3 motivos para cuidar da balança da sua loja

Aplicar processos para cuidar da balança responsável pela pesagem de produtos da loja é uma obrigação de todos varejistas, afinal este equipamento é fundamental para a operação de um estabelecimento do varejo. É por meio desse periférico que todo o processo de pesagem de produtos é realizado, garantindo assim que você consiga vender produtos de hortifrúti e açougue, por exemplo.

Aqui no InfoVarejo já falamos sobre quando e como realizar a manutenção deste equipamento, hoje nosso foco é apresentar os motivos para cuidar da balança da sua loja.

3 motivos para cuidar da balança da sua loja

 

3 motivos para cuidar da balança da sua loja

1. Garantir um bom atendimento ao cliente

O primeiro motivo para você cuidar da balança ou das balanças da sua loja é garantir um bom atendimento ao consumidor que compra em seu negócio. Manter padrões de higiene e de manutenção garantem que você não tenha problemas, gerados por reclamações de clientes.

Imagine o consumidor chegando em sua loja para comprar frutas e ao pesar os produtos encontra a balança suja e com restos de outros produtos pesados ali? A chance de criar um atrito com o cliente e fazer com que ele não volte ao seu estabelecimento é grande.

Além da higiene, cuidar da balança de forma correta garante que o seu equipamento sempre funcione de forma correta. Assim, você vai evitar reclamações derivadas de problemas nos resultados da balança, pois a manutenção periódica é a única forma de garantir que a exatidão do equipamento seja sempre mantida.

A imagem que sua loja passa para o cliente está muito relacionada aos cuidados que você tem com cada elemento da sua loja, e com os equipamentos não é diferente. Cuidar da balança é passar uma imagem de segurança e de preocupação com o cliente, essa imagem pode se transformar em um diferencial do seu negócio e fazer com que você consiga destaque perante aos concorrentes.

2. Atender às normas estabelecidas por órgãos fiscalizadores

Todo estabelecimento que possui balanças é fiscalizado, ao menos, 1 vez a cada ano. Essa fiscalização fica por conta do IPEM, que verifica que os equipamentos estão dentro das normas estabelecidas pelo INMETRO.

Nessa inspeção o fiscal averigua se a balança está seguindo os padrões de pesagem estabelecidas pelo INMETRO, seguindo todas as tolerâncias e resultados encontrados durante a pesagem de produtos. Esse processo é conhecido como aferição de balanças e o não cumprimento das normas previstas, gera multas altas para o varejista e a necessidade de novos investimentos para colocar os equipamentos de forma que possam operar de acordo com as normas.

Além de garantir o cumprimento de todas os componentes avaliados durante uma aferição, cuidar da balança garante a tranquilidade em casos de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária (que verifica se a empresa está cumprimento as regras de higiene).

É importante destacar, que durante a fiscalização do IPEM, em casos onde a fiscalização do IPEM detectar que a balança está pesando para baixo, isso é apresentando um peso menor do que o real, você, normalmente, não será multado, mas sim advertido. Essa advertência dará a você um tempo para regularizar a situação, entretanto o que fica de alerta são as perdas, afinal você estará vendendo um produto com peso menor do que realmente tem.

Já que falamos sobre as perdas, é exatamente este o terceiro motivo para cuidar da balança, evitar as perdas.

3 motivos para cuidar da balança da sua loja

 

3. Evitar perdas

Como falamos, cuidar da balança é garantir a certeza dos resultados encontrados por este equipamento. Essa certeza é fundamental para que você não sofra com prejuízos causados por perdas.

Imagine uma balança desregulada que não consegue apresentar o peso correto de um produto de alto valor agregado, como carnes nobres? O prejuízo ao varejista que será gerado a cada venda será enorme.

No varejo, principalmente em supermercados, cada decimal é fundamental para fechar o mês com saldo positivo, portanto não cuidar da balança de forma correta é assumir um risco de vender produtos com peso errado e ter prejuízos com essas vendas.

Outra perda que possui relação aos cuidados com este equipamento é a perda financeira do investimento. A balança é um equipamento de alto valor e que possui uma vida útil longa, para isso é preciso que passe por manutenções preventivas, garantindo que funcione por muito tempo.

Cuidar da balança é ter tranquilidade na pesagem de produtos

Estes são os 3 principais motivos para cuidar da balança da sua loja de forma correta e contínua. A melhor forma de garantir que esse processo seja executado é contar com um contrato de manutenção de equipamentos, fixado com uma empresa especializada no assunto.

Este contrato garante que seus equipamentos sejam monitorados e aferidos periodicamente, evitando que estejam desregulados, fora dos padrões de higiene e fora das normas do INMETRO.

Além disso, você fica tranquilo quanto à operação da sua loja, pois o contrato garante que em caso de necessidade de reparo sua loja, tenha acesso a equipamentos de backup, garantindo que sua operação nunca pare de funcionar.

Agora que você já sabe os motivos para cuidar da balança da sua loja é hora de colocar a mão na massa. Se ficou com alguma dúvida entre em contato com contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo