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Sistema frente de caixa: aumentando as vendas da sua loja

Escrito por Gabriel Junqueira | 28/05/2020
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Para tornar a operação do PDV rápida e eficiente, é fundamental contar com um bom sistema de frente de caixa. O PDV (Ponto de Venda) é um dos ambientes mais importantes para a sua loja.

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Esse espaço pode e deve ser usado para impulsionar as vendas. Um erro grave do varejista é pensar que esse local serve apenas para o pagamento e embalagem das mercadorias. 

Atenção, esse erro pode custar caro!

Veja alguns pontos importantes sobre o ponto de venda e um sistema frente de caixa:

Importância do PDV

Como já dito, o PDV é um dos pontos de maior importância em um supermercado. Nesse espaço, você pode, por exemplo, divulgar produtos, dado que os clientes ficam algum tempo nessa área, esperando o atendimento. 

É muito importante que esse espaço tenha um visual agradável ao cliente, que não seja poluído visualmente ou até mesmo que atrapalhe a circulação dos mesmos. O posicionamento e o espaço utilizado pelos produtos precisam ser analisados, de forma a atender as necessidades da sua empresa. 

Outro ponto importante ao se analisar no PDV é a experiência do cliente. Essa experiência é fluida? 

Uma das tendências atuais no mercado é o Frictionless Retail, Varejo sem Atrito. Mas o que isso significa? 

É bem simples, são ações que visam eliminar as barreiras e os atritos da jornada de compra do cliente. A escolha do sistema frente de caixa é muito importante nessa busca, pois o PDV é onde os clientes ficam mais estressados. 

Um PDV lento gera demora na fila e até desistência das compras pelos clientes. 

Os furtos nessa área são comuns, aumentando, assim, o número das perdas da empresa. Por isso, é necessário que a equipe responsável por gerenciar o PDV receba um treinamento diferenciado. 

O atendimento como influência no PDV

No varejo, muito se fala na experiência do cliente, que deve ser fluida e agradável. O checkout desempenha uma função de extrema importância nessa jornada, por ser a última etapa da compra. 

O atendimento dos funcionários nesse local é algo que influencia na satisfação do cliente. Portanto, é preciso treiná-los para que consigam criar a melhor experiência para o cliente. 

Assim, o objetivo é que o cliente saia com a sensação de ter realizado uma boa compra e que volte ao estabelecimento. 

Sistema frente de caixa

Não adianta nada você investir nesse espaço para expor os produtos e não se preocupar com a operação do caixa.

Controlar os produtos que são vendidos, a forma de pagamentos e estabelecer um controle financeiro são características que tornam um sistema frente de caixa (ou software de PDV) essencial para esse local. 

Como já dito, a experiência do cliente é um dos principais fatores para o sucesso de uma loja. 

Assim, é importante que na hora de efetuar o pagamento das compras, ele não espere muito ou passe por situações desagradáveis. Um bom sistema de PDV coopera para a satisfação do cliente.

Mas o que é um PDV bom? Bem, todos os PDV’s devem ser simples e devem atender a legislação do estado, isso é o básico. Dessa forma, o que diferenciará um bom PDV é um atendimento rápido e que não trave. 

Esse sistema faz com que o processo seja ágil e aconteça de uma forma que não deixe o cliente insatisfeito. Afinal, esse deve ser um dos principais objetivos da sua empresa.

Integração com outras soluções

É importante que o seu sistema de frente de caixa esteja integrado com os outros sistemas da loja.

Um software de gestão é importante para o seu frente de caixa, pois ele será a ligação entre todos os processos da sua empresa. O bônus, é que será mais rápida a operação de venda de um produto se o PDV estiver ligado ao sistema de controle de estoque e ao controle fiscal, por exemplo.

Para aumentar as vendas no seu ponto de venda é importante que todas as atividades estejam bem orientadas e definidas. Processos automatizados, como um sistema frente de caixa, agilizam o funcionamento e influenciam na criação de um ambiente favorável para o consumidor comprar mais na loja.

Tópico bônus

Hoje em dia, existem muitos serviços integrados ao varejo para uma melhor experiência do cliente.

Serviços como programas de fidelidade, recarga de celular e troco digital são só alguns dos exemplos de funcionalidades que ajudam a aumentar a fidelidade do cliente. 

Alcance o objetivo 

Bem, o objetivo de todo varejista é aumentar as vendas e, além disso, fidelizar a clientela. Atualmente, existem muitas formas de se chegar a esse objetivo. 

O PDV é uma parte muito importante e uma das principais na busca desses dois objetivos. 

Por isso, não deixe de dar a devida atenção a essa parte. Pesquise bem um software de PDV que melhor atenda a demanda da sua empresa e que forneça uma boa experiência para o operador de caixa e, consequentemente, para o cliente.

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