3 riscos ao comprar uma balança para supermercado

A decisão de comprar uma balança não é simples e trivial, essa escolha deve ser feita de maneira consciente e com total conhecimento, por parte do varejista, dos processos e da operação da loja.

Esses equipamentos possuem uma regulamentação imposta pelo INMETRO e fiscalizada pelo IPEM, portanto o gestor precisa ter segurança da legalidade do processo de pesagem de produtos da sua loja.

3 riscos ao comprar uma balança para supermercado

A segurança só será alcançada se ao comprar uma balança o gestor contar com o auxílio de um profissional (ou empresa) especializado nessa automação e não basear a compra pelo preço do equipamento.

Definir a operação antes de definir e escolher o equipamento é o passo principal para realizar essa aquisição, isso evitará riscos ao comprar uma balança inadequada e problemas na pesagem de produtos.

Os principais riscos ao comprar uma balança para supermercados:

1. Comprar uma balança ilegal

Como falamos, o equipamento deve atender a uma série de normas aplicadas pelo INMETRO, elas regulamentam desde a tara das embalagens, até os campos obrigatórios que devem constar nas etiquetas para a comercialização de produtos.

Dessa forma, ao comprar uma balança e não prestar atenção na legalidade do equipamento, o varejista corre o risco de ter o seu processo de pesagem de produtos autuado no momento de uma fiscalização do IPEM, justamente pelo motivo da máquina não atender às normas do INMETRO.

As balanças precisam atender legislações vigentes, portanto é preciso sempre estar atento aos projetos de leis que vigoram no momento, desse jeito evita o erro de comprar uma balança que não atenderá a uma regra que será validada no futuro.

Clique aqui e acesse a portaria do INMETRO que regulamente a pesagem de produtos.

3 riscos ao comprar uma balança para supermercado

2. Não atender à demanda da loja

Aqui no InfoVarejo já escrevemos um artigo apresentando os vários tipos de balanças que existem para uma loja, passando pela produção, o recebimento de mercadorias, a ilha de pesagem e o check out, são áreas que contam com equipamentos de pesagens, porém são máquinas diferentes.

Sendo assim, é essencial conhecer a operação da loja, antes de comprar uma balança. Saber em qual contexto será inserido esse equipamento. Nesse momento é fundamental que o varejista busque auxílio de um especialista no assunto, pois o conhecimento específico nessas situações será importante para garantir um investimentos duradouro e uma compra de sucesso.

Além disso, deve ser avaliado o local da loja onde ficará a balança, muitos empresários fazem investimentos errados, muitas vezes olhando apenas o preço, por não terem a preocupação do material que é feito o equipamento e onde ficará operando.

3. Comprar uma balança com capacidade de memória pequena

As balanças possuem um limite de itens que conseguem processar, dessa forma ao comprar uma balança o varejista precisa ter o conhecimento da quantidade de produtos que possui na loja e ainda, fazer uma previsão de crescimento.

Se conservada de maneira correta, a balança é um equipamento que tem uma vida útil longa, portanto na hora de comprar o varejista deve fazer uma projeção da sua operação no futuro, para que não seja necessária a troca de máquina.

O grande risco de comprar uma balança sem fazer essa projeção é o perigo de precisar realizar outro investimento para a mesma área da loja, dessa forma contar com a ajuda de um profissional é fundamental para que você evite investimento errado nesse momento.

Os riscos ao comprar uma balança estão ligadas principalmente a 2 fatores

Os riscos para o varejista no momento de comprar uma balança estão ligados a dois fatores principais:

1. O responsável pela compra pensar apenas no preço

A balança que será usada para a pesagem de produtos é um equipamento muito importante para a operação para ser adquirida com base apenas no preço, o varejista precisa ter um certo cuidado com esse processo, pois se acontecer algum problema, ele pode ter prejuízos, financeiros e operacionais.

2. Não contar com a ajuda de um profissional qualificado

Por se tratar de um equipamento com muitos detalhes específicos que fazem a diferença para a operação, é preciso contar com o conhecimento de quem está habituado com esse tipo de situação.

Procurar uma empresa que tenha um profissional qualificado para fornecer informações seguras para que você possa comprar uma balança com segurança será a grande chave para uma compra bem feita, o sucesso da operação de pesagem de produtos e a certeza do investimento correto.


Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida sobre os riscos ao comprar uma balança? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo