Como escolher um ERP para sua loja?

Escolher o sistema de gestão (ERP), que será usado na sua loja é um processo difícil e deve ser feito com muita atenção pelo varejista. Diante de todas opções que o mercado oferece, muitos empresários se perguntam: como escolher um ERP para minha loja?

Como escolher um ERP para sua loja?

 

Um software ERP é fundamental para o varejista conseguir melhorar a produtividade do seu negócio, aumentando a eficiência da gestão e integrando os principais sistemas da sua operação.

Sistemas integrados funcionam melhor, isso é fundamental para evitar erros e aumentar a lucratividade em todos os setores da sua loja. Fizemos um artigo falando sobre os motivos de implantar um sistema de gestão no seu negócio. Você pode ler acessando esse link.

Diferente de outros tipos de produtos e serviços que sua loja consome, no momento de escolher um ERP é preciso mais atenção pelos seguintes fatores:

1. Envolve informações da sua empresa – você vai lidar com informações privadas da sua empresa, faturamento, preços de custo, fornecedores, etc. Logo, é necessário atenção.

2. Investimentos paralelos – muitas vezes são necessárias compras de equipamentos, licenças de software, melhorar o cabeamento da loja, etc.

3. Custo alto – engana-se o varejista que acredita que o custo de implantar um software de gestão é apenas o que ele pagará para a empresa. Um custo muito maior é o tempo de seus funcionários para colocar o software em produção.

4. Existe um custo de mudança – se você precisar mudar de software, você terá um custo relevante de mudança. Diferente de trocar de fornecedor de uma mercadoria, como o arroz, ou trocar de prestador de serviço de limpeza da loja, que envolve baixo custo, trocar de software de gestão tem um custo alto.

Portanto, muita atenção nesse processo para você não errar. Não tem como prever o futuro, mas tem como tomar alguns cuidados para não cometer erros evitáveis.

Enfim, saiba como escolher um ERP para sua loja:

1. Conheça a empresa que está por trás.

O sistema de gestão não é só produto, é serviço também. Principalmente na fase inicial de implantação e treinamento, você vai depender muito das pessoas da empresa que você contratou para fornecer o ERP.

Outro ponto é, que por ser um processo delicado, que envolve a gestão e informações da sua empresa, é importante avaliar se a empresa que está por trás da ferramenta é confiável e sólida.

Busque uma empresa que tenha certificados, premiações, que seja reconhecida no mercado. Você pode consultar associações e outros supermercadistas a respeito da empresa que você está contratando.

2. Conheça sua necessidade

O produto precisa resolver o problema de gestão da loja.

Se sua empresa é maior, tem processos mais complexos e precisa de flexibilidade para executar um processo da maneira que lhe convém, um software completo com mais recursos vai te atender melhor.

Já se sua empresa é menor, e você precisa do software para realizar as operações básicas, ou caso você esteja buscando um sistema de gestão que atenda suas obrigações legais, como emissão de cupom fiscal e nota fiscal, um sistema simples e de baixo custo talvez seja a melhor opção.

Nesse segundo caso, você ainda pode optar por um sistema de gestão em nuvem, mesmo que a empresa esteja longe da sua loja. Como as operações serão simples, é possível realizar toda implantação remotamente, com treinamentos via telefone, por exemplo. Assim é possível reduzir muito seu custo.

3. Compare as diferentes ofertas

As empresas fornecedoras de software possuem posicionamentos diferentes, dessa forma elas são especializadas no atendimento a diferentes setores do mercado.

Por isso é essencial que você escolha uma empresa que esteja acostumada a atender lojas como a sua. Isso será importante no momento de solucionar uma dúvida, atender um quesito ou resolver um problema de operação do software.

Conforme já falamos, o sistema de gestão é composto tanto pelo produto, que é o próprio software, como também por serviços, que é a implantação, treinamento e suporte no dia a dia (que você uma hora vai precisar).

Portanto, entender sua realidade e o que vai ser necessário é fundamental a empresa te atender de maneira correta.

O suporte é um quesito crítico. Normalmente não é avaliado no momento de contratação do sistema de gestão, mas depois que contratado é um dos quesitos mais utilizados no dia a dia.

Se você tem uma loja com um certo grau de complexidade na operação, ficar apenas orientado ao valor da mensalidade pode ser uma armadilha na hora de contratar um software.

Escolher um ERP é um desafio para o varejista

O processo de escolha do sistema de gestão que será usado na sua loja é complicado, você deve analisar vários pontos e ter certeza que a escolha seja a mais correta para seu negócio. Seguindo esses tópicos você conseguirá escolher um ERP ideal para a sua loja e assim conseguir bons resultados.

Temos um artigo com algumas dicas para você analisar antes de escolher um ERP para sua loja. Veja neste Link: Veja 6 dicas antes de contratar um sistema de gestão para sua loja.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

Ainda está com dúvida sobre como escolher um ERP? Mande um e-mail para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}