InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Como montar um açougue no seu supermercado

Escrito por Gabriel Junqueira | 27/07/2018
  • 2696 visualizações
  • 139 compartilhamentos

Montar um açougue no seu supermercado geralmente representa uma oportunidade de vendas, além de diferenciar sua loja dos concorrentes, o que gera negócios rentáveis e bons resultados.

Porém também é um grande desafio e demanda uma série de processos específicos para o varejista, que precisa conhecer cada passo para montar um açougue, evitando assim que investimentos e ações sejam realizados de forma equivocada.

Neste artigo vamos apresentar algumas informações relevantes sobre os processos necessários para montar um açougue em seu supermercado e conseguir entregar esse tipo de produto aos seu clientes.

Como montar um açougue no seu supermercado

 

Agora vamos ao passo a passo básico para montar um bom açougue na sua loja:

Antes de começar, é importante destacar que estamos falando da opção de realmente montar um açougue completo. Essa opção é diferente do caminho escolhido por alguns supermercadistas em apenas revender as carnes já pré-embaladas.

Essa é uma alternativa interessante para algumas lojas, principalmente aquelas que têm limitação de espaço e um público de consumo mais rápido, uma vez que o processo de compra é agilizado, não dependendo de atendimento.

No entanto, vale lembrar, que o consumidor que frequenta supermercados ainda tem a cultura de realizar pedidos no balcão para o açougueiro, ou seja, os estabelecimentos que contam com este serviço são mais procurados.

Quer saber os motivos de contar com um açougue em sua loja? Veja este outro artigo.

1. Escolha um bom Açougueiro.

O profissional responsável pela área do açougue executa um papel fundamental para o sucesso do setor. Montar um açougue sem pensar neste profissional é deixar de lado a peça principal do jogo de xadrez.

Basicamente ele será responsável pelos processos que envolvem todas as etapas da operação da carne em sua loja, desde o momento da chegada (recebimento), passando pelo armazenamento adequado e correto, até a preparação para a venda.

Para a execução desses processos é fundamental que o profissional tenha conhecimento sobre a ação e consiga operar os equipamentos que compõem este setor. Além disso, o açougueiro precisar ter conhecimento sobre as normas de limpeza que são estabelecidas para o açougue, evitando irregularidades.

Por último, vale lembrar que como este profissional mantém um relacionamento direto com o cliente, ele precisa ser mais do que um simples preparador da carne. Muitos consumidores procuram para dicas e orientações sobre o tipo de carne comprar, e o açougueiro deve ser treinado para prestar esse serviço.

2. Escolha o melhor Fornecedor

O seu supermercado é responsável pela mercadoria vendida. Por isso, principalmente por se tratar de um produto perecível e delicado, é importante avaliar esse ponto com bastante atenção.

Conhecer o fornecedor é a melhor forma de ter segurança na compra de carnes. Veja alguns detalhes importantes para pesquisar antes de fechar o contrato com um fornecedor.

  • Saber o histórico da empresa no mercado;
  • Pesquisar se a empresa cumpre, em todas as etapas, as normas da vigilância sanitária;
  • Saber como será o transporte da carne até o seu supermercado (é preciso que seja feito por meio de um caminhão com refrigeração);
  • Ver se o fornecedor oferece informações sobre cada carne vendida, procedência dos animais, data de validade e tipo de carne (vaca ou boi) são alguns exemplos de dados importantes;

 

Uma informação importante na hora de receber a carne do fornecedor é que existe um carimbo contendo a palavra “Inspecionado”, que representa inspeção permanente da Secretaria da Saúde, assegurando que ocorreu a inspeção correta.

3. Para montar um açougue escolha a melhor localização para o setor na loja

Geralmente o local escolhido para posicionar montar um açougue na loja é o fundo da loja. Essa composição do espaço se deve principalmente à facilidade de abastecimento do estoque de carnes, criando um caminho direto com o estoque. Por falar em estoque, é preciso que as carnes fiquem estocadas em câmaras frigoríficas, portanto essa localização ajuda a aplicação desse componente.

Outro fator que influencia na colocação do açougue na parte de trás da loja é a circulação de clientes. Os clientes que desejarem apenas comprarem algum produto do açougue terão que passar pelos corredores, o que aumenta o consumo de outros produtos.

Como montar um açougue no seu supermercado

 

4. Entenda a importância da exposição da carne

O método de exposição das carnes é fundamental para as vendas deste produto. Contar com balcões frigoríficos é a forma de garantir a qualidade do produto, mas só isso não basta, é preciso ter preocupação excessiva com a limpeza deste espaço, favorecendo uma boa exposição e um grande volume de vendas.

Todos os balcões do açougue devem apresentar uma iluminação boa, favorecendo o trabalho do açougueiro e a visão dos clientes. A higiene é fundamental, moscas e outros insetos devem ser combatidos a todo custo, mau cheiro deve ser evitado e a limpeza dos equipamentos e ferramentas deve ser um processo institucionalizado e frequente.

5. Conte com os melhores Equipamentos para o Açougue

Para montar um açougue em seu supermercado é fundamental contar com os equipamentos responsáveis pela preparação da carne que será vendida. Na hora de escolher estas máquinas é fundamental que você procure uma empresa responsável e que tenha experiência no assunto, assim você conseguirá escolher os melhores e conseguirá ter certeza sobre o investimento.

Veja os principais equipamentos necessários para montar um açougue:

  • Balança;
  • Picador/moedor;
  • Serra fita;
  • Amaciador de bife.

 

Além disso, é importante escolher uma empresa que ofereça um serviço de manutenção periódica dos equipamentos. Como são máquinas que possuem valores altos, é preciso garantir que durem por muito tempo.

Fizemos um artigo apresentando 4 características que devem ser avaliadas ao escolher equipamentos de açougue. Confira. 

O cuidado com a higiene também deve ser tomado para com os equipamentos. O processamento de carnes envolve alguns componentes como sangue e sal, que sujam as máquinas. É preciso que os profissionais da área saibam como limpar estes equipamentos e que os componentes internos passem por um processo de manutenção periodicamente, garantindo assim a limpeza.

Essa higienização dos equipamentos é o que fará com que a sua loja não seja atuada durante uma fiscalização da vigilância sanitária.

A segurança é outro cuidado essencial ligado aos equipamentos necessários para montar um açougue. Algumas normas circulam a operação destes equipamentos e alguns dispositivos garantem a segurança dos profissionais envolvidos nos processos, todos equipamentos precisam estar em dia com essas normas e seguir esses padrões.

Como montar um açougue no seu supermercado

 

6. Tenha cuidado com as perdas

O açougue é um dos setores com maior índice de perdas de um supermercado. Para evitar que isso aconteça em sua loja é preciso que algumas atividades sejam executadas constantemente:

  • Controle das temperaturas das câmaras frigoríficas e dos balcões de exposição;
  • Escolha bons materiais para colocar as carnes preparadas (escolha bandejas adequadas);
  • Tenha um controle acerca da higiene de todo o setor do açougue;
  • Mantenha os balcões frigoríficos ligados mesmo quando a loja estiver fechada e no período da noite. Os produtos do açougue devem ser expostos à refrigeração permanente e adequada;
  • Mantenha os produtos o menor tempo possível fora da refrigeração, mesmo durante o recebimento de mercadorias na loja;
  • Utilize o módulo de transformação no seu sistema de gestão ERP;
  • Realize o lançamento correto das perdas no software de gestão;
  • Acompanhe os resultados por meio de relatórios do ERP.

 

7. Outras informações importantes para montar um açougue no supermercado

Os profissionais que trabalham neste setor em sua loja devem se apresentar de uma forma característica, usando gorro, jaleco, calça, avental, luvas plásticas para atendimento no balcão, e botas de borracha, máscara protetora da saliva e capote para acesso à câmara fria.

A câmara frigorífica deve ser usada apenas para refrigeração de carnes, outros produtos como pescado e leite devem ter locais próprios.

No setor de açougue deve ser destinado um recipiente especial para o descarte de ossos, restos e resíduos provenientes do açougue.

Montar um açougue na sua loja é uma oportunidade de crescimento

Vimos que montar um açougue não é uma tarefa fácil, algumas particularidades e obrigações cercam esse processo e precisam ser seguidas fielmente pelos varejistas. Entretanto, apesar de todo esse desafio, há uma grande oportunidade neste setor.

Se o varejista tomar todas as precauções e cuidados necessários encontrará um caminho de sucesso e bons resultados. Para isso é fundamental contar com uma empresa qualificada para prestar apoio, tanto na parte operacional, quanto na estrutura, como por exemplo fornecendo bons equipamentos, só assim será possível montar um açougue com sucesso.

Gostou desse artigo? Leia mais sobre os passos para montar um açougue, veja o artigo sobre 14 equipamentos para melhorar a produtividade da sua loja.

Ficou com alguma dúvida sobre como montar um açougue? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Patrocinado: