10 motivos para você utilizar um software de gestão na loja

O sistema de gestão é um importante aliado do varejista no momento de controlar os processos do negócio. Além disso, contar com um software de gestão na loja faz com que aumente a produtividade e a lucratividade da empresa.

10 motivos para você utilizar um software de gestão na loja

 

Hoje em dia pensar em processos manuais está fora de cogitação para o varejista, pois as vantagens da automação comercial se transformam em um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Veja a seguir 10 motivos, que farão você perceber a importância de contar com um software de gestão na loja:

1. Redução de erros

Ao contar com um software de gestão na loja, você vai ajudar seus funcionários a não cometer erros de digitação ou operações incorretas.

No checkout, o caixa, é fácil de perceber. Imagine uma operadora de caixa passando cada item na calculadora, depois digitando esse valor na maquininha de cartão.

Não é só no caixa que esses erros acontecem, a todo momento seja no escritório ou no estoque da sua loja, você está sujeito a erros.

No escritório por exemplo, no momento em que seus funcionários estão pagando boleto de fornecedores e outras contas, podem acontecer falhas ou equívocos. Com um software de gestão na loja, além de reduzir as chances de erros, aqueles que porventura ocorram serão mais fáceis de serem identificados e corrigidos.

2. Redução de fraudes

Uma loja com mercadorias expostas e aberta ao público atrai clientes e também indivíduos mal-intencionados. Uma forma de reduzir fraudes é automatizar seu PDV por meio de software e equipamentos de automação comercial.

Não só no ambiente de vendas ocorrem fraudes, infelizmente também existem funcionários e fornecedores mal-intencionados. Se você não tem uma conferência do pedido de compra com o pagamento realizado, o ambiente interno se transforma em uma torneira de prejuízos.

3. Produtividade

Uma forma de evitar retrabalhos e perda de tempo para a equipe de funcionários é fornecer ferramenta certa e informações centralizadas.

Quer ver um exemplo? Imagine o momento da apuração de impostos. Quando se utiliza um sistema de gestão, todas as notas são processadas automaticamente, já que as mesmas estão todas lançadas, bastando um clique. Entretanto, sem um sistema, é um parto, o processo é manual, complicado e passível a erros.

Falando em apuração de impostos? Veja nesse artigo as vantagens do validador tributário do cadastro de produtos.

4. Segurança das informações

Com software de gestão na loja é possível definir perfis de usuários e limite de acesso. Se um funcionário vai ficar responsável pelo controle de estoque, por que ele precisa saber das contas a receber da empresa? Com software de gestão na loja, essas informações ficam seguras.

Além disso, avalie soluções em nuvem, que contam com backup automático das informações. Essa opção é importante para você não precisar se preocupar com essa tarefa, poupando tempo e recursos.

5. Organização

Manter as informações de venda, compra, estoque, dentre outras, reunidas em um só sistema, fará com que você consiga organizar a sua operação, gerenciando melhor a sua equipe.

Um software de gestão na loja é um aliado para todas áreas, vamos usar como exemplo o setor de compras; principalmente para o comprador, ter informações sobre a quantidade do produto em estoque e o último preço de compra será fundamental para uma boa compra.

6. Atendimento eficiente

O cliente deseja ter uma experiência agradável e se sentir especial e nesses dois pontos um software de gestão na loja pode ajudar. Com automação comercial você evita filas, fazendo um atendimento rápido e sem atritos com o seu consumidor.

Por meio de um sistema que conta com cadastro de clientes, é possível realizar vendas a prazo para o consumidor e ainda ter um controle simples e seguro. Vários softwares oferecem também opção para definir descontos, limites de crédito por cliente, e muitas outras facilidades para o momento da venda.

7. Controle de estoque

Principalmente no varejo de alimentos, como supermercados, padarias e mercearias, é impossível realizar o controle de estoque manualmente, ou por meio de planilhas. É fundamental contar com automação comercial no checkout.

Dessa forma, todas as vendas serão registradas e as informações dessas transações alimentarão todo o sistema do varejista.

8. Controle financeiro

Quais foram suas despesas que mais aumentaram nos últimos 3 meses? Em relação aos seus colegas de setor, como está seu nível de gastos no escritório? Ou despesas com limpeza e manutenção?

Não sabe responder? Utilizando o módulo financeiro do software de gestão, basta registrar os lançamentos de contas a pagar, que você conseguirá controlar essas atividades. O plano de contas gerencial é uma ferramenta muito poderosa para o empresário varejista, acesse esse artigo e saiba mais LINK.

9. Segurança fiscal

No Brasil a legislação é complexa e onerosa. O problema é que não segui-la coloca sua empresa em risco. A notícia boa é que um software de gestão na loja você ganha uma grande ajuda nessa tarefa.

Os sistemas já vêm com a legislação dentro do software. Isso facilita e traz segurança para sua loja. Gerar o arquivo SPED fica muito mais fácil quando você utiliza um software de gestão na loja

10. Melhores decisões

Com informações precisas e atualizadas você conseguirá tomar decisões baseadas em dados e fatos e não apenas no “achismo”. Isso fará com que você tenha certeza sobre investimentos e consiga criar ações eficientes para impedir prejuízos para seu negócio.

Um software de gestão na loja, fornece informações que vão desde específicos como o resultado da venda de determinado produto, que serão importantes para você decidir se vale a pena continuar vendendo essa mercadoria, até informações operacionais, como a margem de perda de determinados itens. A partir dos números, você consegue criar ações para reduzir a situação adversa.

Software de gestão na loja: braço direito do varejista

Varejistas que já utilizam um sistema de gestão em suas empresas colhem os resultados de uma operação automatizada, integrada e eficiente. Isso reflete diretamente no final do mês, na hora de fechar as contas da loja.

Quer saber como colocar o melhor software de gestão na loja? Veja 6 dicas para escolher esse sistema.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *