Os 4 principais problemas na pesagem de produtos

Alguns setores que vendem itens a quilo no supermercado, são responsáveis por grande parte do faturamento de uma loja. Dessa forma evitar problemas na pesagem de produtos é fundamental para que o varejista consiga aumentar as vendas e melhorar a produtividade da sua equipe nesses locais da loja.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo site Supermercado Moderno, a soma das vendas dos setores de açougue e hortifruti correspondem a aproximadamente 22% das vendas de um supermercado.

Os 4 principais problemas na pesagem de produtos

 

Portanto não reservar um cuidado especial à forma que é comercializado as mercadorias desses departamentos é negligenciar uma grande fonte do faturamento da sua loja. Estabelecer um processo de pesagem de produtos eficiente, rápido e seguro é a forma de garantir que os itens que chegam à balança para serem pesados, chegarão ao PDV em condições de serem vendidos sem problemas.

Para facilitar a vida do varejista vamos falar sobre os principais problemas que afetam a pesagem de produtos e comprometem a produtividade da balança, a gestão da loja e a venda correta dos itens.

Principais problemas na pesagem de produtos

1. Problema de digitação e operação da balança

Os maiores problemas que acontecem no momento da pesagem de produtos estão relacionados à operação da balança, principalmente no momento de digitar os códigos dos itens que serão pesados ou a tara da embalagem que deverá ser descontada.

Esses tipos de erros comprometem toda a atividade do varejista, pois as informações que são captadas pelo equipamento de pesagem, são referentes ao produto indicado pelo operador por meio do código, acontecendo o erro na digitação os dados serão passados para outro item.

Esse erro complica o controle de estoque e a tributação das mercadorias, além de gerar prejuízos financeiros ao negócio, já que cada mercadoria tem um valor diferente e a informação do preço que o consumidor deve pagar é realizada durante a pesagem de produtos.

A melhor forma de impedir que isso aconteça é implantar um processo de treinamento eficiente para toda a equipe responsável, garantindo que ela saiba operar a balança de forma correta.

2. Informar a tara da embalagem errada

Realizar um processo de pesagem de produtos utilizando uma tara errada é um erro comum em muitos estabelecimentos. A informação incorreta – tanto para mais, quanto para menos – pode gerar multas e autuações em uma fiscalização do IPEM, gerando mais transtornos para o varejista.

3. Diferença das informações da balança e do sistema de gestão

Para evitar divergências no momento da pesagem de produtos é importante contar com uma integração entre a balança e o sistema de gestão da sua loja.

Isso será importante para manter o cadastro dos produtos que serão vendidos por peso sempre atualizado tanto no equipamento de pesagem, quanto no software de gestão que é responsável por fornecer informações ao PDV. Uma falha de comunicação nesse processo prejudicará a venda de mercadorias, pois os dados de produtos não serão legíveis no frente de caixa.

A integração com a balança é uma das características que devem ser notadas pelo varejista no momento de escolher um sistema de gestão. Veja sobre essas características nesse artigo.

Alterações no preço, recebimento, descrição ou outras particularidades do produto devem ser compartilhadas entre o sistema de gestão e a balança. No momento de realizar a carga dos produtos desse equipamento deve ser levado em consideração as informações atuais do software de gestão, para evitar divergências e diferenças.

Alguns varejistas já usam a carga automática, evitando a diferença no cadastro de produtos entre os sistemas, isso evita problemas de preços errados, falta de produtos e problemas no controle de estoque, que podem prejudicar toda operação de uma loja.

4. Problemas no controle de estoque

O controle de estoque é a atividade fundamental de um supermercado, como o negócio gira em torno da venda de produtos, é preciso controlar a movimentação destes no ambiente interno da loja, para evitar perdas e rupturas e para favorecer um processo de venda eficiente.

No caso dos alimentos vendidos no peso é fundamental o controle de estoque contar com informações precisas vindas da balança, pois será este o ponto de partida para baixas e atualizações do sistema de gestão.

Durante o recebimento de mercadorias, a balança também tem um importante papel para fornecer informações precisas para o controle de estoque de uma loja. Contar com uma balança de recebimento será fundamental para garantir que os produtos que o fornecedor está entregando correspondem ao que foi comprado.

 Esse processo é feito por meio da pesagem da entrega e a conferência com as informações de gramaturas informadas na nota.

Quer saber mais sobre a balança de recebimento de mercadorias? Fizemos um artigo explicando cada tipo desse equipamento.

A pesagem de produtos depende do bom funcionamento da balança

É importante que o varejista tenha consciência sobre a importância do equipamento responsável por pesar os produtos e gerar informações para a comercialização dos mesmos.

Alguns problemas durante a pesagem de produtos podem decorrer da compra errada da balança, não atendendo a aplicação necessária ao ambiente em que se encontra e de defeitos no equipamento.

Esses defeitos aparecem tanto em questões operacionais, seja na desregulagem da máquina ou em problemas de carga, quanto em problemas gerados por danos no equipamento.

Portanto, para contar com um processo de pesagem de produtos eficiente e correto é indispensável que o varejista se preocupe com a “saúde” da balança. Essa preocupação começa no momento da escolha do equipamento adequado para sua loja, passa por suporte qualificado e por manutenção periódica.

Fizemos um artigo com 7 dicas para você cuidar da balança da sua loja. Confira.

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Ficou com alguma dúvida sobre os problemas na pesagem de produtos? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

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