Balança de checkout ou ilha de pesagem?

Para o varejista, o momento de escolher qual o equipamento de pesagem utilizar em sua loja é sempre um desafio, principalmente supermercados, que contam com setor de hortifruti. A dúvida está entre optar por balança de checkout ou ilha de pesagem?

Balança de checkout ou ilha de pesagem?

 

Que o varejista precisa pesar algumas mercadorias para que possam ser vendidas isso não há dúvidas, agora qual a melhor forma de realizar esse processo, acoplar o equipamento de pesagem ao software de ponto de venda ou colocar uma ilha de pesagem para que sejam impressas as etiquetas com informações do produto.

Nesse artigo vamos apresentar alguns argumentos que favorecem o uso da balança de checkout, e também apresentar o principal contraponto.

Balança de checkout resulta em maior volume de vendas

Para o supermercadista, a balança de checkout faz com que o volume de vendas seja maior, pois já que o consumidor irá pesar o produto apenas no momento de concretizar a venda, a chance de ocorrer alguma insatisfação com a quantidade é menor.

Na prática, isso quer dizer que se o consumidor chega ao supermercado com o desejo de comprar um quilo de batata, e ao colocar uma quantidade percebe que colocou um quilo e meio, a tendência é que estando na ilha de pesagem ele consiga tirar algumas batatas, até chegar ao peso desejado.

Usando a balança de checkout essa tendência não existe, pois devido ao desejo de finalizar a compra, evitar transtornos e esforços ele acaba levando um quilo e meio da batata.

Redução do custo com etiqueta

Adotando uma balança de checkout as informações obtidas na pesagem de produtos (peso, preço,tara, etc) são transmitidas diretamente para o software de ponto de venda (por meio do software de gestão).

Esse processo, além de ser mais rápido, elimina a necessidade do uso de etiquetas que contenham o código de barras.

Produtividade de funcionários

Usando um processo de pesagem de produtos que tenha como base uma balança na ilha de pesagem, será sempre necessário que um funcionário fique responsável por realizar a atividade de identificação do produto, digitação dos códigos e colagem da etiqueta.

Essa necessidade parte impossibilidade de deixar esse serviço autônomo, pois além da falta de conhecimento sobre a utilização adequada balança, há um risco de acontecer uma fraude ou adulteração da embalagem.

Além disso, ainda abre a possibilidade do funcionário responsável pela pesagem de produtos fique ocioso, devido à falta de demanda.

Com uma balança de checkout, não será necessário que o funcionário fique exclusivamente por conta da pesagem de produtos, assim ele terá tempo para se dedicar à arrumação do setor, atendimento ao cliente e outras atividades complementares.

Excesso de filas na loja

Um sistema de pesagem baseado na balança de checkout elimina a necessidade do cliente ter que enfrentar duas filas, uma na ilha de pesagem e uma no PDV. Esse fator é importante para evitar a criação de atritos para o consumidor, o que contribui para a satisfação deste com a sua loja.

Contraponto: a necessidade de capacitação do colaborador para operar a balança de checkout

A rotatividade de profissionais em um supermercado é muito alta, dessa forma para utilizar uma balança de checkout, o varejista precisa sempre oferecer treinamento aos operadores.

Esse treinamento deve acontecer para que os operadores de caixa possam ser capazes de identificar os produtos e aplicarem os códigos certos. Essa é a única forma de garantir que todo o processo de venda e de pesagem seja realizado corretamente.

Esse procedimento não acontece na ilha de pesagem, pois o profissional que é responsável por aquela áreas, em tese, deve ter conhecimento apenas daqueles processos.

Para usar uma balança de checkout é preciso atender à legislação

Com o objetivo de atender à legislação, se a escolha do varejista for uma balança de checkout, será preciso disponibilizar no setor do produto um outro tipo de balança, uma balança pesadora, que serve para que o cliente possa conferir a gramatura do produto, antes de chegar ao PDV.

Disponibilizar esse equipamento é essencial para evitar problemas durante uma fiscalização do IPEM.

Balança de checkout é uma facilidade para a loja

A balança de checkout é uma facilidade que chega para se tornar padrão em todos os supermercados ou outro comércios do varejo.

A possibilidade de agilizar o processo de pesagem de produtos é sem dúvida o maior dos benefícios, além de todo em um mercado cada vez mais competitivo todas as formas para evitar a criação de atritos na venda devem ser utilizadas.

Saber sobre os tipos de balanças existentes e suas aplicações é importante para que o varejista consiga definir qual será a melhor solução para a sua empresa.

O que você achou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida sobre balança de checkout? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}