Equipamentos

Como o cofre inteligente ajuda na gestão da sua empresa

Escrito por Equipe InfoVarejo | 22/08/2019
  • 324 visualizações
  • 43 compartilhamentos

Cofre inteligente, uma ferramenta moderna e segura que otimiza e melhora a gestão do varejo, além de garantir a segurança da sua loja e dos seus clientes.

como-o-cofre-inteligente-ajuda-na-gestao-da-sua-empresa

Neste artigo, entenda quais os pontos na gestão da sua empresa são beneficiados com a implementação do cofre inteligente. 

O que é o cofre inteligente?

Cofre inteligente é uma ferramenta que já está há algum tempo no mercado, mas que muitos varejistas ainda não possuem consciência dos seus benefícios. Com o aumento dos roubos e furtos no varejo, os empresários sentem a necessidade de uma ferramenta que proteja o dinheiro presente na empresa.

Visivelmente, o cofre inteligente é bem parecido com um cofre comum. Porém, o que diferencia é o material com que a ferramenta é feita, um material muito mais robusto e seguro. Os cofres são feitos com um material altamente resistente. Recobertos com cerâmica, o cofre ainda possui uma proteção química, impossibilitando o corte com maçarico. 

Mas, principalmente, a maior diferença entre o cofre inteligente e os demais é a inteligência por trás da ferramenta. Essa inteligência está ligada, diretamente, aos processos de gestão da sua empresa, confira como no próximo tópico. 

Mas como o cofre inteligente ajuda na gestão de uma empresa?

O cofre inteligente é uma ferramenta indispensável para a gestão da sua empresa, já que otimiza de forma segura esse processo. 

A ferramenta possui uma validadora de notas. Basicamente, o responsável coloca o maço de notas no local especificado e o cofre contabiliza e coleta as notas, identificando se existe alguma supostamente falsa e registrando as informações do restante. 

O cofre permite que você tenha total controle, através do sistema, das vendas realizadas em dinheiro. Como isso funciona? Com seu celular, você consegue entrar no sistema e identificar todos os processos feitos. Ou seja, você consegue olhar os valores depositados, o horário e por quem esses depósitos foram feitos. 

Com esse sistema, você evita as fraudes internas, já que quem faz a contagem das notas é o próprio cofre. Depois, é só você analisar as informações do cofre com a do seu sistema PDV. 

Algumas empresas, além de prestar o serviço de cofre inteligente, também são responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo. Isso é um grande facilitador do processo, dado que o cofre pode ser customizado de acordo com as necessidades do contratante. Exemplo, os cofres possuem alarmes sonoros, que são disparados em caso de tentativa de arrombamento. Caso sua empresa fique em um local de risco maior, pode se colocar um alarme também ligado a central da empresa prestadora do serviço. 

Gestão financeira

Outra comodidade presente é o chamado D+0. O que é o D+0? D+0 é uma forma de melhoria e otimização da gestão financeira. Você deposita diariamente o dinheiro no cofre inteligente, mas a transportadora de valores não possui a mesma regularidade. Normalmente, o transporte de valores é feito uma vez por semana. Assim, imagine que esse dinheiro só caia na sua conta uma vez por semana, seria prejudicial à saúde financeira da sua empresa, não é mesmo? 

Com o D+0, a empresa prestadora do serviço de cofre inteligente se compromete a depositar o dinheiro na conta do banco da empresa no mesmo dia em que foi feito o depósito. 

Lembra da importância do capital de giro para empresas do varejo? Veja, nesse link, o artigo. Quanto antes o dinheiro estiver na sua conta, melhor. O cofre inteligente ajuda nesse ponto.

Produtividade

A produtividade dos colaboradores também é um ponto de bastante melhora com os cofres inteligentes, uma vez que não há contagem e recontagem de numerário. Além disso, você consegue ter total controle dos acessos ao cofre. 

Quando a empresa não tem um cofre inteligente, o acesso fica sob responsabilidade exclusiva do dono. Dessa forma, o crescimento da empresa é mais difícil. 

Atendimento ao cliente

O cofre inteligente e o serviço de transporte de valores dão segurança a sua operação. Com o cofre inteligente, a sangria do caixa é feita com maior regularidade. Um bom software de PDV notifica o operador de caixa sempre que a gaveta de dinheiro atingir um determinado valor. Assim, o dinheiro em caixa estará limitado, repelindo bandidos e golpistas. Como sabem que empresas que utilizam cofre inteligente deixam pouco dinheiro em caixa, o furto nessas empresas passa a não valer a pena. 

O que isso tem a ver com o atendimento ao cliente? Uma das piores coisas que podem acontecer é uma loja ser conhecida pela fama de assaltos frequentes. Isso afugenta clientes. Para comprar em alguma loja, os clientes precisam de tranquilidade e segurança. Com a solução do cofre inteligente, juntamente com o transporte de valores por uma empresa profissional, a chance disso acontecer passa a ser mínima. 

Segurança

Ao contratar o serviço de cofre inteligente a empresa contratada faz toda uma análise da empresa contratante. O local da empresa, o montante diário, todas as necessidades são analisadas e entendidas para se definir qual o melhor cofre a se utilizar. 

É aconselhável que a empresa do cofre inteligente seja a mesma do transporte de valores. Por quê? Bem, quando o dinheiro do cofre é recolhido, a empresa de transporte de valores leva o pacote lacrado até a central e então esse dinheiro é recontado e levado ao banco de sua escolha. 

O cofre inteligente tem uma precisão excelente. E isso é algo que as empresas garantem. Isto é, caso haja algum erro, a empresa se responsabiliza a efetuar a manutenção do cofre e arca com os prejuízos gerados. 

Por que contratar a mesma empresa de cofre inteligente e transporte de valores?

Algumas empresas oferecem o serviço apenas de cofre inteligente, o que não é algo vantajoso. Existem duas possibilidades caso você opte por contratar apenas o serviço de cofre inteligente. A primeira é você contratar uma empresa de transporte de valores por fora, o que pode acarretar problemas como os citados anteriormente. A outra solução seria você coletar o dinheiro e levar até o banco, uma forma totalmente insegura de fazer o processo. 

Conclusão

Agora, que você viu as como um cofre inteligente pode melhorar a gestão da sua empresa, não perca tempo, procure já uma empresa prestadora desse serviço e faça uma análise da sua demanda.

Vale salientar, ainda, que algumas empresas terceirizam o serviço de manutenção dos cofres. Isso significa uma demora para o serviço ser prestado e a falta de segurança, dado que a empresa pode não se responsabilizar por algum dano gerado pela empresa terceirizada. 

Por isso, tome cuidado, analise bem as empresas prestadoras desse serviço. Além disso, identifique os pontos positivos e que tragam melhorias para a empresa, não risco.

Como é o processo de fechamento de caixa da sua empresa?

Demanda muito tempo e exclusividade de algum gestor?

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo! 

Patrocinado: