Débito de Fornecedor: entenda o que é, como usar e sua importância

Além de ser fundamental para o controle financeiro do supermercado, o débito de fornecedor é um processo essencial para as rotinas de compras da loja. Você sabia que é possível melhorar suas negociações com fornecedores ao utilizar o débito de fornecedor?

Infelizmente, o débito de fornecedor é um processo pouco utilizado pela maioria dos supermercadistas. A rotina que está presente no sistema de gestão do negócio muitas vezes é substituída por anotações, que quase sempre acabam perdidas, o que resulta em prejuízos para a empresa.

Débito de Fornecedor: entenda o que é, como usar e sua importância

Mas afinal, o que é débito de fornecedor?

Durante o dia a dia de um supermercado, o contato entre fornecedores e o varejista acontece frequentemente, praticamente todo o dia. Seja para compra de novos produtos ou resolução de problemas, como no caso de recebimento de mercadorias, o relacionamento é constante.

O débito de fornecedores é uma funcionalidade do software de gestão para controle das promessas e compromissos feitos pelo fornecedor perante o varejista. Essa rotina é utilizada quando há algum acordo sobre uma situação entre o varejista e o fornecedor, e este se compromete a repassar uma quantia para o varejista.

Sabendo disso, por que esse processo é tão importante para a operação do seu negócio? Entenda no próximo tópico.

Por que usar o débito de fornecedor?

O débito de fornecedor é importante pois com ele é possível ter um histórico de negociações realizadas.

Esse histórico é de grande importância para momentos de negociação de novas compras. Utilizando um sistema de gestão para varejo, ao realizar um pedido de compra o responsável pelo setor é avisado sobre o débito existente, fazendo com que o comprador seja avisado sobre a situação do fornecedor.

Quer saber o que é um pedido de compra? Veja esse artigo onde explicamos com detalhes.

Sabemos que um supermercado é caracterizado por ter um MIX grande de produtos, isso resulta diretamente em uma grande quantidade de fornecedores. Dessa forma o débito de fornecedor é uma função importante para garantir o controle das negociações e de valores devidos por cada um.

Por isso é fundamental ter o controle, afinal você precisa saber quem está te devendo e qual o valor.

Vamos apresentar algumas situações em que o uso da rotina de débito de fornecedor é essencial. Confira:

Quando usar o débito de fornecedor?

Recebimento de mercadorias: na entrada de mercadoria, caso aconteça alguma divergência entre o que foi comprado e o que foi entregue, ao invés de devolver o produto, é realizado um acordo com o fornecedor, gerando um débito para o mesmo no sistema de gestão.

Rebaixamento de preço: na hora de fazer o processo de reduzir preços, normalmente o fornecedor faz um acordo com o varejista assegurando a margem, para isso é preciso que seja lançado o débito de fornecedor, assegurando que seja pago o valor.

Não sabe o que é rebaixamento de preço? Confira nesse artigo completo sobre o assunto.

Introdução de produto: quando o fornecedor quer colocar um produto novo no mercado ele oferece algumas condições especiais para a empresa, dessa forma é preciso concretizar o acordo e lançar o débito de fornecedor para garantir o recebimento do valor acordado.

Promessa de inauguração de loja: como uma forma de ajudar o supermercadista, o fornecedor promete valores para incentivar a redução de preços. Novamente é preciso o controle para não deixar que perca os valores acordados.

Ponta de gôndola: há situações em que o varejista deseja colocar o produto em destaque e o fornecedor patrocina de uma certa maneira o supermercadista.

Situações diversas: veja esse exemplo, o freezer do fornecedor estragou, ao invés dele trocar, ele propôs pagar um valor X e o próprio supermercadista buscar conserto. Assim, é gerado um valor que o fornecedor deve passar para o supermercado e a forma de controlar isso é por meio da funcionalidade débito de fornecedor do seu sistema de gestão.

Como usar o débito de fornecedor no sistema de gestão?

O débito é um lançamento no sistema. Um bom sistema de gestão para varejo deve ter opções de integrar esse lançamento com outras atividades, principalmente o pedido de compra, que é a principal ferramenta do setor de compras do supermercadista (veja nesse link como utilizar um pedido de compra para melhorar suas compras).

Outra integração importante é no financeiro, no contas a pagar, é possível visualizar débitos em abertos com fornecedores antes que você realize o pagamento da nova compra. Assim, você pode abater e negociar valores.

Além disso, no sistema é possível travar um fornecedor que tiver com débitos, evitando que você volte a realizar compras.

Além de contar com a opção de inserir o débito no sistema, é importante que você consiga gerar um documento para impressão para colher a assinatura do fornecedor, validando o acordo feito.

Débito de Fornecedor: entenda o que é, como usar e sua importância

Use o débito de fornecedor e evite prejuízos

Sabemos que no setor supermercadista, qualquer centavo é importante para garantir que sua empresa não vire o mês no vermelho. A rotina de débito de fornecedor vai ajudar você a controlar os valores acordados e garantir o recebimento.

Supermercadistas que não utilizam essa rotina não conseguem controlar o valor do débito de fornecedor e assim não conseguem cobrar ou evitar que a equipe de compras volte a fazer negócios com esses indivíduos.

Portanto procure a software house responsável por fornecer o sistema de gestão da sua empresa e comece agora mesmo a usar a rotina de débito de fornecedor, assim você conseguirá realizar compras melhores e evitar prejuízos decorrentes de falta de pagamento.

Quer saber como escolher o melhor sistema de gestão para sua loja? Baixe gratuitamente esse material que fizemos sobre o tema. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar essa informação adiante.

Ficou com alguma dúvida sobre débito de fornecedor? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo