fbpx
Softwares

Software de Gestão em nuvem, quais são as vantagens e desvantagens?

Escrito por Gabriel Junqueira | 27/04/2021
  • 550 visualizações
  • 62 compartilhamentos
Tempo de leitura: 8 minutos

A nuvem transformou a maneira como empresas e consumidores interagem com a Internet, armazenamento de dados e até software. Essa é uma tendência que não parece mudar tão cedo. Mais de 90% das empresas já usam a nuvem de alguma forma.

Software de Gestão em nuvem, quais são as vantagens e desvantagens

Junto com a nuvem, veio a pergunta “Vale a pena aderir um sistema em nuvem?”. É preciso avaliar todos os pontos que circundam essa rede de servidores, inclusive as vantagens e desvantagens para o varejo.

Como a computação em nuvem oferece algumas vantagens importantes, vamos começar com elas:

Vantagens da computação em nuvem

Redução de custos

É um princípio financeiro básico que o lucro vem de ganhar mais dinheiro do que você gasta. Você sabe o que não sai barato? Quase tudo relacionado a computadores. Portanto, quando se trata de vantagens e desvantagens da computação em nuvem, isso está no topo de toda a lista para a maioria das empresas.

Utilizando a computação tradicional, você precisa adquirir equipamentos (hardware), licenças de softwares e possuir pessoal qualificado para manter essa infraestrutura funcionando.

Em relação a equipamentos, é necessário comprar uma máquina poderosa para suportar o pico do processamento, embora na maior parte do tempo ela venha a trabalhar com capacidade ociosa. Outro problema é a rapidez com que estes equipamentos se tornam ultrapassados e necessitam ser renovados.

Na computação em nuvem, a empresa “aluga” uma capacidade de hardware, pagando pelo recurso que utilizar, de acordo com a necessidade, normalmente sem contratos de fidelização. 

Não é necessário se preocupar com picos de demanda ou renovação dos equipamentos, pois a provedora da nuvem faz isso por você.

Outro fator ligado à redução de custos é que não há necessidade de contratação de especialistas para as funções ligadas à tecnologia, pois a maioria dos provedores de computação em nuvem possuem painéis de fácil acesso onde a criação de uma estrutura passa a ser uma tarefa simples.

Segurança

“Atualmente, vivemos em uma sociedade que se baseia em informações e que exibe uma crescente propensão para coletá-las e armazená-las permitindo às organizações aumentar a eficiência de suas operações (AURÉLIO, 2003).”

Incidentes acontecem, mas não na computação em nuvem. No caso de um incêndio, uma enchente ou uma falha na energia, os dados na computação em nuvem estão sempre preservados, pois, são replicados em vários servidores distribuídos pelo mundo. 

No caso de algum destes servidores sair do ar, os sistemas e dados armazenados continuarão disponíveis de forma transparente para o usuário.

Na computação tradicional, mesmo que exista uma política para realização de backups, é comum essas cópias de segurança estarem incompletas ou defasadas e, na maioria dos casos, leva-se muito tempo para se conseguir voltar à operação normal. Um verdadeiro pesadelo para qualquer negócio.

A segurança das informações está na distribuição geográfica dos Data Centers, pois os dados podem estar no Brasil e serem replicados para os Estados Unidos e a China, por exemplo.

Gostou do assunto?  Veja aqui a infraestrutura global da AWS (Amazon web services):

Implementação fácil 

A hospedagem na nuvem permite que os negócios retenham os mesmos aplicativos e processos sem ter que lidar com os aspectos técnicos de back-end. Facilmente gerenciável pela Internet, uma infraestrutura em nuvem pode ser acessada por empresas de maneira fácil e rápida. 

Além disso, a computação em nuvem possibilita a integração com diversas soluções, como CRMs e E-Commerces, o que, atualmente, é essencial para uma empresa que busca a Transformação Digital. 

Tecnologia de ponta

Com a nuvem, independente do porte de sua empresa, você tem acesso ao melhor que existe em tecnologia. Os fornecedores deste tipo de serviços precisam estar na vanguarda tecnológica, devido à concorrência acirrada, que não deixa margem para as tecnologias obsoletas.

Podemos fazer um paralelo com a Fórmula 1, na qual toda tecnologia de ponta aplicada aos seus carros circularão nas ruas pelo mundo um tempo depois. 

Acontece o mesmo na computação em nuvem, pois você pode usufruir dessa vanguarda sem a necessidade de constantes atualizações em uma infraestrutura própria.

Para constatar um caso real, clique veja essa reportagem: Kingston lança HD SSD de entrada para servidores e data centers.

Mobilidade

Outra grande vantagem da computação em nuvem em relação à computação tradicional é a mobilidade. Se a aplicação que você deseja acessar estiver na nuvem, você pode acessá-la de qualquer lugar, de maneira simples e fácil. 

Dessa forma, um software de gestão nas nuvens permite realizar uma série de tarefas como consultas de relatórios, verificação de disponibilidade de produtos, vendas em tempo real, comparação de preços em concorrentes, dentre inúmeras outras, de qualquer lugar que possua acesso à internet.

Vale ainda ressaltar que o acesso aos seus sistemas não está restrito ao uso de um computador, já que um tablet, ou até mesmo um celular, cumprem essa função.

Integrações

Com a nuvem, você pode colaborar mais facilmente com os fornecedores e, assim, capturar o status das remessas em tempo real, documentos digitalizados de fornecedores, transportadoras e provedores de logística ou dados de programas de fidelidade de terceiros para ajudá-lo a tomar decisões sobre mercadorias.

Confiabilidade

Digamos que você tenha um servidor. O que acontece se houver uma falha no disco rígido? A menos que você tenha investido em uma matriz redundante de discos independentes, todos os seus dados e aplicativos baseados em servidor tornam-se imediatamente indisponíveis.

É, em resumo, o cenário de pesadelo.

Os provedores de nuvem sobrevivem com redundância. Seus dados não são apenas armazenados em um servidor. Eles são armazenados em vários servidores.

Dependendo do provedor, ele pode até ser armazenado em servidores em vários locais. Para o caso de haver uma falha em determinados servidores.

Isso significa que nenhuma falha de hardware isolada prejudicará seus negócios. Isso também significa que você pode esperar confiabilidade e excelência em termos de acesso aos seus dados ou serviços. A maioria dos provedores ainda garante 99,99% de tempo de atividade.

Transformação Digital

A transformação digital é um dos desafios dos próximos anos. O Varejo está no epicentro dessa transformação. A computação em nuvem contribui diretamente para esse processo. 

A nuvem é o facilitador fundamental dos projetos de transformação digital. Ela oferece a escala e a velocidade necessária para que as empresas se concentrem na transformação; com um claro impacto no papel do departamento de TI. 

A nuvem é simplesmente essencial para uma rápida detecção e tomada de decisão informada, construindo pontes para a inteligência artificial.

As operações da empresa podem ser realizadas de forma mais digital. Veja o exemplo da pandemia, um sistema em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar, portanto, a modalidade de home office é simples e já está pronto.

Para vender mais, com a ajuda de plataformas de e-commerce, marketplaces, redes sociais, contar com uma estrutura digital de dados, com o ERP em nuvem, facilita todo o processo. 

O relacionamento com o cliente também é um dos principais temas da transformação digital. 

Ter a base de dados de clientes na nuvem, facilita a integração com sistemas de gestão de clientes. Isso promoverá a comunicação com seus clientes nos canais digitais, como e-mail, redes sociais e plataformas digitais de venda.

A aplicação de tecnologias de ponta, como Inteligência artificial e Big Data, demandam uma estrutura moderna e flexível, que apenas a nuvem consegue entregar.

Na prática, ter uma estrutura de dados da sua empresa na nuvem é meio caminho para a digitalização da sua empresa. Com sistemas locais e engessados, todo movimento é moroso, e muitas vezes fadados ao fracasso.

Ou seja, a computação em nuvem é o alicerce para a transformação digital dos negócios, principalmente no que tange as ferramentas e processos que serão utilizados pelos líderes da sua empresa.

Quer saber tudo sobre Transformação Digital? Veja neste artigo!

Desvantagens da Computação em Nuvem

Tempo de Inatividade

O tempo de inatividade é talvez a maior desvantagem da computação em nuvem. Não estamos falando sobre o tempo de inatividade do servidor, mas sim de seu acesso à Internet caindo.

Enquanto não houver acesso à Internet, você não poderá fazer nada com a nuvem.

Planos de dados móveis podem ajudar a compensar esse problema temporariamente. O serviço de celular geralmente permanece viável quando o acesso à Internet e até mesmo a energia elétrica é interrompida. Obviamente, os planos de dados são limitados e os dispositivos móveis têm uma vida útil limitada da bateria.

Mas se houver falta de energia, você provavelmente terá maiores preocupações do que acessar seus serviços em nuvem.

Vale ressaltar que a internet atualmente é um recurso e necessidade cada vez mais básicas das empresas brasileiras. Atualmente para se emitir uma nota fiscal é necessário internet.

https://www.infovarejo.com.br/novo/wp-content/uploads/2021/06/600X97-B.png

Segurança

Você pode estar pensando: “Você não acabou de dizer que a segurança era uma vantagem da computação em nuvem?”

A segurança, em um nível, é uma vantagem da computação em nuvem pelas razões discutidas acima. A segurança também é uma desvantagem em um nível diferente.

Pense no seguinte exemplo: se sua casa possui fechadura, sistema de segurança e câmeras, a infraestrutura para se manter seguro está toda aí. Manter a segurança da sua casa requer realmente trancar as portas, armar o sistema de segurança e manter as câmeras ligadas.

O usuário é o elo mais fraco em quase todos os sistemas de segurança. Se você não usa métodos básicos de segurança digital, a computação em nuvem é tão segura quanto deixar seu computador aberto em uma lanchonete.

A segurança é uma área em que a determinação das vantagens e desvantagens da computação em nuvem depende do ângulo de onde você olha para o problema.

Serviço em nuvem é uma indústria jovem

Em uma indústria madura, você geralmente lida com uma entre várias empresas conhecidas que oferecem serviços confiáveis ​​e testados pelo tempo. A computação em nuvem é uma indústria jovem com muitas empresas competindo por negócios. No caso de softwares para o varejo a oferta é ainda menor, ainda são poucas empresas que oferecem o serviço em nuvem, quando comparadas com a quantidade de ofertas de software local.

Existe a possibilidade de seu provedor de nuvem ficar sem dinheiro e fechar as portas.

Quanto mais importante for a nuvem para o seu negócio, mais devastador será o desligamento repentino de um provedor. Esse problema é ampliado pela questão da complexidade do negócio, que faz com que migrar de um fornecedor de nuvem para outro é difícil e caro.

Pense nisso como alugar um depósito e enchê-lo de mercadorias. Depois de ter todas as mercadorias armazenadas lá, é um pesadelo logístico movê-las.

Agora imagine como as coisas ficariam difíceis se você perdesse o acesso ao armazém quando o proprietário do armazém falisse. Seria assim se seu provedor de nuvem fechasse amanhã sem avisar.

Considerações finais

Apesar de todas as vantagens e desvantagens da computação em nuvem, não podemos negar o fato de que a computação em nuvem é a parte que mais cresce na computação baseada em rede.

Sem dúvidas, ao comparar a nuvem e o software local, as vantagens da nuvem são consideravelmente superiores. Menor custo operacional, maior flexibilidade e agilidade para mudanças, possibilidade de integrações, segurança das informações, segurança contra ataques de hackers e sequestro de dados, backups múltiplos e sincronizados em diferentes lugares do mundo, tudo isso, torna a nuvem o melhor caminho.

Ao pesar as vantagens e desvantagens da computação em nuvem, é importante manter as fontes desses prós e contras em mente. Os provedores de serviços em nuvem são responsáveis ​​por quase todas as vantagens. O mesmo não acontece com as desvantagens.

Os provedores de nuvem não podem controlar quando o seu acesso à Internet cai. Eles podem exercer um controle limitado sobre seus hábitos pessoais de segurança digital. Quanto ao fechamento de fornecedores, é melhor escolher empresas que tenham um histórico estabelecido.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: