Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

No dia a dia de um supermercado, ou qualquer outro estabelecimento comercial do setor varejista, alguns equipamentos são indispensáveis para a operação. Uma balança para varejo tem um papel importante, pois áreas como açougue, hortifrúti e padaria contam com uma grande quantidade de produtos que são pesados na loja.

Deixar de pesar ou realizar a pesagem de forma irregular pode gerar problemas para o varejista durante uma fiscalização do IPEM. Por isso, é importante conhecer a legislação que cerca o uso desses equipamentos em supermercados e saber qual o tipo de balança para varejo usar em cada área da loja.

Balança para varejo: conhecendo a legislação

Algumas leis norteiam o uso de balanças em estabelecimentos comerciais do varejo. Muitas já são aprovadas e são fiscalizadas por instituições como o IPEM, outras apesar de já aprovadas ainda precisam ser colocadas em prática, porém é preciso que o varejista tenha conhecimento.

Uma balança para varejo é responsável por fornecer informações para a comercialização do produto. Normalmente, as legislações são mais rígidas com as balanças responsáveis pela impressão de etiquetas destinadas ao consumo final de um produto.

É estipulado em lei a obrigatoriedade de algumas informações na etiqueta de uma balança para varejo, alguns exemplos são: a descrição do produto, os ingredientes que foram usados na fabricação do produto, a tabela nutricional dos alimentos, tara da embalagem, data de validade e data da pesagem, preço por unidade de peso e preço a pagar.

Algumas leis já obrigam a informação na etiqueta do peso líquido drenado de produtos comercializados com água e o peso líquido glaciados de produtos que são vendidos congelados.

Agora que já sabemos sobre as exigências legais, vamos explicar sobre os tipos de balança para varejo e onde é indicado o uso em sua loja.

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Tipos de balança para varejo:

As balanças usadas no varejo se diferenciam por suas aplicações. Podemos identificar 5 tipos diferentes de equipamentos que são usados para a pesagem de produtos em diferentes setores e momentos da operação ou da venda de mercadorias.

1. Balança etiquetadora

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Esse é o tipo mais comum de balança para varejo. Normalmente é encontrada em setores como: açougue, padaria, hortifrúti, peixaria e frios/laticínios.

Essas balanças são responsáveis por realizar a pesagem do produto e pela impressão da etiqueta, que deve conter as informações do item já cadastradas na memória do equipamento e os valores de peso e preço obtidos por meio da pesagem.

Além disso esse equipamento tem função importante no processo de venda, pois é responsável por fornecer e imprimir o código de barras que será usado para identificação no software de ponto de venda.

Como falamos no tópico anterior, todas etiquetas de uma balança para varejo devem atender às leis que vigoram sobre o assunto. Dados sobre a fabricação, tabelas nutricionais e tara de embalagem, devem ser encontrados nesses rótulos.

2. Balança de checkout

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Essa balança é integrada ao local do frente de caixa, é utilizada por alguns supermercadistas para pesar produtos do hortifrúti ou pães ou para conferir se a gramatura apresentada não sofreu nenhuma alteração até chegar ao PDV.

Para atender a legislação, o varejista que escolher adotar esse tipo de pesagem na sua loja, sem a ilha de pesagem, deverá disponibilizar no setor do produto um outro tipo de balança, com o objetivo de oferecer ao cliente a oportunidade de conferir a gramatura do produto e o preço, antes de chegar ao caixa.

Esse equipamento é conhecido como balança pesadora e será explicado abaixo.

3. Balança pesadora

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

O objetivo desse tipo de balança é fornecer exclusivamente o peso da mercadoria. Como falamos o uso dela é obrigatório em estabelecimentos que não possuem ilhas de pesagem, pois o consumidor pode ver o peso do produto antes de chegar ao frente de caixa.

Essa balança também tem aplicação ligada à produção de uma loja, principalmente na padaria, pois é usada para conferir a gramatura das receitas e pesar os ingredientes que serão usados na fabricação de produtos.

4. Balança de recebimento de mercadoria

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

A função dessa balança para varejo é realizar a conferência dos itens recebidos na loja. No momento de receber uma mercadoria é possível realizar o confronto do peso total da entrega, seja do palete ou da caixa, com o peso apresentado na nota fiscal, que é referente ao peso dos produtos.

Essa funcionalidade é importante para controlar o recebimento de produtos de alto valor agregado, onde normalmente pode ocorrer grande perda, como carnes e alguns tipos de queijos.

5. Balança computadora

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Essa balança é usada, principalmente, em restaurantes que possuem comandas de papel.

Para uma gestão mais automatizada é necessário que este equipamento tenha uma saída serial e esteja conectada ao uma CPU. Cabendo ao software de gestão buscar esses dados e aplicar ao sistema de venda.

É importante destacar que as informações de peso, preço por KG e total a pagar não são impressos em etiquetas, se a mesma não estiver ligada à uma impressora.

Conclusão

Para seguir as exigências legais quanto ao uso de uma balança para varejo e escolher o melhor equipamento para usar em cada área da sua loja é indicado que você procure uma empresa especializada nessas ferramentas.

Isso garantirá que você realize um investimento certeiro e que não tenha que trocar de balança toda vez que a legislação sofrer alguma alteração ou que passe a vender um novo tipo de produto em sua loja.

A balança é um equipamento que tem vida útil longa, se bem conservada, portanto, tenha sempre uma empresa de manutenção eficiente como parceiro.

Clique nesse link e conheça alguns cuidados essenciais para cuidar da balança e prolongar a vida útil dela.

Por isso, é fundamental que a compra seja realizada pensando em todas as características, e não apenas preço. Também, é fundamental um bom uso e manutenção do equipamento para alcançar essa vida útil. Publicaremos materiais a respeito para ajudar os varejistas nessa empreitada.

Preparamos um Guia completo sobre Balança para Varejo, baixe gratuitamente nesse link.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de balança para varejo? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo