fbpx
Gestão Financeira

Por que as padarias dependem tanto dos donos?

Escrito por Guilherme Gallo | 10/08/2021
  • 2243 visualizações
  • 813 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma empresa não pode sobreviver adequadamente se o proprietário não ficar atento aos processos e resultados, mas nas padarias isso acaba sendo extrapolado e, muitas vezes, o dono não consegue tirar nem um dia de folga.

Por-que-as-padarias-dependem-tanto-dos-donos

Mas esse fato não acontece por acaso. Existem alguns fatores que fazem com que, aparentemente, o dono de uma padaria seja indispensável para um bom funcionamento do negócio.  

Você sabe quais são esses fatores? 

1 – Informações em apenas um lugar

Em muitos estabelecimentos, principalmente naqueles gerenciados pela família, as informações ficam guardadas em apenas um lugar, na cabeça do dono. 

Isso dificulta que outra pessoa fique responsável pelos processos e, muitas vezes, ocasiona erros que afetam até mesmo o financeiro do negócio. 

Mas pense ainda em outra situação, suponha que você tenha um imprevisto e precise se ausentar por alguns dias, como seria a gestão da sua padaria? Como a pessoa encarregada de fazer as compras faria? Como ficariam os processos? Isso nos leva ao próximo ponto.

2 – Conhecimento empírico e processos não mapeados 

Como falamos no tópico anterior, muitas das informações de uma padaria estão na cabeça do dono, fazendo com que os processos realizados não sejam mapeados. Ou seja, tudo acontece de forma mais instintiva. 

Sem contar que os donos de padaria aprenderam a gestão e até mesmo as receitas de forma empírica, um saber baseado na experiência e nas observações, que podem ter sido passadas de geração para geração. 

guia de gestão para padaria

3 – Falta de análise

O terceiro fator agrega 2 pontos principais:

O primeiro é que muitos dos dados coletados não são analisados.

O que isso significa? Que mesmo quando anotamos as informações fundamentais para a gestão, como a produção diária e as perdas, nós não paramos para analisar se o que planejamos na hora das compras e na hora da produção está rendendo o esperado nas vendas e nos dando o lucro desejado.

Suponha que você venda 7 mini cheesecakes por dia, mas sua produção diária seja 10. Todos os dias sobram 3 cheesecakes, cujo preço da matéria-prima é alto. Todos os dias você desperdiça 3, qual o impacto no final do mês, ou até da semana? Como você pode melhorar isso?

O segundo ponto é não conhecer a produtividade e a rentabilidade de cada setor. 

Você sabe de onde vem os lucros da sua padaria? Quais produtos estão te dando o retorno esperado e quais estão te dando prejuízo? Quanto do seu lucro vem dos pães, dos bolos e dos salgados?

Hoje, com a mudança de hábito dos consumidores, acelerada pela pandemia, as pessoas deixaram de sair de casa para comprar cada item em um estabelecimento. 

Ou seja, elas querem ir na sua padaria e encontrar tudo que elas precisam, não só o pão, mas também itens emergenciais, como detergente, manteiga, pasta de dente, produtos de mercearia em geral. 

Provavelmente, nos últimos 2 anos, a sua padaria passou a vender muito mais produtos de revenda enquanto o mesmo não ocorreu com os produtos de  produção própria. 

Você sabe como isso afetou o fluxo de caixa e a rentabilidade da sua padaria? Você já fez os cálculos de produtividade e rentabilidade de cada setor do seu negócio? Mais alguém que trabalhe com você tem acesso a esses dados? Esses dados estão anotados e salvos em algum lugar?

Agora, a pergunta mais importantes: 

Se um imprevisto acontece, sua padaria para de funcionar?

A resposta ideal para essa pergunta é não. Mas sabemos que um processo de gestão não é tão simples, certo? Errado!

Se você quiser manter todos os dados na sua cabeça e “dar conta” sozinho da gestão do seu negócio, realmente é uma tarefa muito difícil, mas se você contar com um software de gestão em nuvem, por exemplo, essa tarefa se torna muito mais fluida. 

Isso não significa que você não vai conseguir ter acesso aos dados da sua padaria, muito pelo contrário. 

Com um software de gestão em nuvem, esses dados são organizados da forma mais segura possível, você pode dar entrada em notas fiscais, cadastrar e precificar os produtos e os relatórios de cada setor e processo, bem como as vendas realizadas, podem ser analisados de onde você estiver, do seu celular, computador ou tablet, 24h por dia e 7 dias na semana. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: