fbpx
Softwares

Por que o seu supermercado precisa de um software de gestão em nuvem?

Escrito por Gabriel Junqueira | 15/07/2021
  • 269 visualizações
  • 17 compartilhamentos
Tempo de leitura: 5 minutos

Como um varejista de sucesso, é provável que você já esteja executando algumas de suas funções de TI na nuvem. Isso é inteligente.

Por-que-o-seu-supermercado-precisa-de-um-software-de-gestão-em-nuvem

A próxima etapa lógica é mover todo o seu sistema de gestão para a nuvem. Mas mesmo que você saiba que a nuvem não é mais tendência, mas sim a regra, e que, em algum momento acompanhará esse salto, pode estar hesitante em fazê-lo agora. Talvez você esteja com medo de não estar pronto para a mudança. Talvez você tenha preocupações com a segurança. Talvez você não consiga identificar claramente quais benefícios práticos e diários obteria com a mudança para a nuvem.

Quaisquer que sejam seus motivos, você deseja o melhor para sua empresa e se preocupa em permanecer competitivo. Você deseja tomar a decisão certa e empregar tecnologia que o impulsionará para o futuro hoje e amanhã.

Mas antes, o que é nuvem?

A computação em nuvem, em inglês cloud computing, se refere a utilização de softwares diretamente pela internet, ou seja, sem a necessidade de instalação no computador local. 

Em vez de possuir sua própria infraestrutura de computação ou data centers, as empresas podem alugar acesso, desde aplicativos a armazenamento de um provedor de serviços em nuvem.

Ou seja, um sistema em nuvem é construído na web, acessado pela internet. Então é um sistema mais moderno.

Para prosperar no varejo e em um cenário de mudança rápida, como a Transformação Digital, você precisa de uma arquitetura de sistemas de informação preparada para os desafios da década de 2020. Informações centralizadas e disponíveis online, com softwares integrados realizando o controle e gestão das operações, são fundamentais para a perenidade da loja. Migrar para a nuvem é imperativo nesse cenário.

Não só isso, aqui estão 4 razões pelas quais você deve considerar a migração de seu sistema:

1 Estrutura operacional mais eficiente 

Como o software me nuvem não é um sistema local, o seu negócio deixa de ter uma série de tarefas e atividades relativas ao servidor local e a instalação de programas, que gastam tempo e energia da empresa, muitas vezes para fazer apenas o básico. 

Dessa forma, você não precisará se preocupar em ligar e desligar o servidor, ter um plano de contingência no caso de falta de energia, nem manutenções periódicas, como formatação, upgrades de memória e até limpeza do próprio equipamento. 

Portanto, com um software de gestão em nuvem, as operações da sua loja ficam mais inteligentes e enxutas. Na prática, seus colaboradores mais capacitados utilizarão seu tempo para as questões mais relevantes do negócio, gerando valor para a empresa ao invés de ficar cuidando de equipamentos.

2 Mobilidade

Você pode não perceber, mas provavelmente já utiliza a nuvem diariamente. Aplicativos como Whatsapp, Google Drive, iCloud da Apple, Dropbox e Spotify são só alguns exemplos de tecnologia de nuvem. Agora pare para pensar, qual o maior benefício em ter todos os seus documentos no Google Drive?

A resposta é simples, acesso fácil e instantâneo de qualquer dispositivo que utilizar e em qualquer lugar que você estiver, independente da sua localização. 

Um software em nuvem é ideal para o seu negócio porque oferece os mesmos benefícios de mobilidade para sua gestão:

Acesso em qualquer lugar: às vezes você está em um fornecedor e precisa acessar uma informação, do último preço de compra e estoque de um produto, por exemplo. Ou você está de férias, mas acontece um imprevisto e você precisa saber o que está acontecendo na loja. 

Acesso por qualquer dispositivo: o uso de aplicativos e dispositivos móveis evoluiu muito e agora permite o acesso a aplicativos de negócios e desktops corporativos no seu dispositivo pessoal. Então, desde que tenha acesso à internet, você consegue qualquer informação, de qualquer lugar. 

Além disso, a equipe pode colaborar em tempo real, mesmo que esteja a milhares de quilômetros de distância. Esse recurso permite que, na pandemia, por exemplo, o seu funcionário do escritório consiga trabalhar de casa, com a mesma facilidade e velocidade da loja física. 

3 Segurança  

Muitas pessoas costumam achar que a violação de dados é maior ao adotar a computação em nuvem. No entanto, isso é um equívoco. A segurança na nuvem é um dos principais motivos pelos quais as empresas estão migrando para a nuvem.

Você pode aproveitar as vantagens da nuvem enquanto reduz os custos de segurança e conformidade com uma variedade de serviços de segurança integrados fornecidos por um provedor de nuvem:

Identidade e acesso: o gerenciamento de identidade em nuvem de nível empresarial permite que você gerencie o acesso para seus usuários finais, ou seja, autenticação multifatorial e acesso de logon único.

Segurança de rede: suas máquinas virtuais e dados são isolados de tráfego e usuários indesejáveis. Você só pode acessar por meio de conexões criptografadas ou privadas.

Proteção de dados: a criptografia é usada para proteger os dados em trânsito entre os data centers e você. A destruição de dados requer padrões da indústria que exigem a substituição dos recursos de armazenamento antes da reutilização, bem como o descarte físico do hardware desativado.

Defesa contra ameaças: O monitoramento contínuo e a análise do tráfego revelam anomalias e ameaças. Você também pode realizar testes de penetração de aplicativos executados na nuvem, evitando, assim, ataque de hackers e sequestro de dados. Além disso, com o backup automático, você sempre consegue recuperar os dados.  

Programas e certificações de conformidade: provedores de nuvem, como o Amazon Web Services, ajudam a otimizar a conformidade para a infraestrutura e os aplicativos executados. Você receberá relatórios de auditoria e pacotes de conformidade para obter uma visão sobre como os padrões regulatórios específicos são atendidos.

4 Agilidade e Integração

As ferramentas de integração em nuvem abriram um mundo de novas oportunidades para as empresas que desejam conectar sistemas distintos. 

A integração em nuvem foi criada para quebrar os silos de dados, melhorar a conectividade e a visibilidade e, por fim, otimizar os processos de negócios. É uma resposta à necessidade de compartilhar dados entre aplicativos baseados em nuvem e de unificar os componentes de informação. Mas quais os benefícios para o seu negócio?

  • Maior eficiência operacional, com a integração com o sistema de gestão de compras;
  • Melhor atendimento ao cliente, suporte e retenção com o CRM;
  • Custos operacionais reduzidos e aumento da receita;
  • A capacidade de combinar todos os aplicativos em nuvem e sistemas locais;
  • Maior flexibilidade e escalabilidade, permitindo mudanças rápidas, conseguindo atender as necessidades do novo consumidor com o e-commerce;
  • Melhor comunicação interna; 
  • Maior vantagem competitiva.

Então, o que você está esperando?

Um sistema de gestão é o cérebro da organização da sua empresa, é onde toda a informação está armazenada e é onde ocorre o processamento de uma série de cálculos, desde impostos até sugestão de compra e rentabilidade.

Faz muito sentido na hora de mudar de sistema em pleno 2021 você já mudar para um sistema que esteja preparado para os desafios da transformação digital.

Publicidade