InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Tecnologia

3 motivos para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja

Escrito por Marcus Vinícius C. Victorino | 30/07/2018
  • 602 visualizações
  • 101 compartilhamentos

A manutenção periódica em equipamentos de loja faz parte dos cuidados que devem ser tomados para garantir o bom funcionamento das máquinas responsáveis por facilitar e garantir a operação do estabelecimento.

Se você ainda não conta com um processo de manutenção periódica em equipamentos de loja, na certa está correndo grandes riscos, primeiramente, de ver seu investimento se perdendo, e depois em sofrer consequências causadas por falta de cuidados com esses periféricos.

Sabemos que a maioria das empresas não podem se dar o luxo de perder investimentos, e mesmo as que possuem não querem correr esse risco, assim a manutenção periódica em equipamentos de loja se transforma em uma necessidade para o negócio.

Ainda não está convencido da importância da manutenção periódica em equipamentos de loja? Vamos apresentar os 3 motivos para realizar esse serviço, confira:

3 motivos para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja

 

3 motivos para fazer manutenção periódica em equipamentos de loja

Para deixar mais claro nossa intenção, vamos separar de acordo com os principais setores da loja: salão, açougue e PDV.

Salão

No salão da loja encontramos principalmente as balanças, responsáveis pela pesagem de produtos em ilhas, como o setor de hortifrúti. Esses equipamentos merecem cuidado especial, afinal são alvos de fiscalização por parte do IPEM e o não cumprimento das normas causa multas para o varejista.

Durante a manutenção periódica em equipamentos de loja acontece a aferição das balanças, que simula todos os requisitos verificados pela fiscalização, além disso também é feito um serviço de prevenção contra possíveis problemas técnicos e limpeza do equipamento, garantindo que periférico transmita uma boa imagem para o consumidor da loja.

Fizemos um artigo apresentando exclusivamente os 3 motivos para cuidar da balança da sua loja. Você pode conferir o artigo clicando neste LINK.

3 motivos para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja

 

PDV

O ponto de venda é o local mais importante da loja. É no PDV que as vendas são concretizadas e o varejista consegue alcançar seu objetivo. Para essa operação, alguns equipamentos facilitam e permitem que os processos sejam executados de forma rápida, segura e controlada.

Alguns equipamentos presentes no PDV são: gaveta de dinheiro, computador, balança de checkout, leitor de código de barras, impressora e no-break. Cada um possui um importante papel para a automação comercial, oferecendo segurança e controle para as vendas da empresa.

A manutenção periódica em equipamentos de loja, principalmente no ponto de venda, proporciona ao varejista a segurança de ver esse processo sempre funcionando. Imagine o caixa da sua loja parado por causa de um problema no computador? Ou a lentidão da fila derivada da falta de um leitor de código de barras?

Na certa é um pensamento que os varejistas não desejam e o motivo é bem simples: PDV parado resulta em prejuízo. A manutenção periódica em equipamentos de loja garante que todos os dispositivos estejam funcionando perfeitamente, reduzindo o risco de paradas inesperadas e problemas técnicos.

É importante frisar que o contrato de manutenção periódica garante você tenha equipamentos de backup em casos de defeitos. Ou seja, quando seu equipamento parar, seu fornecedor se compromete a substituir o equipamento, até resolverem o problema.

3 motivos para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja

 

Açougue

Outro setor que é cercado por equipamentos que precisam de cuidados é o açougue. Estes equipamentos possuem algumas particularidades que aumentam a importância da manutenção periódica.

Por serem equipamentos que são responsáveis pelo processamento de carnes, alguns componentes químicos permanecem nestas máquinas, aumentando a necessidade de limpezas constantes. Essa limpeza faz parte da manutenção periódica e é importante para evitar autuações durante a fiscalização da vigilância sanitária.

A maioria dos equipamentos presentes na área de açougue possui um valor alto, dessa forma é inadmissível que o varejista não conte com processos para assegurar que o investimento feito se transforme em resultados durante muito tempo.

Apesar da importância da limpeza e de assegurar o investimento o principal motivo para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja no açougue é garantir a segurança dos profissionais que operam essas máquinas.

Existe uma série de dispositivos presentes nestes equipamentos que são responsáveis pela prevenção de acidentes, garantindo a segurança e a operação de forma correta. Além de evitar acidentes na loja, estes dispositivos de segurança são inspecionados pelo Ministério do Trabalho e o não cumprimento dessas obrigações gera multas pesadas para o varejista.

Como fazer a manutenção periódica em equipamentos de loja?

A forma mais eficiente, rápida, segura e rentável de realizar a manutenção periódica em todos os equipamentos da sua loja é estabelecendo um contrato de serviço com uma empresa especializada no assunto. Dessa maneira será possível ter segurança que haverá uma periodicidade de manutenções e um controle por parte da empresa.

Além da praticidade e segurança de não se preocupar com a manutenção, o contrato também permite que você tenha equipamentos de backup, sempre que alguma máquina da sua loja apresentar um defeito, fazendo com que sua operação não seja prejudicada.

O varejista já possui muitos desafios relacionados com a gestão do negócio, a manutenção periódica em equipamentos de loja não deve ser mais uma, por isso é preciso que você coloque sob a responsabilidade de uma empresa capaz de resolver esse problema, sempre que aparecer.

Fizemos um Guia de equipamentos para o PDV. Baixe gratuitamente.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba outra informações importantes para a gestão da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre os motivos para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Patrocinado: