InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Tecnologia

Raspberry PI 3: a solução para a falta de espaço no ponto de venda

Escrito por Dênio Santos | 10/07/2017
  • 383 visualizações
  • 46 compartilhamentos

Com o objetivo de acabar com o problema de falta de espaço no ponto de venda para instalação de computadores e servidores, o Raspberry PI 3 chega como a solução para que o varejista consiga ter nos ambientes da loja um computador para operar seus softwares e programas, sem que haja a necessidade de poluir visualmente o ambiente.

Raspberry PI 3: a solução para a falta de espaço no ponto de venda


A falta de espaço no ponto de venda

A instalação de computadores no ambiente de vendas do varejo, pode se transformar em um problema devido à grande quantidade de fios, tomadas e conexões necessárias para fazer que um computador funcione de forma eficiente no ponto de venda.

Já existem no mercado algumas soluções que ocupam pouco espaço da loja, porém essas soluções têm um custo muito elevado, muitas vezes são dependentes de outros recursos auxiliares do fabricante e, normalmente, o uso está vinculado à compra de licença, aumentando o valor.

Esses fatos fazem com que o varejista tenha que adaptar seu frente de caixa aos computadores convencionais, tendo que encontrar espaço na loja para fios, tomadas e a própria “torre” (ou CPU).

Raspberry PI 3: a solução para a falta de espaço no ponto de venda

Paralelamente a essas soluções, vêm surgindo novas alternativas, de baixo custo, que acabam com o problema de pouco espaço no ponto de venda para instalação de equipamentos tecnológicos, possibilitando o investimento do varejista na área de TI.

O Raspberry PI é um projeto de um computador pequeno, aproximadamente o tamanho de um cartão de crédito, criado na Inglaterra com o objetivo de auxiliar e promover o ensino de computação em escolas.

Este computador possui todo o hardware integrado à mesma placa e conta com saídas normalmente usadas no dia a dia, possibilitando a conexão com monitores, teclados, mouse e, algumas versões (como o Raspberry PI 3), apresentam capacidade para conexão via Bluetooth, rede wi-fi e rede cabeada.

O preço de lançamento desse equipamento, quando lançado na Inglaterra, foi US$35. Em uma pesquisa rápida na internet, encontramos à venda no Brasil a partir de R$219,00, valor que já é consideravelmente inferior aos preços de computadores convencionais.

As vantagens de usar o Raspberry PI 3 para acabar com o problema de pouco espaço no ponto de venda

Com as características que apresentamos acima, qual o motivo para não adotar essa solução no frente de caixa do varejo?

As vantagens que essa ferramenta oferece para o varejista giram em torno do ganho de espaço, pois como falamos, evita o uso de fios, tomadas excessivas e do CPU.

Outra vantagem que é percebida está relacionada com economia gerada por esse computador, pois ele usa como base o Linux, que é um software livre e pode ser utilizado para qualquer finalidade, reduzindo ainda mais o custo com licença. A economia também é percebida na conta de luz, pois o consumo de energia desse equipamento é muito inferior aos de outros computadores.

Você sabe o que é preciso avaliar na hora de instalar equipamentos em seu ponto de venda? Veja esse artigo.

Exemplo na prática:

Montamos um laboratório na Avanço Informática utilizando Raspberry PI 3, um monitor com saída HDMI e um conjunto de mouse e teclado sem fio.

Raspberry PI 3: a solução para a falta de espaço no ponto de venda


Equipamentos utilizados na foto:

Raspberry PI 3 ***1

  • Processador..: Cortex-A53 64-bit – 4 cores – 1.2 GHz
  • Memoria……: 1 GB
  • Wireless…..: 802.11n ***2
  • Bluetooth….: 4.1
  • Consumo……: 800 mA
  • Simulando HD.: Cartão de memória Sandisk 8GB – Classe 10
  • Conjunto de Teclado e mouse sem fio da Microsoft modelo 800
  • Monitor LG W2253V – Cabo HDMI
  • Sistema operacional Raspbian ***3 com interface gráfica Pixel
  • Acesso feito a internet pela rede Wireless

Site oficial do fabricante:

https://www.raspberrypi.org/

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida? Mande para e-mail contato@infovarejo.com.br

 

Patrocinado: