Uniformes profissionais: como e por que cuidar

Você certamente já sabe da importância de adotar uniformes profissionais em sua empresa. A forma que os funcionários da sua loja se vestem influencia diretamente na produtividade, nos lucros do seu negócio e no bem-estar dos próprios profissionais. Mas, ao entregar uniformes a eles, fica uma questão: quais são os cuidados necessários com essas roupas?

Uniformes profissionais_como e por que cuidar

 

Hoje vamos falar sobre a necessidade de assumir certos cuidados com os uniformes de trabalho e como fazê-lo.

1. Por que é tão importante cuidar dos uniformes profissionais?

Durabilidade é a palavra. Quanto mais tempo os uniformes profissionais da sua loja durarem, menor será a necessidade de trocá-los, certo? Isso influi diretamente na economia do seu negócio, já que o prazo para reposição se estenderá.

É importante também que os uniformes profissionais estejam em boas condições, pois sua marca será carregada nessas vestimentas. A aparência dos uniformes será diretamente ligada à identidade do seu negócio. Tudo isso influencia na sua comunicação visual e, por isso, é essencial que os uniformes profissionais estejam bem apresentáveis.

Para garantir a durabilidade dos uniformes e a economia do seu negócio, é preciso informar aos funcionários quais são os cuidados necessários com essas roupas. E é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

2. Como cuidar dos uniformes profissionais

Há uma série de cuidados importantes relacionados à lavagem e secagem dos uniformes profissionais. Mesmo no momento de passar essas roupas, é necessário ficar atento. As informações a seguir devem ser repassadas aos funcionários da loja no momento da entrega dos uniformes.

  • Não usar alvejantes à base de cloro

A cor da sua roupa mudou e você não faz ideia do motivo. O culpado pode ser o alvejante à base de cloro – ou água sanitária. Essa substância pode desbotar o tecido dos uniformes personalizados. Normalmente, são aplicados em lavagens de roupas brancas, exatamente com o objetivo de clareá-las. Entretanto esses produtos podem também desgastar as fibras dos tecidos, em geral.

  • Usar sabão neutro

O sabão neutro é o mais indicado para a lavagem dos uniformes profissionais, pois agride menos o tecido. Mesmo para as máquinas de lavar, é possível usar sabão de coco em pó ou líquido.

Basicamente, os sabonetes são compostos por gordura, hidróxido de sódio e água. Essa é sua composição simples. Dentre os óleos vegetais, o de coco é o mais apropriado para esse processo de saponificação, pois não há oxidação.

  • Dicas para lavagem

Os uniformes profissionais podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar. É preciso atentar-se à temperatura, que não deve exceder 40 °C. Altas temperaturas podem ser prejudiciais à fibras de tecidos sem tecnologias para suportar alto calor. E é por isso que, no Brasil, nem as máquinas de lavar possuem essa funcionalidade.

Estas são dicas importantes relacionadas ao processo de lavagem:

I. Se os uniformes profissionais estiverem com sujeiras mais difíceis, é indicado deixá-los de molho com sabão e esfregar cuidadosamente. Dependendo do excesso de sujeira, uma lavagem prévia pode ser realizada, antes de lavar com os demais uniformes;

II. Sempre verificar se não há objetos nos bolsos dos uniformes, pois aos serem centrifugados junto às roupas, podem danificá-las;

III. Não friccionar, nem torcer os uniformes profissionais, para evitar alteração nas  fibras do tecido;

IV. Lavar as roupas coloridas separadamente das roupas claras e/ou brancas, para evitar manchas;

V. As peças escuras devem ser lavadas pelo avesso, para não que acumulem pelos de outros tecidos;

VI. É importante desdobrar punhos, barras e golas, para que o uniforme seja lavado por igual em todas partes.

  • Como secar e passar os uniformes profissionais

A luz do sol pode desbotar os uniformes profissionais. Por isso, é recomendável secar as roupas em cabides na sombra. Caso elas sejam secadas em secadoras, a temperatura máxima também deve ser 40 °C.

Nas etiquetas das roupas, haverá instruções de como passar cada peça. De qualquer forma, a temperatura do ferro não deve ser maior que 150 °C. Sempre que o tecido apresentar estampas, as peças devem ser passadas viradas pelo avesso. Assim, é evitado que as estampas grudem no ferro.

Conclusão

Para que os funcionários da sua empresa cuidem adequadamente de seus uniformes profissionais, garantindo a aparência, a durabilidade e a economia do seu negócio, é necessário instruí-los. Dicas básicas como não torcer essas roupas e não deixá-las secando à luz do sol, por exemplo, podem proporcionar uniformes bem cuidados por mais tempo.

Outras medidas relacionadas à uniformes profissionais são importantes para o sucesso da sua loja. Continue acompanhando os artigos conosco!

Gostou desse conteúdo? Assine a newsletter do InfoVarejo e receba outras informações importantes para sua loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo