Software ERP

PDV (Ponto de venda): a parte mais importante da loja

Escrito por Gabriel Junqueira | 24/10/2019
  • 4754 visualizações
  • 217 compartilhamentos

O PDV (Ponto de Venda) é o ponto mais importante da loja. Afinal, o grande objetivo do varejo é vender. Sendo assim, os processos essenciais deste local nunca podem parar. 

No artigo, nos referiremos a PDV como o check out da loja. Emissão de cupons fiscais, recebimento de pagamentos e o software do seu ponto de venda, são processos que, caso parem, o prejuízo é certeiro.

PDV (Ponto de venda): a parte mais importante da loja

Importância de um Software de PDV

Implementar um sistema de automação dos processos do ponto de venda é essencial para o bom funcionamento e a eficiência das atividades. Processos mais rápidos são importantes para a satisfação do cliente o que resulta rapidamente em melhores números de vendas. 

O check out desempenha um papel de suma importância na experiência do cliente. Como faz parte do fim da jornada do consumidor, o check out deve ser o mais simples e ágil possível.

Hoje, muito se fala em “frictionless”, ou seja, o cliente ter uma experiência fluida. O consumidor pode demorar o tempo que for dentro da loja, mas na hora de pagar, é essencial que esse processo seja rápido. O que o cliente quer é pagar rápido e ir embora. Assim, é essencial que o software de PDV (Ponto de Venda) coopere com esse objetivo. 

O primeiro passo é escolher um software que atenda às necessidades da sua loja.

Quer saber tudo sobre o PDV? Veja o vocabulário do ponto de venda.

Saber exatamente as necessidades do seu frente de caixa é um diferencial que deve ser considerado no momento de escolher qual software será a base da sua operação do PDV. Dessa forma, contar com um software que ofereça um suporte qualificado e uma manutenção rápida no momento do problema, evita prejuízos por falhas de funcionamento desse sistema.

Integração entre o PDV e os outros processos da loja

Um software de gestão oferece a integração entre todos os processos da sua loja, o PDV entra nessa teia integrada.

Processos integrados evitam que erros aconteçam no momento das transmissões dos dados. A segurança e a agilidade são fatores que também colaboram para todo o sucesso da operação total do varejo.

O processo de venda começa no momento do pedido do produto, dessa forma integrar os processos é garantia de sucesso.

Nesse mesmo processo, a última etapa é a concretização da venda pelo cliente. Nesse momento, é importante que todos os outros processos sejam realizados com eficiência. Assim, o surgimento de algum problema que afete diretamente a decisão de compra do consumidor, é dificultado.

Para além das vendas, um bom software de PDV também desempenha um papel importante no processo interno da loja. Bem, a maior parte das coisas que saem da loja, saem pelo PDV. Desse modo, automatizar essa etapa, garante um processo integrado. 

Automatizando, também, a entrada dos produtos e o processo de pedidos, você consegue ter um total controle do estoque. Assim, problemas como as perdas são evitados. 

PDV e Legislação Fiscal

O software de PDV (Ponto de Venda) deve atender à legislação do seu estado. O FISCO é bem rigoroso quanto a legislação do ponto de venda. 

Assim, utilizar um software que não esteja adequado ao seu estado pode ocasionar multas e autuações para a empresa.

 

PDV (Ponto de venda): a parte mais importante da loja

Investimento no PDV 

Quando se olha para o fluxo do varejo, a automatização do PDV é fundamental para a transação de mercadorias. Por ser um processo extremamente importante são necessários investimentos. Dessa forma, um bom software e o treinamento dos funcionários responsáveis pelo setor são processos essenciais.

A escolha de equipamentos do PDV é também um ponto importante. Uma boa impressora fiscal, um bom computador e uma internet que não trave são fundamentais para um bom funcionamento do PDV. Essas tecnologias garantirão o funcionamento do seu frente de caixa e a satisfação dos seus clientes. 

Sempre procure os melhores equipamentos para que você possa conseguir o melhor resultado do seu software de PDV e de gestão. O investimento será recuperado por meio da eficiência e será reconhecida no aumento das vendas.

Além da impressora fiscal, existem outros equipamentos importantes para o PDV. Baixe gratuitamente esse material sobre equipamentos no PDV. 

Conclusão 

O software está no centro dos processos de um supermercado. O desempenho desta ferramenta garante a velocidade, a segurança e a legislação da empresa. Desse modo, com um bom software aprimora tributos indispensáveis. 

A simplicidade do PDV é um fator que também otimiza processos da sua empresa. Um software que exige muitos “cliques” por parte do operador de caixa, demanda um maior tempo no atendimento ao cliente e acaba, assim, gerando o descontentamento dos clientes. Dado que a fila aumenta, assim como o tempo gasto no processo de pagamento das compras. 

Assim como uma velocidade rápida da impressora, um cpu que não trava e até mesmo um self checkout, são ferramentas que atuam em melhorias no varejo e na experiência dos clientes.

O seu PDV merece muita atenção, não deixe problemas afetarem todo seu processo de venda.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo! 

Patrocinado:

Patrocinado: