Tecnologia

Transporte de valores para o varejo, vale a pena?

Escrito por Equipe InfoVarejo | 30/07/2019
  • 1618 visualizações
  • 90 compartilhamentos

Transporte de valores, uma grande dúvida dos varejistas é se vale a pena ou não contratar esse serviço. Na sua empresa, você vê necessidade em usar esse sistema?

transporte-de-valores-vale-a-pena

Muita gente ainda pensa que esse serviço é voltado apenas para bancos e empresas com valor de circulação alto. Se você também acha isso, você está muito enganado. Atualmente, essas empresas também fazem o transporte de medicamentos, produtos eletrônicos e joias.

Organizado e preparado, o sistema das empresas de transporte de valores, são extremamente confiáveis e seguros.

Além disso, o transporte de valores é um serviço que não envolve só a busca e entrega de valores. Engloba o estudo dos riscos envolvidos em cada operação, além de outros fatores que garantem a entrega dos produtos em determinado destino.

O que é transporte de valores?

Transporte de valores é um serviço prestado por empresas com a finalidade de gerenciar os riscos e entregar valores e produtos.

Ao contratar uma empresa de transporte de valores, você tem a certeza de que seus produtos ou valores serão entregues em segurança no destino, ou, caso aconteça algum furto ou roubo no percurso, você será ressarcido. 

O processo de uma empresa de transporte de valores não é nada simples, é necessária toda uma infraestrutura em torno de uma entrega. São vários os processos e pessoas envolvidas para que o serviço seja feito da maneira mais segura. 

Na gestão de riscos de cada operação são analisados todos os riscos envolvidos, como a melhor e mais segura rota e as condições da entrega.

O serviço de transporte de valores envolve uma série de processos, gestão de risco, seguro, escolta e auditoria.

As empresas de transporte de valores possuem um pessoal próprio aprovado em curso de Formação para Vigilante, além de ser necessária a Carteira Nacional de Vigilante, requerida ao Departamento de Polícia Federal.

Dessa forma, você terá a tranquilidade de que seu valor chegará ao destino em segurança.

O segmento de transporte de valores também é responsável pela contagem e manuseio dos valores. Facilitando o nível das informações dos clientes, as empresas também utilizam o auxílio de tecnologias e sistemas integrados.

Por que contratar os serviços de uma empresa de transporte de valores?

Entre 1999 e 2010, houve um aumento de 23% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos de carga. Com isso, as empresas têm recorrido cada vez mais ao uso das empresas de transporte de valores. 80% desses registros são na região Sudeste, sendo 56% em São Paulo e 20% no Rio de Janeiro.

Pode não parecer muito, mas isso gera um prejuízo de cerca de R$ 8,1 bilhões para as empresas nacionais.

Em contrapartida, a tendência do mercado é cada vez utilizar menos papel moeda e mais cartões para efetuar pagamentos, isso faz com que a utilização desse serviço seja colocada em dúvida.

Mas não se engane, com o aumento do número de roubo de cargas, um serviço de transporte de valores é sempre a melhor e mais segura opção para seu bolso.

Além disso, o ramo tem se reinventado. As empresas de transporte de valores não trabalham apenas com o transporte de papel moeda.

Essas empresas fazem também o transporte de materiais de alto valor, como joias, produtos eletrônicos, medicamentos e produtos químicos.

O serviço de transporte de valores dará toda a segurança e tranquilidade de que sua mercadoria chegará ao destino. 

Para o varejista, a tranquilidade de não se expor ao risco ao transportar o papel moeda é a principal razão para contratar esse serviço. Na prática, essa função acaba sendo realizada pelo proprietário e seus familiares, de forma sigilosa.

O problema é que essa, definitivamente, não é uma forma segura, principalmente se tratando de um país com alto índice de criminalidade como o Brasil.

Minha empresa precisa contratar o transporte de valores?

Olha, essa é uma questão muito genérica. Independe do seu rendimento e do tamanho da sua empresa. Assim como existem empresas com 5 PDV’s que utilizam o serviço, também existem empresas com 20 PDV’s que não utilizam. 

Cabe a você entender o funcionamento do seu negócio e concluir se você sente ou não a necessidade em utilizar esse serviço.

Se você possui muitas filiais e precisa transportar mercadorias de alto valor por grandes distâncias, ou se você faz o transporte de altos valores em papel moeda, aconselho que contrate os serviços. 

Dessa forma, você não colocará o processo e nem seus funcionários em risco. Afinal, imagine o prejuízo em ter toda uma carga roubada? Acredito que não é isso que você queira. 

Conclusão 

Vimos nesse artigo como funciona uma empresa de transporte de valores e se compensa você contratar esse serviço. Aumentar a segurança nos processos financeiros da sua empresa nunca é demais. 

Faça a análise e o estudo e veja se, financeiramente, é vantajoso contratar esse serviço. Caso seja, não pense duas vezes antes de contratar.

Saiba que suas mercadorias e valores estarão muito bem protegidos por essas empresas. 

Como você faz o transporte dos valores na sua empresa?

Você já analisou o custo benefício em contratar uma empresa de transporte de valores?

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Patrocinado: