fbpx
Gestão

Conheça o Cupom Verde, o cupom digital que vira árvore

Escrito por Equipe InfoVarejo | 07/04/2022
  • 492 visualizações
  • 63 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

Você leu as desvantagens do cupom fiscal impresso e motivos para substituí-lo por um cupom digital, certo?

Conheça o Cupom Verde o cupom digital que vira árvore

Vamos relembrar alguns números relacionados a impressão do papel térmico:

Só no Brasil, mais de 20 bilhões de cupons fiscais são impressos anualmente. E não para por aí, além de não ser reciclável e causar danos à nossa saúde por conter Bisfenol A (BPA) em sua composição, a produção dessa quantidade de cupons resulta em quase 400 mil árvores derrubadas, 35 bilhões de litros de água gastos, 5 milhões de barris de petróleo utilizados e 38 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. 

Além disso, o custo financeiro com o papel térmico chega a R$200 por PDV ao mês. Ou seja, uma loja com 8 PDVs gasta, ao ano, quase R$20.000,00.

Ou seja, o ato de imprimir o cupom fiscal, que parece simples, gera um grande impacto não só na natureza, mas também no seu bolso.

Você sabia que existe uma maneira simples e rentável de disponibilizar o cupom digital? E essa solução já está sendo utilizada por diversos supermercadistas no Brasil, é o Cupom Verde! 

A missão do Cupom Verde é clara: neutralizar o impacto dos papéis térmicos dos cupons fiscais na natureza. Em busca desse objetivo, para cada árvore salva ao substituir o cupom impresso pelo Cupom Verde, outra será plantada. Assim, boas ações se multiplicam e o impacto só aumenta.

Mas como o Cupom Verde funciona?

É simples, o Cupom Verde é uma solução inovadora, totalmente gratuita e de fácil operacionalização no PDV. Um app que se conecta diretamente ao ponto de venda já integrado e, de forma inteligente, envia os cupons fiscais emitidos ao fim da venda para a carteira digital do cliente no aplicativo Cupom Verde. Dessa forma, o consumidor se livra dos papeizinhos, armazenando seus cupons fiscais através do app e contribui com a redução dos impactos negativos que os cupons de papel causam ao meio ambiente. 

Experiência de quem já usa!

Com apenas 2 meses desde o lançamento, o Cupom Verde já está sendo utilizado em 300 supermercados em todo o Brasil. Separamos alguns depoimentos para você ver como tem sido essa experiência para o supermercadista.

Conversamos com o André Silveira, proprietário do Silveira Supermercados, em Barbacena (MG), que implantou o cupom Verde simultaneamente nas três lojas no dia 4 de março: 

conheça o cupom verde
Silveira Supermercados

“Começamos a utilizar, divulgando no checkout e nas redes sociais, a partir de sexta-feira (04), depois do carnaval. Quando me assustei, na segunda-feira, já tinha quase 4000 cupons emitidos, em um final de semana. Eu achei isso muito interessante. Acho que está caminhando bem, tem tudo para dar certo. Para nós, supermercadistas, é uma maravilha, pensando na economia que teremos. O que mais me chama atenção, além da economia, é o apelo para o lado da preservação do meio ambiente, que é muito importante.”

Em relação ao retorno dos clientes, André disse que “o boca a boca que a gente ouve é muito positivo. Esses dias estava no caixa e vi que a operadora de caixa estava explicando sobre o Cupom Verde para uma cliente, quando a senhora que estava na fila falou que era uma opção muito boa e que agora só usa Cupom Verde.” 

O Samuel Garcia da Silva, Gerente de T.I. do mesmo supermercado, falou mais sobre a experiência do cliente “O Cupom Verde tem uma aderência automática pelo consumidor final, pois além de ser uma carteira digital para ajudar o consumidor na organização das despesas, o apelo ecológico promove engajamento de todos!” “Sem divulgação e sem esforço atingimos alta taxa de adesão em diferentes situações. Na loja 05, a faixa etária de nossos clientes são predominantemente idosos, e na loja 02, cidade com 20 mil habitantes, em ambas as lojas, excelente adesão!”

conheça-o-cupom-verde
Supermercado Veneza

Quem também contou da experiência com o Cupom Verde foi a Eliene Cristina, gerente de T.I. do Supermercado Veneza, em Brasília:  “Eu achei prático fato de não acumular papel! O consumidor não quer papel. O acesso digital facilitou o e-commerce, delivery, pois antes mesmo da entrega da mercadoria, o consumidor já tem acesso ao cupom através do Cupom Verde. Além de prático, é eficiente e gera economia. A solução é estável. O cliente não quer mais papel! Pela equipe do supermercado houve adesão total de todos os colaboradores”.

O Cupom Verde é uma solução que faz do mundo um lugar mais sustentável de forma colaborativa, solidária e protagonista. Por isso, te convidamos a multiplicar essa ideia! #JuntosAGenteViraOJogo

“A economia com a redução no consumo de bobinas para impressão de cupons fiscais e a praticidade do cliente não precisar levar papel para casa (ou descartar os cupons impressos na rua/calçada do estabelecimento) é extremamente benéfico tanto para o varejista quanto para o consumidor. “

Marlene Santiago, gerente administrativo do Supermercado Ita, em Itapecerica (MG).

“A economia no consumo de bobinas e a satisfação do cliente em não precisar levar papel após a compra são pontos muito positivos. O Cupom Verde ee uma experiência boa para todos os envolvidos.”

Jonas Santos de Oliveira, consultor de T.I. do Super 2000, em Campinorte (GO).

“O Cupom Verde é a solução para a redução de impressões e economia – tanto no consumo de bobinas térmicas quanto na manutenção das impressoras. “

Cristian Rodrigues, gerente de T.I. do Big Box, em Taguatinga (DF).

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.