fbpx
Gestão

Como a pandemia da Covid-19 afetou sua padaria?

Escrito por Guilherme Gallo | 24/08/2021
  • 1280 visualizações
  • 42 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia da Covid-19 fez com que o mercado varejista, inclusive as padarias, experienciasse o que muitos estudiosos da área chamam de 5 anos em 5 meses. 

Como a pandemia da Covid-19 afetou sua padaria

Praticamente do dia para a noite, o mundo teve que se habituar a uma nova realidade que, inicialmente pensamos que duraria 15 dias, mas que já dura quase 2 anos. 

Com isso, algumas tendências de mercado agora são realidade e não o deixarão de ser em um futuro a médio prazo. 

Saúde, higiene, praticidade, comodidade e custo-benefício são algumas das tendências que a pandemia do coronavírus e o consequente bloqueio deixará no mercado de panificação.

Higiene é regra

Não é novidade que a higiene está no topo da lista de preocupações dos clientes como resultado do coronavírus.

Assim, as padarias devem garantir aos clientes que os alimentos sejam preparados em um ambiente higiênico. Além disso, o medo do vírus impactou também na disposição dos alimentos na loja, fazendo com que muitos dos produtos fossem exibidos em uma embalagem segura e à prova de violação e, ainda, que luvas fossem obrigatórias na hora de pegar os itens a granel. 

Perda do espaço da lanchonete

Uma das consequências da pandemia nas padarias foi que o espaço de lanchonete teve que ser interrompido, acabando com uma importante fonte  de venda. 

Por mais que agora já seja permitida a alimentação nos estabelecimentos, a capacidade máxima ainda não foi liberada na maioria dos estados. 

Isso faz com que você possa pensar em novas soluções, como o delivery e porções individuais já embaladas para o cliente pegar e já levar para casa, sem precisar demorar na fila de pesagem.  

Faça Você Mesmo

Um aumento na produção de panificação doméstica é uma das tendências positivas que se destacam nessa situação, mesmo que tenha levado à escassez de farinha nos supermercados, também influenciada pelo aumento do preço dos insumos.

Um meio-termo pode ser a solução tanto para padeiros domésticos quanto para padarias, são os kits de panificação doméstica, que oferecem aos consumidores a oportunidade de sentir que estão participando da panificação, mas sem o tempo prolongado necessário para seguir as receitas tradicionais.

O Delivery veio para ficar

Com menos pessoas nas ruas, as padarias tiveram que mudar seus modelos de negócios rapidamente. Isso levou muitos a explorar os serviços de delivery, que não substituem, mas complementam a padaria.  

Um fator importante do delivery é que ele consegue captar um público mais longe da padaria. Ou seja, a padaria parou de atender apenas a vizinhança. 

O fator de conveniência para os consumidores e o alcance ampliado das padarias significam que as entregas online estão aqui para o longo prazo.

Rotinas atualizadas

Como falamos, o comportamento de compra mudou nos últimos meses. Uma dessas mudanças é que os clientes, como não estão saindo de casa, buscam produtos com data de validade maior.

Além disso, com plataformas online, aplicativos de planejamento alimentar e uma maior preocupação com a saúde, os consumidores passaram a valorizar alimentos mais saudáveis (veganos, sem glúten, açúcar e gordura) e que possuem informação nutricional completa na embalagem.

A mudança na rotina também inclui o fato de que, ao sair de casa, o consumidor não compra mais cada coisa em um determinado lugar. Por exemplo, antes as pessoas compravam o pão na padaria e faziam as compras de casa no supermercado. Agora elas querem um só lugar que atenda todas as necessidades. Ou seja, o cliente pode ir ao supermercado e comprar o pão ou ir à padaria e comprar uma cesta mais completa. 

Com isso, a participação de produtos de revenda na cesta da padaria aumentou, fazendo com que, para aumentar sua margem, você precise ter uma padaria mais completa, com um empório, por exemplo. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: