Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Você tem dificuldade de preencher um cargo que está vazio em sua empresa? O resultado dos processos seletivos para a contratação de novos talentos nem sempre te agrada? Se as respostas dessas perguntas forem positivas, está na hora de conhecer a entrevista por competências e acabar com essa dor de cabeça para a gestão de pessoas do seu negócio.

Hoje nosso texto é para você recrutador ou líder, que conduz processos seletivos em sua empresa, pois sabemos da dificuldade que é encontrar a pessoa ideal para cada cargo. Sempre digo que não existe perfil certo ou errado e sim o perfil ideal para cada ocupação e para encontrarmos esse talento temos um longo caminho de análises e seleção, normalmente, o recurso mais utilizado por estabelecimentos é a entrevista.

Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

A entrevista de emprego é uma das fases mais importantes de qualquer processo seletivo. É o momento de obter informações a respeito do entrevistado e avaliar todas as competências do candidato assegurando que o entrevistado tenha o conhecimento técnico necessário sobre a atividade do cargo e as competências comportamentais desejadas.

E afinal, o que é entrevista por competências?

Este é o modelo que mais vem sendo utilizado nos processos seletivos nos últimos anos. Neste tipo de entrevista, o entrevistador utiliza perguntas sobre sucessos e insucessos, erros e acertos e qual comportamento o entrevistado utilizou em determinada situação no passado, afinal de contas comportamento passado prediz comportamento futuro.

Portanto, a principal dica para conduzir um processo seletivo por meio da entrevista por competências é sempre pedir ao candidato para ilustrar suas respostas com situações reais que já vivenciou e que demonstrem o resultado.

Para melhor análise de uma resposta considere os seguintes elementos:

  • S: situação em que ocorreu
  • T: tarefa executada
  • A: ação executada
  • R: resultado da ação

 

Caso as respostas dadas pelos candidatos não explicitem esses quatro elementos, utilize perguntas abertas que sirvam para direcionar o entrevistado às suas experiências, atitudes e emoções passadas, tais como: conte-me o que ocorreu nessa circunstância, fale-me como você agiu ou reagiu diante de determinada situação? cite um exemplo do que você fez, como você agiu ao deparar-se com esse fato? relate sua experiência sobre esse evento Esses são alguns exemplos de perguntas que ajudam a identificar o contexto, a tarefa, ação e resultado.

Experimente também trocar a tradicional pergunta sobre os pontos fortes e pontos a desenvolver por: “Como seu ex gestor o descreve? E seus antigos colegas de trabalho?”.

Para o sucesso durante essa etapa é fundamental que antes da entrevista você faça um bom mapeamento das competências identificando as principais competências, dificuldades e desafios do cargo.

Além da entrevista por competências, é importante investir na gestão de pessoas como um todo, como por exemplo feedback periódico.

Para conduzir a entrevista por competências seguem algumas dicas:

  • Crie um bom clima para a entrevista, planeje um quebra gelo e deixe o candidato à vontade;
  • Sente-se de frente para o entrevistado;
  • Avise que fará vários tipos de perguntas e irá fazer algumas anotações;
  • Não atrase, exceto em casos onde surgir um imprevisto;
  • Mantenha o controle da entrevista;
  • Disponibilize condições básicas para o candidato (toilette e água);
  • Leia o currículo e faça marcações com antecedência;
  • Tenha em mãos um roteiro para ajudá-lo;
  • Conceda espaço para o candidato falar sobre aspectos que você não abordou – aqui vai uma dica de uma boa pergunta: “qual pergunta você estava esperando que fizéssemos e não foi feita?”
  • Finalize a entrevista informando sobre as próximas etapas;
  • Agradeça sempre a disponibilidade e coloque-se ao dispor.

 

Seguindo essas dicas será possível implantar um processo seletivo baseado em uma entrevista por competências. Dessa forma, no momento em que a escolha for feita, você terá uma certeza sobre o candidato, pois você saberá qual será a previsão do comportamento da pessoa em determinadas situações que ela encontrará no dia a dia da empresa.

A gestão de pessoas é importante para a redução de custos e para a segurança na contratação de novos colaboradores.

Se você ainda não utiliza a entrevista por competência chegou a hora de experimentar e fazer algo diferente em sua loja!

Utilize esse modelo, usando perguntas abertas que você irá se surpreender com as respostas!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar mais conhecimento para todos do varejo.

Ficou com alguma dúvida sobre a entrevista por competências? Escreva um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo