fbpx
Softwares

3 prejuízos de não ter uma boa gestão na sua padaria

Escrito por Guilherme Gallo | 05/10/2021
  • 493 visualizações
  • 20 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Todo empreendedor enfrenta grandes desafios para alcançar seus objetivos de negócios e uma boa gestão é fundamental para que os mesmos sejam identificados e superados. 

3-prejuízos-de-não-ter-uma-boa-gestão-na-sua-padaria

Muitas padarias ainda possuem uma gestão instintiva por parte de seus donos, que possuem anos de experiência no negócio e sentem que, como prosperaram até os dias de hoje, não precisam modificar o modo que trabalham.

Devido à alta complexidade do ramo, do aumento dos custos, despesas e consequente  redução da margem de lucro nas vendas ao longo dos anos, aumento da concorrência como supermercados e farmácias oferecendo produtos de padaria e mercearia. 

Além disso, também lidamos com o aumento do nível de exigência dos clientes, que com o apoio da tecnologia conseguem facilmente comparar o nosso produto com o dos nossos concorrentes e escolher de quem comprar sem ter que sair de casa.

Identificamos os quatro principais prejuízos de não ter uma boa gestão na sua padaria. Confira!

Falta de tempo

Sem um sistema de gestão especializado em padarias, todas as operações dependem de uma única pessoa, o dono. 

A falta de tempo interfere não só na vida pessoal, que não pode tirar uma folga sem o risco de dar algum erro nas operações essenciais, mas também no tempo para administrar tudo. 

Ou seja, 24h por dia não são suficientes para contatar fornecedores, cotar os melhores preços, administrar as contas, precificar, decidir cardápio etc. 

Sem contar que, normalmente, todas essas funções são feitas com base no conhecimento do dono, no instinto. Já pensou se um imprevisto acontecer e você precisar se ausentar do seu negócio por uma semana?

Não conhecer a produtividade 

Como falamos no item anterior, uma pessoa responsável por muitos processos implica na falta de tempo para que todos os procedimentos sejam constantemente analisados e alcancem o melhor resultado. 

Assim, muitas vezes, a parte que envolve a panificação fica sob a responsabilidade dos colaboradores responsáveis por essa área. Mas essa parte também precisa ser gerenciada, já que a produtividade interfere diretamente nas vendas. 

Você conhece a produtividade de cada setor da sua padaria?

Retorno financeiro

Não saber a produtividade de cada setor e a falta de tempo para gerenciar todas as operações da sua padaria afetam o retorno financeiro que você terá. 

Não ter cada item tabelado e analisado conforme os valores de compra e venda pode fazer com que você gaste energia sem depois colher os frutos. 

Saber o que dá lucro ou prejuízo pro seu negócio é um dos principais pontos para uma boa gestão e uma estratégia de melhoria dos resultados. 

Software de gestão como aliado

A resposta para conseguir ter tempo, conhecer a produtividade e aumentar seu retorno financeiro é investir em tecnologia. 

Os melhores sistemas de gestão do mercado farão mais do que apenas gerenciar seus pedidos. Você poderá configurar seus cardápios, sincronizar com seu sistema de estoque atual para poder ver seus níveis de estoque, fora a cotação dos itens com os melhores fornecedores e as outras operações como as contas a pagar e a receber.

Obviamente, os desafios são comuns em qualquer negócio de alimentos e bebidas, mas é como você os administra que fará a diferença. Nossas maiores dicas são revisar seus processos regularmente para que funcionem perfeitamente e investir em boa tecnologia para que você possa colocar sua padaria na melhor posição para o sucesso. 

Quer saber como escolher um software de gestão para sua padaria? Veja aqui!

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: