modelos atendem perfeitamente os varejistas, assim a escolha deve ser feita com base apenas na disponibilidade de espaço do PDV.

Fabricante

A gaveta de dinheiro, assim como outros equipamentos do PDV, (como balanças, impressoras, leitor de código de barras) é um periférico que constantemente necessita de uma manutenção preventiva e para reparar danos. Sendo assim não há outro caminho, na hora de escolher uma para sua loja é preciso avaliar o fabricante.

Analisar se a empresa oferece garantia do equipamento e se há uma assistência técnica qualificada é um cuidado que o varejista precisa tomar para assegurar que o investimento realizado será duradouro.

Dica Importante: avalie a matéria prima utilizada

O material utilizado na fabricação da gaveta de dinheiro deve ser forte o bastante para que o equipamento tenha uma resistência. Alguns modelos são fabricados com um tipo de metal tão fino que a operação diária faz com que o equipamento fique empenado rapidamente. Ao empenar, a gaveta acaba emperrando tanto para abrir quanto para fechar.

Cuidados com a operação da gaveta de dinheiro

Para garantir o bom funcionamento da gaveta de dinheiro e assegurar que o equipamento dure por muito tempo é preciso ter alguns cuidados com a operação desse periférico.

O primeiro cuidado, e mais importante, se dá no momento de fechar a gaveta. Alguns operadores batem a sua tampa, com o tempo isso causa um desgaste do material e acaba prejudicando o funcionamento, impedindo a utilização.

Outro cuidado fundamental é evitar colocar produtos em cima da gaveta. Em algumas empresas é possível encontrar bobinas de impressoras, garrafas de água, etc. Isso acaba prejudicando o funcionamento e causa um dano na estrutura do equipamento.

Conclusão

A gaveta de dinheiro é o equipamento responsável por guardar o dinheiro do varejista e auxiliar no controle de caixa. Escolher bem esse periférico é o primeiro passo para evitar problemas com as finanças da sua loja, principalmente na hora do fechamento de caixa.

Analisar o fabricante, a matéria prima e tomar alguns cuidados com a operação, são os passos básicos para um funcionamento eficiente desse equipamento. Vale ressaltar que a gaveta de dinheiro é fundamental na gestão financeira da empresa, pois proporciona um controle do dinheiro recebido mais claro e reduz a probabilidade de perda ou extravio de cédulas e moedas no ponto de venda.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre gaveta de dinheiro? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}