Programa de controle de estoque: melhore a gestão de produtos

O estoque é o coração de uma empresa do varejo. Sua importância é tanta que, controlar os produtos estocados e implantar soluções para evitar perdas e rupturas têm sido as principais iniciativas dos varejistas para reduzir custos e ampliar ganhos. Dessa forma, contar com um programa de controle de estoque é o melhor caminho para conseguir fazer uma gestão eficiente desse setor da loja.

Programa de controle de estoque: melhore a gestão de produtos

Importância do controle de estoque

Realizar uma gestão segura do estoque é o caminho para conseguir sucesso em todas as operações que envolvem os itens de uma loja. Como o grande objetivo de uma empresa do varejo é a venda de mercadorias, logo o controle de estoque é uma atividade essencial para o seu funcionamento.

Controlar os itens estocados de forma manual, seja por meio de anotações ou planilhas, por exemplo, é um risco, pois a segurança dos dados e a comunicação entre os setores ficam comprometidas com essa prática. Assim, é preciso que você tenha uma ferramenta para auxiliar nesse controle.

Durante muito tempo, alguns varejistas pensaram que a automação comercial era necessária apenas no frente de caixa (PDV) da loja, para administrar as vendas. Porém, com o passar do tempo, esses varejistas perceberam que os dados que passam pelo checkout têm origem no controle de estoque e que esses processos precisam trabalhar em sintonia.

Por que usar um programa de controle de estoque?

O controle de estoque é um processo que liga diversas atividades de uma empresa. Começando pela rotina de compras, passando pelo recebimento de mercadorias, reposição de prateleiras e terminando no ponto de venda, no momento da venda do produto.

Dessa forma é fundamental que aconteça uma integração entre os dados de todos os módulos envolvidos, para que as informações circulem instantaneamente e com segurança, garantindo o sucesso de todos os processos.

Um programa de controle de estoque é a forma do varejista automatizar e otimizar a gestão de mercadorias no depósito da sua loja. É importante contar com um cadastro de produtos correto, que fornecerá base para o controle, e ainda será o responsável por alimentar outros módulos, como o emissor de notas fiscais, o frente de caixa e ajudar na rotina de compras.

Usando essa ferramenta você reduz as chances de problemas no estoque da sua loja, pois evita perdas e rupturas. Além disso, você garante um processo de compras mais seguro, pois usa as informações do programa no pedido de compra, assegurando que sua loja só peça os itens que estão acabando ou que apresentam grande demanda.

Sistema de gestão e o módulo de controle de estoque

Atualmente o programa de controle de estoque é um módulo do sistema de gestão (ou ERP), que é o software responsável pela gestão de todos os processos de uma empresa.

Contar com um ERP que possua o controle de estoque como funcionalidade é indispensável para a gestão de uma empresa, principalmente no varejo. Esse módulo será o responsável por garantir a identificação de toda a movimentação das mercadorias em sua loja, começando com um bom controle de entrada, no momento do pedido de compra, passando pelo cadastro do produto, até chegar no controle da saída, a venda.

Para tanto é preciso que o varejista escolha um software ERP que atenda às necessidades do seu segmento. No varejo isso quer dizer que o sistema de gestão precisa oferecer um módulo de controle de estoque que contenha um cadastro de produtos completo, com todos os campos que são exigidos pelo fisco e os outros campos que serão importantes para a classificação de cada item.

Como falamos em exigência do fisco, é importante lembrar que um programa de controle de estoque também é fundamental para deixar a empresa sempre em dia com as entregas de documentos para o estado, como o SPED. Contando com um estoque correto e automatizado na hora de enviar as declarações você terá certeza quanto a veracidade das informações.

Programa de controle de estoque: aliado para a gestão da empresa

Além de ser fundamental para a operação da empresa, um programa de controle de estoque é essencial para a gestão do negócio. Usando um ERP que possua essa finalidade, o varejista contará com relatórios gerenciais sobre a movimentação das mercadorias, eles serão necessários para a tomada de decisões, para o acompanhamento e definição de resultados.

Administrar uma empresa do varejo é um desafio enorme e o controle de estoque é um dos principais processos dessa gestão. Portanto, um ERP que possua um programa de controle de estoque ajuda o varejista a ter sucesso nessa atividade e fazer com que sobre mais tempo para que ele possa estar no frente de caixa e pensando as ações para o constante crescimento do negócio.

Programa de controle de estoque: melhore a gestão de produtos

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários, ela será importante para o InfoVarejo.

Ficou com alguma dúvida sobre programa de controle de estoque? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo