fbpx
Gestão

4 fatores que mais impactam na produção da sua padaria

Escrito por Guilherme Gallo | 14/09/2021
  • 829 visualizações
  • 103 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Gerenciar uma padaria não é uma tarefa simples, e alguns pontos podem dificultar ainda mais esse trabalho.

4 fatores que mais impactam na produção da sua padaria

Vários fatores podem impactar diretamente na produção da sua padaria, o que, por sua vez, tem um efeito direto nos seus resultados. 

Leia abaixo para saber quais são os fatores que mais impactam a produção da sua padaria. Esse é um passo a mais para uma melhor gestão do seu negócio.

1 – Conhecimento da produtividade 

Quantos pães de sal o seu padeiro consegue fazer com 10 kg de farinha de trigo? E quantos kg de pães, comuns e especiais, que seu padeiro consegue produzir por dia? Em quanto tempo esses pães que foram produzidos são vendidos? Quantos quilos de farinha e de fermento são utilizados por dia para produzir apenas os pães de sal?

Conseguiu responder todas as perguntas? 

Não? Então você precisa criar estratégias ou utilizar ferramentas que te ajudem a entender melhor a produtividade do seu negócio, porque isso interfere diretamente no seu custo, desde o tanto de farinha que você precisa comprar, até nos custos operacionais envolvidos na produção de cada produto, além de ser o ponto de partida para o controle das perdas, por exemplo. 

2 – Falhas nos processos de produção

O dia a dia de uma padaria exige planejamento, que muda de acordo com a temporalidade. Por exemplo, sexta-feira e sábado pode ter mais saída de produtos que não saem tanto nos outros dias da semana. O mesmo acontece em datas festivas, como o Natal, com a produção de rabanadas e panetone. 

O grande problema é que nem sempre o que é planejado é cumprido e como a maioria dos processos de uma padaria é feita sem o auxílio de ferramentas próprias para gestão, muitas vezes você não consegue acompanhar e verificar o histórico de produção. O que torna impossível saber se o pedido de produção realmente foi para a loja e ter uma base para o controle das perdas. 

Mensurar a produção é indispensável para o controle das perdas, pois facilita na hora de entender o que está sendo feito a mais e não está sendo vendido e porque não está sendo vendido. 

Não só isso, a produção precisa ser planejada. Se você não o faz, quem está? Quando a decisão do que e quanto deve ser feito fica na mão dos colaboradores, sem ser gerenciado, pode existir alguma falha. Se não definimos o que deve ser produzido e nem conferimos se a programação foi seguida, nós ficamos totalmente à mercê da boa vontade dos colaboradores, que por mais que possuam as melhores das intenções, nem sempre estão aptos para direcionar os esforços da padaria de encontro com a lucratividade esperada pelo dono.

Sem contar os produtos que só um dos padeiros sabe fazer. O que acontece quando ele precisa faltar, sua padaria não vende determinado item? É necessário que as receitas sejam padronizadas e difundidas de modo que a receita seja da padaria e não do padeiro.. 

3 – Falta de padronização

Quando um cliente gosta de um produto ele vai voltar na sua padaria com a expectativa de encontrar o mesmo produto, com o mesmo gosto, textura e frescor. 

Quando uma receita não é padronizada e é modificada, esse cliente vai perceber e provavelmente vai se frustrar. Além disso, como nada em uma padaria é feito em unidade, qualquer mudança nas receitas implica também no custo de produção, que pode aumentar e não necessariamente agradar o consumidor, o que aumenta as perdas, muitas vezes, menos é mais! 

Um outro ponto é que a maioria das receitas está na cabeça dos funcionários. Assim, qualquer imprevisto que aconteça implicará na falta do produto e consequentemente nos seus resultados. 

As receitas precisam estar sempre disponíveis e de fácil acesso, para serem acompanhadas durante o processo produtivo,  em um local onde outros colaboradores também possam pesquisar e fazê-las em caso de necessidade.

4 – Processos lentos

A falta de um software de gestão ou de uma ferramenta que automatize ao menos uma parte dos processos de uma padaria dificulta tarefas simples, como o cadastro de novos produtos ou o reajuste do preço de alguns itens. Hoje muitos dos nossos controles são manuais, com algumas anotações feitas em papel ou em planilhas que nunca vamos analisar e não vão nos direcionar para uma lucratividade maior. 

Frequentemente o preço da farinha de trigo é alterado, por exemplo. Toda vez que isso acontece você precisa identificar a redução da sua margem, para poder modificar o valor de todos os itens que precisam da farinha para serem produzidos, garantindo assim a rentabilidade da padaria. Além disso, um software de gestão emite relatórios como das perdas e rupturas que acontecem em determinado período. 

Uma ferramenta que permite simplificar esses processos faz com que você economize dinheiro e ganhe tempo para melhorar outros setores do seu negócio. 

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!

 

Patrocinado: