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Gestão

Como fazer a inauguração de loja no varejo

Escrito por Gabriel Junqueira | 28/09/2022
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Tempo de leitura: 3 minutos

A inauguração de loja é sempre um evento que movimenta a comunidade em que o negócio está situado, além disso, para o varejista é a oportunidade de chamar a atenção dos consumidores e colocar a marca da empresa na rotina de compra dos clientes.

Como fazer a inauguração de loja no varejo

Se o seu negócio é um supermercado, é bom ficar atento, pois o varejo de alimentos possui uma característica que atribui uma importância ainda maior para a inauguração de loja: o fato de ser um comércio de bairro. Isso quer dizer que tanto o varejista, quanto os consumidores fazem parte da mesma comunidade.

Fizemos um artigo explicando as diferenças do varejo de alimentos, comparado com outros estabelecimentos do mercado. Confira neste link.

Uma inauguração de loja bem sucedida pode ser a chave para o sucesso do negócio. Para isso acontecer, preparamos dois pontos principais que devem ser analisados no momento em que você estiver pensando em abrir as portas da sua empresa.

Mas o que pensar na hora de realizar a inauguração de loja do meu negócio:

1. Preparação para inauguração de loja

O principal objetivo da inauguração é deixar uma boa impressão da sua loja para os clientes, para isso acontecer todos os processos internos precisam estar operando de forma eficiente e rápida.

A “estréia” da sua loja no mercado deve ser marcada por uma excelência operacional, isso quer dizer que alguns problemas precisam ser evitados, situações como: falta de treinamento de colaboradores, sistemas fora do ar, falta de produtos nas gôndolas, excesso de filas, afetam a imagem que os consumidores têm do estabelecimento.

No momento de começar a operação do negócio, um ponto que deve ser pensado é a gestão, ter um ERP (software de gestão) ajuda a controlar e a otimizar todos os processos essenciais para o funcionamento, áreas como o controle de estoque, o departamento fiscal e as vendas precisam trabalhar integradas desde o momento inicial.

2. Envolva a comunidade na inauguração de loja

Para conseguir sucesso desde o começo do funcionamento da empresa é preciso que você conquiste o público. Além de contar com processos eficientes e práticos para seus clientes, o que evita atritos durante as compras, você precisa também oferecer benefícios para que a comunidade marque presença na inauguração da loja.

As promoções são as vantagens mais buscadas por consumidores no momento em que estes conhecem uma nova empresa. Pode ser de qualquer tipo: compre 1 leve outro, junte e ganhe, metade do preço do produto, etc, é importante mostrar para a clientela que é vantajoso comprar na sua loja.

Promover degustações de produtos e oferecer brindes com a marca da loja também são estratégias eficientes para fixar a imagem da empresa e fazer com que seja opção do cliente no momento de ir às compras.

Uma dica importante é: distribuir cupons e descontos que serão usados em compras futuras, isso incentiva o retorno do cliente e a participação em outras promoções do estabelecimento.

Para fidelizar o consumidor é preciso eficiência na inauguração de loja

O principal objetivo de uma inauguração de loja é a fidelização dos clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em clientes fiéis à sua loja é garantir boas vendas e bons resultados no final do mês.

Processos eficientes, rápidos e dinâmicos são fundamentais para evitar atritos durante o período de compras dos consumidores, isso faz com que a imagem que este guarde da empresa seja positiva e com isso as chances de retorno aumentam.

Por isso, antes de inaugurar a loja é preciso ter a segurança que todos os sistemas estão preparados para atender seu público e as demandas do seu negócio. Além disso, contar com um software de gestão competente é o segredo para garantir que tudo aconteça de forma integrada.

Oferecer vantagens para os clientes é o outro diferencial, seja na promoção de mercadorias, degustação de produtos ou, mesmo, na excelência no atendimento é preciso passar ao consumidor uma boa impressão da loja.

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