fbpx
Gestão

Qual o real custo do papel térmico para sua loja?

Escrito por Gabriel Junqueira | 13/01/2022
  • 848 visualizações
  • 196 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando você compra uma impressora de térmica, o preço de compra da ferramenta é apenas uma pequena fração do que você está gastará a longo prazo.

Qual o real custo do papel térmico para sua loja

Os custos que envolvem o papel térmico utilizado na emissão dos cupons podem ser muito altos se você não tomar cuidado. 

É um custo relevante, chega a R$100 por PDV ao mês. Ou seja, uma loja com 8 PDVs, gasta ao ano R$9.600,00.

Impressora Térmica

A impressora térmica pode dar problemas na impressão, como a impressão muito clara, apagada, borrada, ou com o código de barras com problemas. Nessa situação o PDV vai precisar pausar a operação, identificar e corrigir o erro e fazer uma nova impressão. 

Além do custo imediato, o consumidor pode ficar insatisfeito e não voltar na loja, que nos leva ao próximo ponto.

Atendimento ao Cliente

A impressora térmica é uma ferramenta digital que precisa do auxílio humano para funcionar. 

Existem situações, além da descrita no tópico anterior, que também geram desgaste com os clientes. Faz parte da rotina, no meio de uma operação de venda, em um dia cheio, a bobina acabe e precise ser trocada. Isso demanda tempo e interfere na velocidade do PDV. 

Custo Ambiental

Outro custo do papel térmico é o custo ambiental, que interfere na saúde dos seus empregados e consumidores e na imagem que a sua loja passa, principalmente para as novas gerações. 

O uso de recibos consome mais de 38 mil toneladas de CO2, 35 bilhões de litros de água, 35 mil barris de petróleo e 400 mil árvores por ano no Brasil.

Você pode pensar que o cupom fiscal é uma ação simples e sem consequências, mas a extração e o uso desses recursos prejudicam o clima e essa é uma grande preocupação.   

Demais Custos

Alguns detalhes que envolvem os custos do papel térmico podem gerar uma baita dor de cabeça, como o planejamento da compra. Volte na situação do item 2, imagina um PDV cheio e o papel térmico acaba e não tem para repor. Em alguns modelos de mercado, como supermercado, isso pode desestabilizar toda a rotina. 

O papel térmico também tem o custo de armazenamento, pode parecer que é um espaço pequeno e que não faz tanta diferença, mas você poderia destiná-lo para itens que darão retorno financeiro para o seu negócio. 

Custo que só tende a aumentar

Outro ponto importante é que o custo do papel térmico está subindo a cada ano devido à escassez de leuco corante usado em sua produção. Esse aumento de custo é também um dos motivos para você pensar na redução da impressão de recibos de papel e assim economizar dinheiro para a sua loja a longo prazo.   

Solução

Empresas inovadoras estão usando opções disponíveis que podem diminuir os impactos ambientais e reduzir os riscos à saúde de funcionários e clientes. Uma das soluções que eliminam a necessidade de papel térmico é o Cupom Verde, um aplicativo, que funciona como uma wallet digital de documentos fiscais para o consumidor.

O Cupom Verde acaba de vez com seus custos com papel térmico, não atrapalha o fluxo do seu PDV e  não gera custo algum para a sua loja. É só integrar a ferramenta no seu sistema e começar a usar. 

Além disso, para cada árvore que você salvar economizando impressão de papel térmico, o Cupom Verde plantará outra. Uma ótima propaganda para os clientes, não é mesmo?

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo  Fórum InfoVarejo!