InfoVarejo ACESSO RÁPIDO:
Gestão

Diferencie o seu negócio pelo atendimento

Escrito por Maria Melo | 20/03/2017
  • 14 visualizações
  • 1 compartilhamento

O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos. O mercado exige das empresas diferenciação, competitividade, atendimento diferenciado e foco na satisfação de seus consumidores.

Diferencie o seu negócio pelo atendimento


Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar

Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que aconteça em sua loja, não é mesmo?

O que percebemos é que este comportamento, muitas vezes, não acontece em boa parte das lojas. É frequente nos depararmos com pessoas mal humoradas, despreparadas, que não prestam atenção nos clientes e, mesmo que percebam um cliente com dúvidas, não agem

Você já imaginou quanto o seu supermercado perde em venda, cada vez que um cliente não encontra um produto? E quantos clientes deixam de ir à sua loja por uma pequena falha no seu atendimento? Na melhor das hipóteses, ele reduzirá a frequência.

Atitudes simples, como, por exemplo, perguntar ao cliente se encontrou tudo o que procurava, se viu a promoção do produto “x”, olhar para o cliente ou tratá-lo com gentileza, darão à sua loja a diferenciação que o consumidor procura.

“Todo o esforço mercadológico gira em torno da satisfação do consumidor. A pesquisa de marketing, a concepção e o desenvolvimento dos produtos, com sua definição de preço, distribuição e promoção, visam essencialmente à satisfação de necessidades ou desejos dos compradores, auferindo, como consequência da troca, o lucro almejado para a sustentabilidade do negócio.” (SAMARA & MORSCH, 2005, p. 204)

Ou seja, empresas preocupadas com o sucesso têm que ter um olhar cuidadoso e permanente para os que compram, oferecendo a melhor experiência de compra.

Ter preços baixos basta?

A gestão do seu negócio vai além de saber comprar e ter preços competitivos! É preciso gerenciar “o todo”, capacitando os colaboradores nos processos internos, tanto quanto no atendimento ao público. Vai muito além de utilizar ferramentas e softwares especializados. A empresa deve descobrir quem são seus clientes, compreendê-los e buscar a sua satisfação.

Vale a pena! A qualidade do atendimento é uma forma de diferenciação, com a qual sua loja ganhará a preferência dos consumidores. A conquista será a fidelização do seu cliente!

Já passou por essa experiência em sua loja? Nos escreva sobre suas dúvidas e ajudaremos a encontrar a melhor solução. contato@infovarejo.com.br

Ficou com alguma dúvida sobre como deve ser o atendimento na sua loja? Deixe um comentário que responderemos.

Publicidade

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no InfoVarejo?

Assine nossa Newsletter, é grátis e rápido. Assim você nunca perde nada do que se passa por aqui!


Apoiadores
avanco
si
conciliador
troco_simples