Uniformes: quais tecnologias você precisa conhecer

Já pensou que os uniformes profissionais da sua loja podem ser mais qualificados para as demandas do seu negócio? É certo que funcionários uniformizados contribuem diretamente para a produtividade, marketing e economia da sua empresa. Mas, além de influenciar no bem-estar dos profissionais aos vestir essas roupas, você pode adequar os uniformes às atividades da sua loja utilizando a tecnologia a seu favor.

Uniformes: quais tecnologias voce precisa conhecer

 

Neste artigo, serão apresentadas algumas tecnologias presentes no mercado que influenciam na performance da sua equipe e, consequentemente, no resultado do seu negócio.

A importância de aliar tecnologia à uniformes

Vestir a sua equipe com uniformes não só impulsiona seu marketing, já que sua marca estará mais visível aos clientes, como também resulta em praticidade e satisfação dos seus funcionários. Além de aparência e bons cuidados, essas roupas precisam estar alinhadas com as atividades do seu negócio.

Tecnologia e qualidade devem ser aliados. Dessa forma, os uniformes terão maior durabilidade, o que representa economia nas despesas da sua loja. Aspectos como funcionalidade, conforto e resistência devem ser considerados. E é, por essa razão que vamos detalhar possibilidades de tecnologias, básicas e específicas, apresentadas por uniformes de qualidade.

1. Tecnologias básicas

Algumas características dos uniformes são básicas, como qualidade do tecido e da costura. Aqui estão algumas das considerações mais relevantes, você precisa atentar-se a elas para adotar uniformes profissionais em sua loja.

  • Costura Francesa

Dê uma olhada na camisa que está vestindo. Na altura das mangas, por exemplo, note como o tecido da manga se une ao restante da peça. Normalmente, as camisas masculinas possuem um acabamento que embute a costura, chamado de Costura Francesa.

O tecido se sobrepõe ao outro e é unido por uma costura dupla. É considerado um tipo de acabamento para tecido finos, por se tratar de uma costura delicada. E exatamente por isso, tem ótima aplicabilidade em uniformes. Contribuindo para uma costura mais resistente justamente por ser dupla, garante maior durabilidade e, portanto, economia para o seu negócio.

Ao contrário das peças masculinas, as camisas femininas costumam receber a Costura Overloque – acabamento que apenas une o tecido da manga com o restante da peça. No mercado, existem empresas de uniformes profissionais que ainda se dispõem a fazer um reforço quando utilizam a Overloque, de modo a garantir a durabilidade dessas peças. É importante buscar por empresas que realizam esse tipo de reforço na costura.

  • Tingimento em Indanthren

Algumas roupas mudam de cor nas primeiras lavagens, não é mesmo? O susto ao retirar as roupas da máquina de lavar é bem comum: desbotamento. Após algumas lavagens, a cor do tecido já é perceptivelmente outra.

Agora imagine os uniformes da sua loja desbotados. A mudança na coloração pode influenciar na caracterização da identidade da sua marca. Por isso, além de instruir os funcionários a respeitos dos cuidados com o uniforme, é importante atentar-se ao tingimento do tecido na hora de escolher o fornecedor.

O mercado da indústria têxtil oferece vários processos e produtos químicos. Dentre essas tecnologias, há transformações químicas importantes como a pigmentação dos tecidos. E é aí que destaca-se o corante Indanthren. Afinal, ele é o principal corante da linha profissional e tem boa aplicabilidade em roupas que possuem algodão em sua composição.

O Indanthren é a melhor opção para tecidos com fibras de algodão porque seu poder de fixação nesse tipo de tecido é alto. Essa característica deve-se à afinidade do corante com a fibra de algodão, o que resulta em uma forte aderência da cor em seu interior. O tingimento em boa qualidade garante que aquela coloração durará o maior tempo possível.

  • Textura microcraquelada

Nos dias de hoje, passar roupa se tornou um ação de luxo em meio à rotina acelerada das pessoas. Com a correria do dia a dia, a preferência tem sido por roupas que não amassam. Essa característica pode estar relacionada à estrutura das fibras do tecido, mas também a acabamentos específicos.

O acabamento com textura microcraquelada, na verdade tem relação com a fibra do poliéster, que por ser sintética, amassa menos. Além de proporcionar uma textura diferenciada, a escolha por esse acabamento possibilita que seus funcionários estejam com o uniforme sempre alinhado.

2. Tecnologias específicas

Existem uniformes com acabamentos mais específicos, geralmente à base de produtos químicos, que estão relacionados diretamente às atividades dos profissionais que os vestem. Aqui estão algumas das principais tecnologias específicas que podem melhorar a performance de seus funcionários:

  • Repelente a líquidos, óleos e graxas

Imagine um chef de cozinha em trabalho. Não há dúvida sobre a possibilidade de seu uniforme, uma Dolma, ser atingida por líquidos e óleos, por exemplo. No final do dia, é importante que o chef tenha a possibilidade de limpar seu uniforme sem maiores dificuldades.

O acabamento repelente a líquidos, óleos e graxas facilita a limpeza e prolonga a durabilidade do uniforme, já que dificulta a absorção desses componentes pela roupa.

  • Antimicrobiano

Conhecido também como antiodor, o acabamento antimicrobiano é realizado de forma a evitar mal cheiro nas roupas. Essa tecnologia normalmente é aplicada em uniformes de profissionais que permanecem muito tempo no sol, ou estão expostos a excesso de calor. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por exemplo, utiliza de uniformes com essa tecnologia.

Além da questão relacionada a higiene, este acabamento dificulta a proliferação de microrganismos e, portanto, de bactérias.

  • Antivetores

Há duas formas de aplicar o antivetor neste tipo de acabamento:

  1. Por meio da fixação de um odor, de forma que os mosquitos não se aproximam de quem veste o uniforme;
  2. Textura específica do tecido em que, ao pousar no uniforme, o mosquito fica preso e morre.

Normalmente, a tecnologia é aplicada para profissionais que atuam no campo, em locais abertos.

  • Retardante a chamas e arco elétrico

Em situações de trabalho com riscos de exposição a fogo repentino, calor por radiação e arco elétrico, é necessário aplicar nos uniformes profissionais o acabamento antichamas. Essa tecnologia faz com que o tecido não incendeie quando exposto a estes riscos.

O acabamento é desenvolvido com base em exigências do Ministério do Trabalho. Mais especificamente pela NR 10 – Norma Regulamentadora que garante a segurança e saúde dos trabalhadores que exercem atividades em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Portanto, sua aplicação está diretamente relacionada à segurança do trabalho, durabilidade e conforto. Inclusive, os tecidos utilizados nestes uniformes precisam ser aprovados por laudos antes de serem vestidos.

  • Proteção UV

Em sua loja, pode haver funcionários que atuam constantemente sob o sol. Para proteger a pele da exposição aos raios ultravioletas, a aplicação de Proteção UV pode ser uma boa alternativa. Cada vez mais comuns em uniformes escolares, esse tipo de acabamento prepara o tecido para proteger a pele de quem o veste, para além da própria barreira física da roupa.

  • Ecológicos

Você sabia que, hoje em dia, um percentual dos fios das suas camisas podem ser produzidos a partir de reciclagem de garrafas PET? Em prol de sustentabilidade, a indústria têxtil tem utilizado tecidos sustentáveis misturados com fibras de poliéster e de algodão.

A consciência ecológica envolvida na produção dos uniformes dos funcionários do seu negócio, além de resultar em resistência e conforto, pode beneficiar o marketing da sua marca. Reforçar responsabilidade ambiental pode ser uma ótima forma de criar identificação e fidelizar seus clientes.

Conclusão

A jornada em busca dos melhores uniformes para sua loja é longa. Até aqui, você já aprendeu mais sobre a importância de adotar uma vestimenta padrão para o seu negócio, sobre como cuidar dos uniformes e quais tipos de tecido e aspectos você deve considerar na escolha destas roupas. Há uma série de características básicas possíveis como tipo de costura, tingimento e textura dos tecidos, além dos acabamentos mais específicos.

Esta decisão pode influenciar o sucesso da sua empresa, e nós podemos lhe ajudar nisso. Continue acompanhando este conteúdo e entre em contato conosco no caso de dúvidas e/ou indicações de empresas especializadas no assunto

Não deixe de assinar nossa newsletter e receba outras informações importantes para sua loja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo