Balanças de A a Z – O Dicionário da Balança

Você sabe o que é um selo de verificação da balança? Sabe a diferença entre erro de canto e erro de medição? Preparamos o dicionário da balança para acabar com as dúvidas sobre os termos técnicos ligados a esse equipamento.

Balanças de A a Z - O Dicionário da Balança

 

A pesagem de produtos é um dos processos fundamentais do dia a dia de um varejista, a venda de itens como frutas, pães e frios só é possível com a ajuda de um equipamento específico para isso.

Porém, alguns termos podem complicar a vida do gestor, e do responsável por essa operação, por isso preparamos o dicionário da balança, para acabar com as dúvidas do gestor.

Dicionário da balança:

Aferição

Podemos definir que aferição é um processo de verificação de correspondência dos pesos e medidas dos equipamentos de pesagem, ou seja, é a confirmação que a balança segue os padrões estabelecidos e não está desregulada.

Normalmente, esse processo é feito por meio da pesagem de um peso “padrão”, para que seja confirmado que a capacidade de pesagem do equipamento está correta.

Você sabe qual o melhor tipo de balança para cada setor da sua loja? Veja nesse artigo.

Ajuste

No momento de uma aferição, se constatada alguma irregularidade entre o peso padrão e o apresentado pela balança, será necessário que aconteça alguma correção no equipamento, essa correção é conhecida como ajuste e obrigatoriamente, deve ser feita apenas por profissionais capacitados.

Calibração

A calibração também é um processo de verificação da balança, a diferença desse processo para o de aferição é que ao final desse procedimento é emitido um certificado de calibração, que relatará os pesos apresentados pela balança e a comparação com o peso que foi usado como referência.

Conteúdo efetivo

Em produtos que são embalados sem a presença do consumidor, o conteúdo efetivo é a informação sobre a quantidade de produto pré-medido que apresenta a embalagem que será comercializada.

Conteúdo efetivo drenado

Mercadorias que são comercializados com água ou outra solução líquida (como caldas), devem apresentar a quantidade do item sem levar em consideração esse líquido. Portanto o conteúdo efetivo drenado é apenas o peso do produto, excluindo o peso da água.  

Vale lembrar que algumas legislações já obrigam a informação do conteúdo efetivo drenado em todos os produtos que contém líquido, por isso o varejista deve procurar um equipamento que atenda essas normas.

Conteúdo efetivo glaciado

Em produtos como peixes e frangos é comum o glaciamento, ou seja, o acréscimo de uma camada de gelo para evitar a oxidação e a desidratação da mercadoria até que ela seja consumida. Dessa forma o conteúdo efetivo glaciado deve apresentar apenas o peso do produto, excluindo essa camada de gelo.

Controle metrológico de produto pré-medido

Assim como acontece a fiscalização dos produtos que são medidos no momento da venda ao consumidor, existe uma fiscalização que atua apenas nos produtos pré-medidos. Essa fiscalização também é realizada pelo IPEM e segue as regras do INMETRO.

Erro de canto

Os erros de cantos são caracterizados pela excentricidade, ou seja, o erro da medição de um produto acontece em um determinado ponto do prato da balança, normalmente, que é distante do centro.

Erro de medição

Esse erro na pesagem de produtos acontece quando o resultado de uma verificação é diferente do peso padrão, caracterizando uma desregulagem ou defeito do equipamento.

INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é responsável por fornecer e elaborar as normas e políticas sobre a metrologia no Brasil, assim como implantar e garantir o cumprimento das normas e padrões de unidades de medida.

IPEM

Essa sigla é derivada do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, em Minas Gerais o nome é o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais. É responsável pela verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balanças e produtos pré-medidos.

Lacre

O lacre da balança é o responsável por garantir a legalidade do equipamento. Durante uma fiscalização do IPEM, o lacre é colocado para que a balança não seja corrompida e os componentes alterados de forma que prejudique os resultados obtidos durante o processo de pesagem de produtos.

O lacre também pode ser chamado de selo de segurança, esse selo é oferecido apenas seguindo as normas do INMETRO e a violação deste pode representar sérios problemas para o varejista.

Prato

É o componente da balança que será responsável por receber os produtos que serão medidos, ou seja, a superfície onde será colocada a mercadoria.

Produto pré-medido

São os produtos que são colocados para serem comercializados e que são embalados e pesados sem a presença do consumidor, isso é, esse processo é feito antes de serem colocados à mostra nas prateleiras, portanto eles são pré-medidos.

Rastreabilidade metrológica

Segundo o site do INMETRO, rastreabilidade metrológica é a “propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência através de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição”

Link do site do INMETRO com o conceito.

Rotulagem

São as informações (legendas, textos e imagens), que são colocadas na embalagem dos produtos para que possam ser comercializados. Vale destacar que algumas informações são obrigatórias como data de validade, fabricação e peso total.

Tara

Tara é o peso da embalagem (prato, vasilha, jarra) que é usado para pesar algum produto. Estabelecer uma tara para os produtos que serão pesados é uma obrigação de todo varejista que comercializa mercadoria “a granel”, pois é previsto em lei que o cliente não deve pagar pelo peso da embalagem.

Preparamos um artigo com algumas informações importantes sobre tara de balança. Confira.

 

Esses são os conceitos dos principais termos usados durante um processo de pesagem de produtos. Acha que esquecemos de colocar algum termo nesse dicionário da balança? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos.

Ficou com alguma dúvida sobre o dicionário da balança? Mande para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}