InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Cuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?

Escrito por Paulo Nani | 08/08/2016
  • 1136 visualizações
  • 75 compartilhamentos

Você sabia que todo produto pesável deve ter o peso da embalagem (tara da embalagem) descontado no cálculo do valor a pagar pelo seu cliente? Veja essa e outras informações importantes sobre o uso da balança em sua empresa.

Cuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?
Normalmente, quando você sobe em uma balança para dar aquela “conferida”, você dá um “desconto” para compensar o peso da roupa e dos sapatos, não é mesmo? De forma análoga, a sua loja deve descontar o “peso extra” da embalagem ao fazer a pesagem, pois o consumidor não quer pagar plástico e isopor ao preço do produto que ele estiver comprando. Além do risco de criar constrangimento em sua loja e perder o cliente, existem questões jurídicas que protegem o consumidor.

A balança usada na sua loja deve ser de marca e modelo aprovado no INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade. Por outro lado, elas devem ser verificadas periodicamente pelo IPEM – Instituto de Metrologia e Qualidade do seu Estado.

Por isso é fundamental você conhecer os tipos de balanças e as suas aplicações, para garantir a melhor utilização e um bom investimento.

Conteúdo da etiqueta

A etiqueta gerada pela balança deve conter as seguintes informações:

  • Descrição do produto;
  • Data da pesagem;
  • Data de validade;
  • Tara (peso da embalagem);
  • Peso líquido do produto;
  • Preço por quilo;
  • Valor do produto;
  • Dados Nutricionais;

 

E não se esqueça que o seu cliente tem o direito de conferir, dentro da loja, o peso desses produtos. Chamamos atenção que embalagens sem a etiqueta, na qual conste a tara, têm sido motivo de autuação pelos órgãos fiscalizadores. Um detalhe importante: produtos que já vêm embalados da indústria (pré-medidos) são de responsabilidade dos seus respectivos produtores.

3 riscCuidados com a balança. Quais são os riscos na pesagem de produtos?os ao comprar uma balança para supermercado

Cuidados na instalação e na operação da balança:

  •  A identificação da balança deve estar zerada;
  • O prato de pesagem deve estar limpo, seco e livre de objetos ou resíduos sobre o prato de pesagem;
  • A balança deve estar lacrada. O lacre impede a violação do equipamento e o acesso ao ajuste de indicação. Balanças que apresentem o lacre rompido ou não possuem lacre podem apresentar uma medição sujeita a erros;
  • Deve possuir Selo do INMETRO, mostrando que está dentro da validade da última verificação realizada pela fiscalização;
  • A balança deve estar nivelada, pois o desnivelamento pode ocasionar erros na pesagem;
  • É aconselhável que a balança tenha a menor divisão possível, em gramas, pois ela arredonda o peso abaixo dessa faixa. Quanto menor a divisão maior a precisão da balança;
  • As balanças devem, ainda, ter dois displays, um para a visualização do operador e o outro para o consumidor. No display do consumidor deve ser mostrado o peso do produto, o preço por quilo e o valor total a ser pago.

Na hora de cuidar da balança é fundamental que você adote as práticas corretas para a manutenção do equipamento. Veja nesse artigo algumas dicas.

Cuidar da balança é garantir a segurança da loja

Hoje em dia o varejista deve estar ciente que fatores como os aqui apresentados, são fonte de problemas na pesagem de produtos e custos imprevistos com multas e eventuais defesas. Os órgãos fiscalizadores têm tido atuação presente. Investir em equipamentos de qualidade, manter a manutenção dos mesmos em dia, além da não ocorrência de multas, garantem, acima de tudo, a satisfação do seu cliente.

Temos aqui no InfoVarejo um material exclusivo com todas informações sobre Balança para varejo. Baixe gratuitamente o guia.

Fique conectado ao InfoVarejo e descubra um portal repleto de informações que podem te ajudar no sucesso do seu comércio. E se gostou deste artigo, compartilhe!

Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados com a balança? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Publicidade