4 características para avaliar ao escolher equipamentos de açougue

Na hora de escolher equipamentos de açougue para sua loja é preciso observar algumas características que são fundamentais para o bom funcionamento e para o cumprimento de algumas normas que são obrigatórias para estas máquinas.

Muitos varejistas acham que escolher equipamentos de açougue é uma tarefa trivial, que não há muitas diferenças entre eles e que qualquer um alcançará o mesmo resultado. Esse pensamento está equivocado e a falta de cuidado pode gerar acidentes e multas para o seu negócio.

Vamos apresentar as características que não devem ser ignoradas na hora de escolher equipamentos de açougue.

4 características para avaliar ao escolher equipamentos de açougue

4 características para analisar ao escolher equipamentos de açougue

1. Capacidade:

A primeira característica a ser observada é a capacidade do equipamento. É preciso analisar se a máquina escolhida possui capacidade para atender a demanda que existe em sua loja.

Um exemplo prático desta situação é pesquisar sobre o porte da empresa. Se a demanda no açougue é muito alta, você deve escolher um equipamento mais robusto, com capacidade para executar todos os processos sem que aconteça uma sobrecarga ou que afete o funcionamento.

2. Material envolvido na fabricação dos equipamentos de açougue

Assim como todos tipos de máquinas, os equipamentos de açougue podem ser encontrados em diferentes tipos de materiais e isso é importante para a definição da qualidade do equipamento.

Podemos encontrar equipamentos de açougue de dois modelos diferentes:

  • INOX 430;
  • INOX 304;

Apesar de parecer pequena, a diferença entre os tipos é importante ser notada, pois pode determinar a durabilidade de uma máquina. Vamos apresentar as diferenças entre os dois tipos de materiais encontrados em equipamentos de açougue:

O que vai ser processado: para escolher o melhor equipamento, com base no material, é preciso entender o que vai ser processado por ele. No caso de uma Serra Fita por exemplo, é preciso ver o tamanho da peça a ser trabalhada, para determinar o modelo da máquina.

Investimento acessível: a variedade de preços dos equipamentos de açougue varia de acordo com o tipo de material. Assim é preciso ver os recursos que o varejista possui para realizar a compra dessas máquinas.

Duração: equipamentos feitos com INOX 304 são mais resistentes aos componentes químicos presentes em carnes e outros produtos, como sal e sangue. Assim, a tendência é que tenham uma vida útil prolongada e maior, quando comparados aos feitos com INOX 430.

Aparência: quanto melhor for o material, mais tempo será preservada a imagem do equipamento. Dessa forma, fatores como a ferrugem demoram a interferir na aparência das máquinas.

3. Dispositivos de proteção

A maioria dos equipamentos de açougue conta obrigatoriamente com dispositivos de segurança e proteção ao profissional que opera essas máquinas. Alguns são compostos por dispositivos mecânicos e outros com segurança eletrônica.

A Norma NR12 é a responsável por regulamentar todos estes dispositivos e fornecer padrões para que os equipamentos sejam fiscalizados. Essa Norma tem como objetivo minimizar efeitos em casos de falha nas máquinas, evitando assim que aconteçam acidentes ou que sejam graves.

Os equipamentos de açougue precisam seguir as normas impostas pelo INMETRO e pela NR12 (Ministério do Trabalho). Essas normas seguem alguns padrões, com destaque para os seguintes pontos:

Itens de segurança em redundância: os dispositivos de proteção devem ser duplicados, ou seja, se um sensor de proteção falhar é preciso contar com outro para realizar a ação de evitar o acidente.

Enclausuramento: há dispositivos nas máquinas que garantem que o operador não consiga chegar em peças que podem causar ferimentos, evitando acidentes.

Treinamento e manutenção: não basta apenas ter os dispositivos de segurança na máquina, é preciso que o profissional receba treinamento para operá-la da forma correta. Tanto este treinamento, quanto as manutenções periódicas do equipamento são obrigatórios e devem ser registrados em livros.

Sobre os dispositivos de segurança dos equipamentos de açougue é importante saber que alguns itens geram interdição do equipamento, como a falta ou não funcionamento de sensores. Outros itens geram advertência para atendimento das normas, como a falta de treinamento.

4. Higienização dos equipamentos de açougue

A fiscalização por parte da Vigilância Sanitária também atua sobre estes equipamentos. A limpeza das máquinas deve ser executada de forma sistemática e de preferência por alguma empresa capacitada em executar essa ação.

Para fazer a limpeza diária do equipamento é importante seguir as instruções presentes no Manual, além disso, buscar orientação com a empresa que realiza manutenção das máquinas é essencial para você não prejudicar o funcionamento de nenhum componente.

Lembre-se: nunca use jato de água para limpar equipamentos de açougue, isso danifica todos os componentes eletrônicos.

Escolher equipamentos de açougue é uma tarefa complexa

Escolher estes equipamentos não é uma tarefa simples, é preciso que o varejista busque uma orientação de um profissional ou, ainda melhor, de uma empresa com qualificação para oferecer instruções.

Os problemas causados pelo uso indevido de equipamentos de açougue são mais caros para o bolso do varejista do que a compra correta dessas máquinas. Além disso, manutenção periódica e preventiva garante que mesmo após o uso, você esteja seguindo todas as normas estabelecidas.

Essas informações devem ser levantadas ao escolher equipamentos de açougue, assim você garantirá um bom investimento e terá a certeza que a demanda da sua loja será atendida.

Você cuida bem dos equipamentos da sua loja? Responda essas 6 perguntas e veja como estão os cuidados com estes bens do seu negócio. 

Gostou deste conteúdo? Indique para os responsáveis pelo açougue da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre as dicas para escolher equipamentos de açougue? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo