Fim do emissor gratuito de NFe em Minas Gerais

O Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou o decreto que determina o fim do emissor gratuito de NFe em Minas Gerais. Isso quer dizer que, a partir da data estabelecida no documento, empresários que desejam emitir notas fiscais eletrônicas em MG terão que recorrer a algum software.

Nesse artigo vamos apresentar algumas informações sobre o decreto, para que os varejistas que utilizam o emissor gratuito de Nfe em Minas Gerais tenham informações sobre o que fazer para continuar emitindo notas.

Fim do emissor gratuito de NFe em Minas Gerais

O decreto que determinou o fim do emissor gratuito de NFe em Minas Gerais:

O decreto 47396 foi assinado pelo Governador de Minas Gerais no dia 05/04/2018 e passou a vigorar a partir da assinatura. Nesse documento é descrito que a emissão e transmissão das informações presentes em uma nota fiscal eletrônica deve ser feita por meio de um software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte.

Em outro parágrafo do decreto, fica claro que cabe ao software a responsabilidade da emissão segundo o leiaute estabelecido no Manual de Integração da Nota Fiscal Eletrônica. Confira o trecho que delimita a emissão da NFe no Estado:

§ 1º – (…) I – deverá ser emitida com base em leiaute estabelecido no Manual de Integração da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e -, por meio de software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte;

Para acessar o decreto na íntegra basta clicar nesse LINK.

Utilizo um emissor gratuito de NFe em Minas Gerais, o que devo fazer?

A emissão de notas fiscais é obrigatória para a maioria de empresas que vendem produtos oferecem serviços. Dessa forma, se a sua empresa conta com um emissor gratuito de NFe em Minas Gerais o primeiro passo é procurar uma empresa que forneça um software que realize essa tarefa.

Quer saber como usar um emissor de NFe? Confira esse artigo com o passo a passo.

É importante destacar que muitos softwares estão conectados ao sistema de gestão da empresa, por isso esse pode ser um importante passo para uma automatização de toda área comercial da sua empresa. Por isso é fundamental conhecer a empresa que está por trás do software.

Fizemos um material exclusivo apresentando todas as informações sobre um software de gestão para o varejo. Entre essas características destaca-se o cumprimento das obrigações legais, ou seja, a emissão de notas fiscais de acordo com as regras do fisco.

Baixe GRATUITAMENTE o Guia de sistema de gestão para o pequeno varejo.

Alguns processos como a impressão da DANFE, envio de e-mail para o destinatários da nota e recebimento de XML, acompanham o processo de emissão de uma nota fiscal eletrônica, portanto é importante analisar como o software lida com essas atividades.

Não espere um impedimento no processo de emissão de notas para começar a pensar no que deverá ser feito. Procure agora mesmo uma solução para que o fim do emissor gratuito de NFe em Minas Gerais não afete sua loja.

Receba uma consultoria gratuita de um especialista parceiro do InfoVarejo sobre o assunto, basta preencher o formulário abaixo:



Gostou desse artigo? Compartilhe com os responsáveis pela emissão de notas em sua empresa e evite problemas.

Ficou com alguma dúvida sobre o fim do emissor gratuito de NFe em Minas Gerais? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo