Como escolher o leitor de código de barras certo

Realizar a leitura de código de barras é uma tecnologia importante para o varejo, que utiliza esse procedimento para agilizar diversos processos diários. Seja no PDV, no controle de estoque ou no recebimento de mercadoria, esse tipo de leitura ajuda o varejista. Mas você sabe como escolher o leitor de código de barras certo para sua loja?

Ao longo desse artigo vamos apresentar algumas informações para te ajudar nesse momento e garantir que você realize uma boa escolha, assegurando que o investimento seja transformado em melhores resultados para seu negócio.

Como escolher o leitor de código de barras certo

Já falamos aqui no InfoVarejo sobre a variedade de tipos de equipamentos, por isso escolher o leitor de código de barras é um procedimento que deve ser realizado com bastante consciência pelo varejista e, sempre que possível, com o auxílio de um profissional ou empresa que tenha experiência com esses equipamentos.

Para escolher o leitor de código de barras certo é preciso olhar para a demanda da sua loja

Essa é a principal dica para escolher o código de barras: identificar qual será a aplicação do equipamento em sua loja. Para conseguir responder essa questão preparamos 4 perguntas que devem ser respondidas, para que você tenha um ponto de partida para a escolha.

1. Onde será usado o leitor de código de barras?

A leitura de código de barras pode ser realizada para auxiliar a operação em diversos setores da loja, seja no PDV (onde é usada na maioria das vezes), no depósito ou no local da recepção de mercadorias.

A primeira resposta que o varejista deve ter para escolher o leitor de código de barras é a identificação do local onde ficará o equipamento. Assim será possível saber quais os modelos possuem características compatíveis com o local.

Veja esse exemplo: um varejista precisa escolher o leitor de código de barras para o PDV da sua loja, sabendo do local é possível a conclusão que os leitores fixos são melhores, pois agilizam mais a operação de leitura de produtos.

2. Qual o tipo de mercadoria que passará pelo leitor de código de barras?

Tão importante quanto o conhecimento sobre o local da loja onde ficará o leitor é o conhecimento sobre o tipo de produto que será submetido a leitura do código de barras.

Para escolher o leitor de código de barras certo para sua loja é preciso saber se o produto possui alguma particularidade com relação a sua embalagem (que é o local onde normalmente está o código).

Sendo assim, algumas informações importantes são: tamanho do produto, tamanho da embalagem, peso do produto (para saber se passará pelo PDV ou se será necessário a locomoção do operador) e tipo de superfície onde está localizado o código de barras.

Vamos dar um exemplo prático usando o caso de um varejista que tem a necessidade de escolher o leitor de código de barras para o açougue da sua loja.

Sabendo das particularidades dos produtos que passam por ali, no momento da escolha será indicado pelo vendedor que ele procure por um equipamento que faça a leitura a laser, pois de acordo com a irregularidade no formato das mercadorias é necessário uma melhor capacidade de leitura em superfícies irregulares.

3. Qual o tipo de código de barras que será lido?

No brasil a maioria dos códigos de barras são formados por 13 números, que seguem o padrão europeu do EAN (European Article Number). Portanto para a leitura de produtos, de forma geral, não há muita variação.

Entretanto alguns estabelecimentos são correspondentes bancários e têm a necessidade de realizar a leitura do código de contas (normalmente os boletos possuem 48 dígitos). Dessa forma ao escolher o leitor de código de barras para sua loja é preciso ficar atento ao tipo de serviço prestado no seu negócio, para que assim você consiga escolher um modelo que atenda todas as necessidades.

4. Qual o fluxo de caixa do seu negócio?

Como falamos um dos locais que mais recebem a ajuda do leitor de código de barras é o PDV da loja, por isso é indispensável ter conhecimento sobre a movimentação de mercadorias nesse espaço.

Se você possui um supermercado, o caixa é o local sagrado da loja, por isso é necessário que a operação seja sempre eficiente, rápida e sem complicações para os clientes. Portanto, escolher um leitor de código de barras fixo é fundamental para agilizar a operação e aumentar a produtividade do colaborador.

Como escolher o leitor de código de barras certo

Conclusão

Encontrando a resposta para estas perguntas será mais fácil escolher o leitor de código de barras certo para sua loja, pois toda a sua escolha será baseada na demanda da sua empresa. Dessa forma o investimento no equipamento será realizado com base nos dados do seu negócio e não apenas em critérios influenciáveis como preço e necessidade de venda.

O suporte deve ser levado em conta na hora de escolher o leitor de código de barras

Além dessas perguntas, é importante destacar também que escolher uma empresa que ofereça um suporte qualificado para o equipamento é fundamental. Estes equipamentos são bens duráveis, recebendo manutenção necessária podem durar bastante tempo, valorizando ainda mais o investimento.

Ainda, contar com essa empresa (ou profissional), na hora de escolher o leitor de código de barras é o segredo para garantir um investimento correto e assegurar que a compra supra a necessidade do seu negócio.

Achou que as perguntas foram pertinentes para sua escolha? Deixe sua opinião nos comentários.

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher o leitor de código de barras para sua loja? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo

{"slides_column":"4","slides_scroll":"1","dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":"2000","loop":"true","rtl":"false","speed":"1000","center_mode":"false"}