Conheça os 2 tipos de Tara de balança

Estabelecer uma tara de balança para os produtos que serão pesados é uma obrigação de todo varejista que comercializa produto “a granel”, pois é previsto por lei que o consumidor não deve pagar pelo peso da embalagem.

Conheça os 2 tipos de Tara de balança

 

Aqui no InfoVarejo já falamos sobre os tipos de balanças para o varejo e onde deve ser usado cada equipamento, você pode acessar as informações neste artigo. Nas próximas linhas você vai entender um pouco mais sobre como tarar as embalagens e realizar uma pesagem correta.

No momento em que o gestor adquire um equipamento para pesar os produtos, as informações sobre como fazer o processo de tara vêm escritas no manual. Por isso é importante conhecer os tipos de tara de balança para saber como aplicar essas informações práticas.

Tipos de tara de balança

Existem duas formas principais de se realizar a tara de uma embalagem que será usada para pesar um produto no varejo: a tara programada e a tara manual. Saber como usar e quando usar cada uma delas é importante para evitar que o varejista tenha problemas com a fiscalização, ou com reclamações de clientes.

Tara programada

Alguns modelos de balança permitem que a tara seja aplicada no momento do cadastro do produto. Bastando para isso, o conhecimento prévio do peso de cada embalagem, utilizada na venda do produto.

Tara manual

Diferente da tara programada, a manual cabe ao profissional responsável por operar a balança definir qual será o peso da embalagem. Esse procedimento deve ser realizado pesando primeiro o recipiente que será usado para comercializar o produto, pra depois acontecer a pesagem da mercadoria.

No dia a dia de um comércio do varejo, alguns produtos são comercializados em embalagens iguais (pratos, sacos ou copos, por exemplo), sendo assim ao começar um processo de pesagem de itens iguais, normalmente é fixada um valor para a tara de balança, agilizando a operação.

Conclusão: a tara de balança é uma atividade importante para o processo de pesagem de produtos

Para comercializar produtos pesáveis em sua loja é preciso contar com um processo de pesagem de mercadoria eficiente e correto, pois deve atender à legislação do INMETRO.

Esse procedimento é fundamental para evitar problemas na pesagem de produtos, que pode comprometer a venda.

Portanto é essencial determinar a tara de balança das embalagens. Como essa operação pode ser complicada é necessário ter um suporte da empresa especializada nesse equipamento, assim será possível reduzir riscos e erros, tanto operacionais, quanto de aplicação.

Clique nesse link e acesse gratuitamente a portaria do INMETRO que regulamenta sobre tara de embalagens.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, ele será importante pra nós.

Ficou com alguma dúvida sobre tara de balança? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}