InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Eneagrama: como ele pode ajudar no rendimento dos seus funcionários

Escrito por Tatiana Ávila | 04/06/2019
  • 583 visualizações
  • 57 compartilhamentos

No último artigo falamos sobre o autoconhecimento e como este assunto tem ganhado espaço no mundo corporativo, além dos benefícios de sua loja investir recursos e esforços nessa área de desenvolvimento do seu time. Agora, falaremos sobre uma poderosa ferramenta que pode auxiliar consideravelmente a sua equipe, o Eneagrama. 

Eneagrama: saiba como ele pode ajudar no rendimento dos seus funcionários

Mas, então, o que é Eneagrama?

O termo Eneagrama deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove pontos identificados ao longo da circunferência externa do Eneagrama. Ainda que ninguém consiga afirmar com exatidão a sua origem, sabe-se que ele existe há mais de cinco mil anos. E, embora a sua introdução na cultura ocidental aconteceu no século passado, desde as primeiras civilizações cristãs, na Idade Média e no Oriente, encontram-se vestígios e traços do estudo do desenho do Eneagrama.

eneagrama

O Eneagrama é um sistema de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Ele descreve, em profundidade, nove tipos de comportamento (perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz) e permite que executivos entendam e superem pontos fracos específicos. Além de identificar problemas, o Eneagrama aponta caminhos para resolvê-los, aliando profundidade e respeito às pessoas e à linguagem corporativa em sua abordagem. Algumas de suas aplicações são: formação de equipe de alto desempenho, liderança, gestão de pessoas, gestão de clima e conflito, gestão de processos, gestão por competências, estratégia, marketing e negociação, entre outros temas.

Por que sugerimos o Eneagrama?

Utilizado em vários países como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e organizacional, o Eneagrama é aplicado em diversas empresas,  nacionais e internacionais, como Editora Abril, Philips, 3M, Natura, Avon, Embraer, Vivo,  Fox, Bradesco, Itaú, Toyota. Ao utilizar o Eneagrama, o maior intuito delas era aplicar essa metodologia de autoconhecimento para o benefício interno da equipe, de forma que isso refletisse no rendimento dos seus funcionários. Compartilhando dessa visão, separamos alguns motivos que justificam o porquê de utilizar o Eneagrama em sua loja: 

É uma ferramenta profunda e completa de autoconhecimento: sabemos que outras ferramentas também funcionam, mas não são tão eficientes quanto o Eneagrama no conhecimento sobre si mesmo, visto que ele tem uma maneira singular na obtenção de melhores soluções nos relacionamentos interpessoais e profissionais.

Descreve as motivações por trás das ações: o Eneagrama mostra o que nos impulsiona a agir de uma determinada maneira e ter padrões repetitivos de comportamento que nos limitam. Dessa forma, cada tipo do Eneagrama faz com que as pessoas entrem em ação de maneira diferente. Isso significa que uma pessoa do tipo 1 tem diferente motivação que uma pessoa do tipo 2, por exemplo.

É baseado no processo de conscientização e mudança real: uma vez conscientes do nosso padrão de comportamento e o que nos motiva, somos capazes de escolher nossas atitudes e dessa forma sermos livres para buscar uma mudança e comportamento. 

Aponta caminhos para desenvolvimento e como se tornar uma pessoa e profissional melhor: o Eneagrama nos mostra onde estamos hoje, ele não nos coloca em caixinhas. Diante disso, uma das coisas mais incríveis dessa ferramenta é que ele aponta 3 caminhos de crescimento para que possamos alcançar a nossa grandiosidade como pessoa e como profissional.

Benefícios do uso do Eneagrama na sua loja:

– As pessoas reconhecem seu padrão de comportamento e limitações;

– As pessoas passam a desenvolver as competências para melhoria da produtividade;

– Melhoria da comunicação e relacionamentos interpessoal;

Aplicações do Eneagrama na sua loja:

  1. Recrutamento e seleção: cada vez mais falamos da importância de investirmos em processos de recrutamento e seleção voltados para encontrar a pessoa com o perfil mais adequado àquela função. Por isso, o Eneagrama vai ajudá-lo no mapeamento das competências desse profissional.
  2.  Liderança: existem 9 tipos de personalidade, consequentemente 9 estilos de liderança e a partir da conscientização das suas bênçãos, tendências e oportunidades de melhoria é possível ajudá-los de maneira eficaz em seu desenvolvimento de  maneira integrada com os objetivos da sua loja visando o aumento da produtividade da equipe.
  3. Comunicação: compreender o nosso modelo mental e os outros 8 modelos mentais  permite nos comunicar com os outros de uma forma mais assertiva, afinal comunicação não é o que eu falo e sim o que o outro entende.
  4. Equipe: o trabalho em equipe pode melhorar, uma vez que, ao compreender a personalidade do outro, fica mais fácil de lidar e ajudar a superar as dificuldades juntos, solucionando o problema de maneira mais rápida para ambos os lados.
  5. Resolução de conflitos: cada um dos nove tipos enxerga o mundo de uma forma e a empatia que é fundamental para uma efetiva resolução de conflitos na efetiva resolução de conflitos.
  6. Feedback: ser claro com um colaborador sobre seu desempenho ou comportamento é uma das principais atividades da gestão de pessoas. Se o líder conhece o tipo do Eneagrama do seu liderado, ele pode adaptar sua linguagem para ser ser mais assertivo com aquele que está recebendo o retorno

Conhecer seu colaborador pode ser fundamental em sua loja!

Conhecer o tipo de cada colaborador permite o crescimento de forma consistente e harmoniosa. O Eneagrama  pode ajudar, portanto, os colaboradores a evoluírem como seres humanos e, também, a agirem de forma diferente em prol do crescimento da sua loja!

 

E você,  tem contribuído para o crescimento da sua equipe de que forma?

Você acha que ter conhecimento sobre o perfil dos seus colaboradores pode contribuir para um melhor  desempenho da sua loja?

 

Gostou do artigo do InfoVarejo? Compartilhe com seus contatos!

Publicidade