Manutenção da balança: quando e como fazer?

Você sabe como realizar a manutenção da balança da sua loja? E quando fazer a revisão da máquina?

Alimentos vendidos a peso fazem parte da rotina de vendas da maioria dos estabelecimentos do varejo. Dessa forma, tão importante quanto garantir a qualidade de produtos de áreas como açougue e hortifrúti, é assegurar que o equipamento de pesagem funcione de forma eficiente e dentro das normas impostas pelo INMETRO.

Manutenção da balança: quando e como fazer?

 

Se a balança da sua loja está com alguma avaria ou está apresentando problemas na pesagem, está na hora de mandá-la para manutenção. É importante destacar que por se tratar de um equipamento regulamentado pelo INMETRO, consertos e reparos devem ser realizados por empresas especializadas, para evitar o risco de descumprimento da lei.

Veja esse artigo que explica quais os passos devem ser tomados caso a balança tenha parado de vez.

Quando fazer a manutenção da balança da sua loja?

O órgão responsável por fazer a fiscalização desses equipamento é o IPEM, que realiza a aferição das balanças anualmente ou quando o equipamento foi objeto de alguma intervenção técnica.

Portanto é importante que o varejista conte com uma programação de manutenção da balança periódica, para evitar que no momento de uma averiguação seja constatado alguma irregularidade e gere uma autuação para a loja.

Como fazer a manutenção da balança?

O principal conceito que o gestor de um varejo precisa ter para executar a manutenção da balança, é que é indispensável contar com uma empresa que ofereça um suporte qualificado para esse serviço.

O que dá para fazer no dia a dia é cuidar para que a balança não sofra com danos e estragos causados pelo uso e conferir como está a regulagem da balança, para que seja constatado os problemas. Isso quer dizer que a parte de “mão na massa” em uma manutenção de balança deve ser feita por uma empresa especializada.

Para garantir o bom funcionamento da balança, vamos apresentar duas dicas para que o varejista consiga realizar uma manutenção preventiva do equipamento da sua loja.

1. Conferência da precisão da balança

É aconselhado que, semanalmente, o varejista realize uma conferência da precisão da balança. Esse procedimento deve ser executado com a utilização de um peso padrão, com o objetivo que em todas as pesagens o resultado seja exatamente o mesmo.

Se for averiguado uma diferença entre o peso apresentado na balança e o peso padrão, está constatada a desregulagem do equipamento.

É interessante que seja verificado se o peso mostrado é o mesmo em todos os locais do prato da balança. Se apresentar alguma alteração está caracterizado um erro de canto.

2. Limpeza do equipamento

A limpeza do equipamento também é considerada uma forma de manutenção da balança. Alguns resíduos liberados por produtos, durante o processo de pesagem, podem prejudicar os componentes internos e comprometer o funcionamento da máquina.

Para efetuar a limpeza da balança deve ser usado um pano seco ou úmido e também deve feita a higienização do local em que está instalado o equipamento. Além disso, nunca deve ser usado produtos químicos para esse processo.

Manutenção da balança: cuidar da balança é garantir a prevenção contra estragos

É fundamental que o varejista saiba como cuidar da balança, para garantir a conservação e bom funcionamento do equipamento por muito tempo.

Alguns cuidados ajudam a preservar e garantir o bom funcionamento da máquina. Fizemos um artigo explicando com detalhes cada um desses cuidados, que são:

1. Deixe a balança de loja em um local que favoreça a sua operação.
2. Destinar uma rede elétrica específica para a balança de loja.
3. Garantir a integridade do lacre da balança.
4. Limpeza correta e constante da balança de loja.
5. Cuidado com o manuseio.
6. Realize manutenção periódica.
7. Tenha um fornecedor de confiança.

Para conferir o artigo na íntegra e saber com detalhes sobre essas dicas para cuidar da balança, clique aqui.

Conclusão: contar com suporte qualificado é fundamental para realizar a manutenção da balança

Para garantir a segurança no processo de pesagem de produtos da sua loja, é essencial que você tenha uma balança operando de forma adequada. Isso quer dizer que além de todos os componentes eletrônicos em perfeito estado, ela precisa operar dentro das normas estabelecidas pelo INMETRO e averiguadas pelo IPEM.

Você sabe qual é o melhor tipo de balança para cada setor do seu negócio? Descubra nesse artigo.

O descumprimento dessas normas pode gerar problemas como autuações e multas para o varejista, além de prejudicar o processo de venda de alimentos vendidos a peso.

Portanto para realizar um processo de manutenção da balança, é preciso que o varejista tenha uma empresa especializada nesse serviço. Por isso, no momento da compra do equipamento é importante analisar o suporte que está por trás, avaliando se a empresa conta com um serviço de manutenção e auxilio ao usuário do equipamento.

Contar com essa manutenção da balança preventiva garante que no momento de uma fiscalização, você não seja pego de surpresa com uma irregularidade na máquina da sua loja.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário com sua opinião.

Ficou com alguma dúvida sobre a manutenção da balança? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}