Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio. Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa.

Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja. Veja o artigo neste LINK.

Vamos agora ao próximo passo: saiba como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja.

1. Metodologia de contagem

O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia. Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundamental que seja definida a forma de contagem que será adotadas pelos contadores.

Essa metodologia será importante para evitar que a contagem saia do padrão e que varie de contador para contador. Além disso, para a realização das auditorias da contagem é preciso que todos tenham o conhecimento do padrão adotado.

2. A loja deve ser organizada e arrumada para o inventário de estoque

Essa organização envolve a ordenação dos produtos nas prateleiras de uma forma que favoreça a contagem, lembrando que todos os produtos precisam estar à mostra e dispostos de uma forma que seja possível manipulá-los e ter acesso aos códigos de barra.

Veja esse exemplo, observe o agrupamento dos produtos iguais.

Como fazer um inventário de estoque confiável

 

Nesse ponto, é importante separar as mercadorias de acordo com suas fragrâncias, sabores, e outras particularidades que as diferem.

Veja essas fotos, você consegue reparar algo de errado?

Como fazer um inventário de estoque confiável

 

Como fazer um inventário de estoque confiável

 

Vamos te ajudar:

Como fazer um inventário de estoque confiável

 

Como fazer um inventário de estoque confiável

 

Imagine o profissional que vai contar milhares de produtos no dia. Se ele não for bastante atento, essa diferença vai passar despercebida e gerar um erro na contagem.

Com relação ao depósito (o local onde fica o estoque dos produtos da loja), deve ser evitado que as caixas de mercadorias sejam abertas, para evitar erros de contagem.

Como fazer um inventário de estoque confiável

 

3. Analisar a movimentação de estoque

A organização da loja está relacionada com o controle sobre os produtos, tanto fisicamente quanto virtualmente. Dessa forma para a realização do inventário é necessário ter a certeza que o software de gestão está atualizado e que não há nenhuma nota de mercadoria para entrar ou qualquer outro tipo de pendência, esses fatos causariam um erro no resultado.

Na hora de escolher o dia para a realização do inventário de estoque, é válido considerar um dia mais calmo em relação à movimentação de produtos.

Isso quer dizer, que no dia do inventário é necessário evitar o recebimento de novas mercadorias.

4. Auditoria da contagem de estoque

É necessário realizar a auditoria da contagem das mercadorias. É preciso que seja definido um responsável por auditar esse processo, conferindo, por amostra, se a atividade está correta.

A melhor forma de auditar o inventário é através da emissão de relatórios de contagem sem a indicação da quantidade encontrada, ou seja, a partir dos dados informados pelo contador, o auditor deve conferir fisicamente se os mesmos estão corretos.

É essencial que tenha um supervisor responsável pelo inventário de estoque, de forma que não é indicado deixar por conta dos contadores a contagem e a auditoria do processo.

5. Endereçamento da loja para o inventário de estoque

O endereçamento deve ser realizado para ajudar na localização das prateleiras e corredores da loja.

O endereçamento da loja será relevante para a auditoria e para a segurança do resultado do inventário de estoque, pois assegura que todos os contadores sigam o mesmo padrão de contagem, e percorram todas as prateleiras.

Veja esse artigo com as dicas para preparação da loja para o inventário.

6. Realize, pelo menos, duas contagens.

Se o objetivo do inventário é diagnosticar a diferença entre o estoque físico e o estoque virtual da loja, é necessário que ele seja correto. Portanto, para uma maior segurança dos resultados, é preciso que seja realizada mais de uma contagem.

Você sabe os motivos para realizar um inventário em sua loja? Veja esse artigo.

Normalmente, uma contagem é realizada de forma manual, ou seja, o contador conta quantos produtos têm em uma determinada fileira, e depois de forma eletrônica, usando o coletor de dados para leitura dos códigos de barra. Esse processo só evolui no momento que as duas informações são iguais.

Sabe a foto do início do post? Essa das embalagens trocadas? Com o processo de recontagem e utilizando um coletor de dados, não ocorrerá o erro, uma vez que o código de barra é diferente e o coletor vai apontá-la.

Por isso mesmo é fundamental contar com equipamentos preparados para o processo.

7. Faça o backup dos dados periodicamente

Por último, para finalizar o processo de aprendizado para saber como fazer um inventário de estoque, é preciso que as informações alcançadas pelos coletores de dados sejam arquivadas, isso quer dizer que, é preciso fazer uma cópia de segurança da contagem, para evitar o risco de perder essas informações.

Normalmente, indicamos que seja realizado o backup de uma em uma hora.

É preciso saber como fazer um inventário de estoque

Seguindo essas informações você conseguirá realizar um processo de contagem dos produtos confiável em sua loja.

O inventário de estoque, apesar de ser um processo indispensável para o bom funcionamento da loja, não é uma atividade que faça parte do dia a dia do varejista e dos seus colaboradores. Por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional, ou mesmo, procurar uma empresa especializada nessa operação, os resultados serão mais seguros e confiáveis.

Saber como fazer um inventário de estoque é a melhor solução para evitar perdas. Saiba tudo sobre perdas nesse artigo.

Agora já sabe como fazer um inventário de estoque na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *