Tipos de leitor de código de barras para varejo

O código de barras é uma importante tecnologia para o varejo, por meio da leitura desse código é possível registrar o produto no PDV ou em outros sistemas e obter informações importantes de cada item. Entretanto qual o melhor tipo de leitor de código de barras para sua loja? Vamos apresentar nesse artigo.

Tipos de leitor de código de barras

Variedade de tipos de leitor de código de barras

No mercado é possível encontrar alguns tipos diferentes de leitor de código de barras. Cada um possui uma característica diferente e atende um tipo determinado de estabelecimentos comerciais.

Para o varejista é importante conhecer os tipos de equipamentos que existem, para que o leitor de código de barras atenda à demanda da sua loja e ajude efetivamente a operação do seu negócio.

Escrevemos um artigo apresentando as vantagens da leitura do código de barras na loja, entre elas destacam-se a agilidade na operação e a redução de erros de leitura. Escolher o leitor de código de barras correto é fundamental para conseguir esses benefícios.

Por isso ao longo desse artigo vamos apresentar as principais diferenças entre os tipos de leitor de código de barras e explicar as vantagens de cada um.

Diferença entre leitor de código de barras fixo e leitor de mão:

A primeira diferenciação entre os equipamentos diz respeito ao formato em que esse realiza a leitura, enquanto o leitor de código de barras de mesa fica fixo à estrutura do PDV ou outro local, o leitor de mão pode ser manuseado.

Tipos de leitor de código de barras para varejo

Vamos apresentar as vantagens de cada tipo de leitor de código de barras:

Leitor de código de barras fixo

Também chamado de leitor de código de barras de mesa, esse equipamento é planejado para ficar anexado ao local onde será realizado o processo de leitura do código de barras, normalmente o PDV.

Para a realização da leitura basta que o produto seja posicionado na região onde é feita a captação do código. É importante ressaltar que, normalmente, não é necessário que o operador realize o comando para que seja realizada a decodificação.

Esse tipo de leitor é o mais utilizado no varejo, principalmente em supermercados. A velocidade da sua operação é uma dos grandes benefícios desse aparelho, que consegue realizar a leitura de mais produtos em um espaço de tempo pequeno.

Outras vantagens desse tipo de leitor de código de barras:
  • Maior área para captar o código de barras.
  • Várias linhas de leitura.

Leitor de código de barras de mão

Esse tipo de leitor faz com que o operador tenha que pegar o aparelho e levar até o produto. Para realizar a captação do código de barras é preciso que o operador aponte o laser do equipamento para o local do produto onde está inserido o código de barras e aperte o gatilho no leitor.

O custo desse tipo de equipamento é a grande vantagem, por conseguirem realizar apenas a leitura de código de barras lineares e necessitarem de maior mobilidade do ponto e venda, possuem um preço menor do que os leitores fixos.

Esse tipo de leitor também é muito utilizado no varejo, entretanto devido a sua limitação de leitura, alguns setores específicos como açougue e frios, que não possuem código de barras lineares, podem ficar prejudicados.

Tipos de leituras diferentes

A tecnologia que cada equipamento usa para ler os códigos de barras é a segunda característica que serve para a diferenciação entre os leitores.

Há no mercado equipamentos que utilizam três tecnologias diferentes para a realização da leitura, são elas: infravermelho, laser e imagem. Abaixo vamos explicar com detalhes cada uma dessas tecnologias.

Infravermelho

O leitor de código de barras que utiliza essa tecnologia, realiza a leitura por meio de um feixe de LED infravermelho. Esses equipamentos possibilitam que o operador realize o registro apenas de produtos bem próximos ao leitor, além disso os códigos que são lidos por esse aparelho são menores, pois a sua área área de leitura é pequena.

Laser

Os leitores de código de barra a laser possuem um desempenho melhor do que os que operam com a tecnologia infravermelho. A leitura a laser funciona por meio de um feixe de luz que captura o código de barras, dessa forma esses equipamentos têm uma área de alcance maior e contam com uma capacidade de leitura melhor.

Normalmente, os leitores de código de barras fixos contam com essa tecnologia.

Imagem

São os leitores mais modernos, a leitura é realizada por meio da captação da imagem do código de barras. Esses aparelhos possuem uma alta capacidade de captação dos códigos em distâncias maiores e em superfícies irregulares.

Comunicação com o computador

A forma com que o leitor de código de barras se comunica com o computador é outra característica que deve ser observada. Por muito tempo foi usada a tecnologia PS2, que já está desatualizada.

Atualmente é importante observar se a conexão entre o leitor de código de barras e o computador é realizada por meio de um cabo USB, que é o meio de comunicação de maior eficiência para estes equipamentos.

Conclusão

Na hora de realizar o investimento em um leitor de código de barras para sua loja, o varejista precisa entender as particularidades deste equipamento. Este conhecimento é essencial para que o leitor escolhido atenda à demanda da sua loja e efetivamente ajude na operação.

Como vimos, existem várias diferenciações entre os leitores. Escolher o aparelho com base apenas no preço é sempre um perigo, pois expõe o varejista ao risco de comprar um equipamento que não realiza a leitura adequada ao seu tipo de negócio.

Nestes momentos é sempre importante contar com um profissional qualificado e/ou uma empresa que tenha experiência com estes equipamentos. Recebendo o suporte qualificado e as orientações necessárias será mais fácil escolher o melhor leitor de código de barras para seu negócio e garantir que o investimento seja correto.

O que você achou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo.

Ficou com alguma dúvida sobre leitor de código de barras? Escreva para contato@infovarejo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores do InfoVarejo